Questões sobre Geral

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No processo de desenvolvimento motor normal, é possível identificar alguns atos motores que são marcantes em idades mais ou menos específicas e que não variam muito de um bebê para o outro. No que se refere ao desenvolvimento da atividade dos membros superiores para pegar e manusear objetos, assinale a alternativa que melhor define as respectivas idades em que são evidenciados os seguintes atos motores no desenvolvimento motor normal: juntar as mãos na linha média, início da preensão voluntária, devolver um objeto que lhe é dado e levar o alimento à boca para comer sozinho.

  • A.

    2 meses, 7 meses, 8 meses e 15 meses.

  • B.

    2 meses, 7 meses, 9 meses e 12 meses.

  • C.

    3 meses, 2 meses, 5 meses e 6 meses.

  • D.

    3 meses, 4 meses, 12 meses e 9 meses.

  • E.

    5 meses, 7 meses, 6 meses e 10 meses.

O músculo braquial é um músculo do(da):

  • A.

    joelho.

  • B.

    ombro.

  • C.

    punho

  • D.

    cotovelo.

  • E.

    mão.

O complexo articular do ombro tem cinco articulações, divididas em dois grupos. No primeiro, temos:

I. a articulação do ombro (glenoumeral), a mais importante do grupo.

II. a acromioclavicular, localizada na extremidade medial da clavícula.

III. a externocostoclavicular, localizada fora e abaixo da clavívula.

IV. a escápulo-torácica, com atuação independente das demais.

V. a subdeltóidea, mecanicamente relacionada à glenoumeral.

Dos itens acima mencionados somente:

  • A.

    I e V estão corretos.

  • B.

    II e III estão corretos.

  • C.

    I e IV estão corretos.

  • D.

    II e Vestão corretos.

  • E.

    III está correto.

Durante os três primeiros meses, a criança responde aos estímulos com alguma atividade motora simples ou com uma série de reações concatenadas. Quanto menor é, mais globalmente reage aos estímulos, expressando-se com o corpo inteiro. O tempo e o amadurecimento permitem informações mais discriminadas, mas as emoções, segundo Ajuriaguerra, sempre se expressarão pelo(a):

  • A.

    dialética corpo-espírito.

  • B.

    complexo proprioceptivo

  • C.

    diálogo tônico.

  • D.

    síntese motora.

  • E.

    síndrome afetivo-cognoscitiva.

Os reflexos “mão-boca” e “palmomentoniano” foram descritos, respectivamente, por:

  • A.

    Suchodolski e Gesel.

  • B.

    Hooker e Dartigues.

  • C.

    Babkin e Marinesco &Radovici

  • D.

    Illingworth e Gareiso &Escardo.

  • E.

    Zador e Piaget.

Coriat, ao discorrer sobre o tono muscular, baseia-se em vários estudiosos da questão, reproduzindo trechos de suas obras.Acitação: “... a percepção está regida por uma atitude geral e se modifica quando muda a atitude; é que tem sua fonte nas profundezas de onde surge a atividade total do ser vivo” foi tirada de:

  • A.

    Wallon.

  • B.

    Pavlov.

  • C.

    Barraquer.

  • D.

    Bergeron

  • E.

    Vygotsky.

A conduta do lactente do primeiro trimestre está regida por reflexos arcaicos. Nas afirmações abaixo relacionadas:

I. O bebê desta idade nunca permanece muito tempo com a cabeça na linha média.

II. Em decúbito dorsal, desperto e satisfeito, oferece uma gama variada de atitudes e movimentos que, à primeira vista, podem parecer carentes de ordem e finalidade.

III. Existe, no lactente pequeno, rejeição da luz suave, que não desencadeia o reflexo de defesa óculo-palpebral.

IV. Afixação ocular se instala entre os 12 e 45 dias de vida, primeiro imprecisa, indubitável depois.

Dos itens acima mencionados:

  • A.

    somente I e II estão corretos.

  • B.

    somente I, II e III estão corretos

  • C.

    I, II, III e IV estão corretos.

  • D.

    somente II e III estão corretos.

  • E.

    somente III e IV estão corretos.

ATUALMENTE, OS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS TÊM SE ESFORÇADO NA ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO ADEQUADO À SUA PRÁTICA EM TODAS AS ÁREAS. ASSINALE O ITEM QUE CITA UM DESTES INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA PRÁTICA DE SAÚDE MENTAL.

  • A.

    MEDIDA DA FUNÇÃO MOTORA GROSSA (GMFM);

  • B.

    INVENTÁRIO DE ANSIEDADE (IDATE);

  • C.

    MEDIDA CANADENSE DE DESEMPENHO OCUPACIONAL (COPM);

  • D.

    INVENTÁRIO MULTIFÁSICO MINNESOTA PERSONALIDADE (MMPI).

QUANTO AOS OBJETIVOS DO TRATAMENTO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL PARA PACIENTE EM EPISÓDIO DEPRESSIVO (TRANSTORNOS DO HUMOR), ASSINALE A OPÇÃO FALSA.

  • A.

    DISTRAIR O PACIENTE DE PREOCUPAÇÕES MÓRBIDAS;

  • B.

    ESTIMULAR AGILIDADE NA REALIZAÇÃO DAS AVD’S;

  • C.

    EXTERNALIZAR SENTIMENTOS DE HOSTILIDADE E INUTILIDADE;

  • D.

    RESSOCIALIZAR.

JÔ BENETTON E OUTROS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DESCREVERAM ALGUNS PRESSUPOSTOS ACERCA DA ASSISTÊNCIA E DO ENSINO EM TERAPIA OCUPACIONAL. ASSINALE A ALTERNATIVA FALSA.

  • A.

    QUALQUER TIPO DE ATIVIDADE DEVERIA SER UTILIZADO PARA O ATENDIMENTO DE PACIENTES, E A ESCOLHA DEVERIA VIR PREFERENCIALMENTE DELES;

  • B.

    ENSINAR E APRENDER NOS GRUPOS DE ATIVIDADES FAZIA PARTE DE UM JOGO ONDE “O BOM HUMOR” E O “ENTUSIASMO” DO TERAPEUTA ERAM ASPECTOS FUNDAMENTAIS;

  • C.

    ERA NECESSÁRIO MANTER O AMBIENTE DE TRABALHO AGRADÁVEL PARA O PACIENTE; NÃO SÓ QUANTO À ESTÉTICA DAS SALAS, MAS TAMBÉM EM NÍVEL DA TENTATIVA DE CONTEMPORIZAR EM BRIGAS E DISCUSSÕES;

  • D.

    MANTINHA-SE QUE O PRIMEIRO OBJETIVO DA TERAPIA OCUPACIONAL ERA A REINSERÇÃO SOCIAL. PARTICIPAVA-SE, PORTANTO, COM O SERVIÇO SOCIAL, DAS REUNIÕES DE FAMÍLIA E DE SUA ORIENTAÇÃO.

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