Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No processo de desenvolvimento motor normal, é possível identificar alguns atos motores que são marcantes em idades mais ou menos específicas e que não variam muito de um bebê para o outro. No que se refere ao desenvolvimento da atividade dos membros superiores para pegar e manusear objetos, assinale a alternativa que melhor define as respectivas idades em que são evidenciados os seguintes atos motores no desenvolvimento motor normal: juntar as mãos na linha média, início da preensão voluntária, devolver um objeto que lhe é dado e levar o alimento à boca para comer sozinho.
2 meses, 7 meses, 8 meses e 15 meses.
2 meses, 7 meses, 9 meses e 12 meses.
3 meses, 2 meses, 5 meses e 6 meses.
3 meses, 4 meses, 12 meses e 9 meses.
5 meses, 7 meses, 6 meses e 10 meses.
O músculo braquial é um músculo do(da):
joelho.
ombro.
punho
cotovelo.
mão.
O complexo articular do ombro tem cinco articulações, divididas em dois grupos. No primeiro, temos:
I. a articulação do ombro (glenoumeral), a mais importante do grupo.
II. a acromioclavicular, localizada na extremidade medial da clavícula.
III. a externocostoclavicular, localizada fora e abaixo da clavívula.
IV. a escápulo-torácica, com atuação independente das demais.
V. a subdeltóidea, mecanicamente relacionada à glenoumeral.
Dos itens acima mencionados somente:
I e V estão corretos.
II e III estão corretos.
I e IV estão corretos.
II e Vestão corretos.
III está correto.
Durante os três primeiros meses, a criança responde aos estímulos com alguma atividade motora simples ou com uma série de reações concatenadas. Quanto menor é, mais globalmente reage aos estímulos, expressando-se com o corpo inteiro. O tempo e o amadurecimento permitem informações mais discriminadas, mas as emoções, segundo Ajuriaguerra, sempre se expressarão pelo(a):
dialética corpo-espírito.
complexo proprioceptivo
diálogo tônico.
síntese motora.
síndrome afetivo-cognoscitiva.
Os reflexos mão-boca e palmomentoniano foram descritos, respectivamente, por:
Suchodolski e Gesel.
Hooker e Dartigues.
Babkin e Marinesco &Radovici
Illingworth e Gareiso &Escardo.
Zador e Piaget.
Coriat, ao discorrer sobre o tono muscular, baseia-se em vários estudiosos da questão, reproduzindo trechos de suas obras.Acitação: ... a percepção está regida por uma atitude geral e se modifica quando muda a atitude; é que tem sua fonte nas profundezas de onde surge a atividade total do ser vivo foi tirada de:
Wallon.
Pavlov.
Barraquer.
Bergeron
Vygotsky.
A conduta do lactente do primeiro trimestre está regida por reflexos arcaicos. Nas afirmações abaixo relacionadas:
I. O bebê desta idade nunca permanece muito tempo com a cabeça na linha média.
II. Em decúbito dorsal, desperto e satisfeito, oferece uma gama variada de atitudes e movimentos que, à primeira vista, podem parecer carentes de ordem e finalidade.
III. Existe, no lactente pequeno, rejeição da luz suave, que não desencadeia o reflexo de defesa óculo-palpebral.
IV. Afixação ocular se instala entre os 12 e 45 dias de vida, primeiro imprecisa, indubitável depois.
Dos itens acima mencionados:
somente I e II estão corretos.
somente I, II e III estão corretos
I, II, III e IV estão corretos.
somente II e III estão corretos.
somente III e IV estão corretos.
ATUALMENTE, OS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS TÊM SE ESFORÇADO NA ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO ADEQUADO À SUA PRÁTICA EM TODAS AS ÁREAS. ASSINALE O ITEM QUE CITA UM DESTES INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA PRÁTICA DE SAÚDE MENTAL.
MEDIDA DA FUNÇÃO MOTORA GROSSA (GMFM);
INVENTÁRIO DE ANSIEDADE (IDATE);
MEDIDA CANADENSE DE DESEMPENHO OCUPACIONAL (COPM);
INVENTÁRIO MULTIFÁSICO MINNESOTA PERSONALIDADE (MMPI).
QUANTO AOS OBJETIVOS DO TRATAMENTO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL PARA PACIENTE EM EPISÓDIO DEPRESSIVO (TRANSTORNOS DO HUMOR), ASSINALE A OPÇÃO FALSA.
DISTRAIR O PACIENTE DE PREOCUPAÇÕES MÓRBIDAS;
ESTIMULAR AGILIDADE NA REALIZAÇÃO DAS AVDS;
EXTERNALIZAR SENTIMENTOS DE HOSTILIDADE E INUTILIDADE;
RESSOCIALIZAR.
JÔ BENETTON E OUTROS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DESCREVERAM ALGUNS PRESSUPOSTOS ACERCA DA ASSISTÊNCIA E DO ENSINO EM TERAPIA OCUPACIONAL. ASSINALE A ALTERNATIVA FALSA.
QUALQUER TIPO DE ATIVIDADE DEVERIA SER UTILIZADO PARA O ATENDIMENTO DE PACIENTES, E A ESCOLHA DEVERIA VIR PREFERENCIALMENTE DELES;
ENSINAR E APRENDER NOS GRUPOS DE ATIVIDADES FAZIA PARTE DE UM JOGO ONDE O BOM HUMOR E O ENTUSIASMO DO TERAPEUTA ERAM ASPECTOS FUNDAMENTAIS;
ERA NECESSÁRIO MANTER O AMBIENTE DE TRABALHO AGRADÁVEL PARA O PACIENTE; NÃO SÓ QUANTO À ESTÉTICA DAS SALAS, MAS TAMBÉM EM NÍVEL DA TENTATIVA DE CONTEMPORIZAR EM BRIGAS E DISCUSSÕES;
MANTINHA-SE QUE O PRIMEIRO OBJETIVO DA TERAPIA OCUPACIONAL ERA A REINSERÇÃO SOCIAL. PARTICIPAVA-SE, PORTANTO, COM O SERVIÇO SOCIAL, DAS REUNIÕES DE FAMÍLIA E DE SUA ORIENTAÇÃO.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...