Questões sobre História, Modelos, Métodos e Práticas da Terapia Ocupacional

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  Benetton (2008) indica que, no Brasil, há um uso indiscriminado dos termos atividade, ocupação e atividade ocupacional, sendo que o “descuido” na adoção do termo ocupação e seus correlatos favorecem uma confusão conceitual. O conceito ocupação, mesmo possuindo inúmeras definições, tem se constituído como termo usual tanto para a Sociedade Internacional de Ciência Ocupacional como para a Federação Mundial de Terapeutas Ocupacionais, sob a consideração de que a “ocupação” propicia significado e sentido para a vida e que, na “ocupação”, se inserem as várias atividades que as pessoas concretizam em seu cotidiano, sejam as voltadas para si, para a família e para as comunidades. 


FIGUEIREDO, M. de O. et al. A ocupação e a atividade humana em terapia ocupacional: revisão de escopo na literatura nacional. Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos, v. 28, n. 3, 2020, p. 967-982, com adaptações. 

Acerca desse assunto e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


A atividade humana pode ser considerada como objeto de estudo da profissão, compreendendo-a como produto e meio de construção do próprio ser humano. Dessa forma, a terapia ocupacional, em composição com outras áreas da saúde, buscaria entender as relações que esse ser humano ativo estabelece em sua condição social, de vida e de saúde.

Acerca dos métodos e das técnicas de avaliação em componentes de desempenho, julgue o item a seguir.


Para se obter uma medida mais precisa na mensuração da força de preensão de pinça, recomenda-se que seja realizada a média de três medições sucessivas com intervalos de 15 minutos entre uma e outra.

Acerca dos métodos e das técnicas de avaliação em componentes de desempenho, julgue o item a seguir.


A avaliação clínica da força muscular examina a contração média de um músculo ou grupo muscular, quando existem fraquezas aparentes ou dificuldades da função.

Acerca dos métodos e das técnicas de avaliação em componentes de desempenho, julgue o item a seguir.


O grau de edema no MMSS somente pode ser quantificado pela medida volumétrica ou circunferencial do segmento do corpo.

Acerca dos métodos e das técnicas de avaliação em componentes de desempenho, julgue o item a seguir.


Para registar a amplitude de movimento, podem ser utilizados quatro sistemas de anotação: de 0º a 180 º, de 180º a 0º, de 180º a 360 º e de 360º a 0º.

Acerca dos métodos e das técnicas de avaliação em componentes de desempenho, julgue o item a seguir.
Para medir o arco de movimento das articulações das mãos, são utilizados desde instrumentos simples como uma régua ou uma fita métrica, até os mais sofisticados e tecnológicos, como o TENS ou um densímetro eletrônico.

Acerca dos métodos e das técnicas de avaliação em componentes de desempenho, julgue o item a seguir.


O uso do sinal de Tinel serve para avaliar o percentual de recuperação do nervo periférico.

As técnicas de proteção articular são exemplos de modificações nos hábitos, pela forma de realizar das AVD, que promovem mudanças não somente sobre a capacidade funcional, mas também sobre o bem-estar psicológico, o controle pessoal e a autoaceitação, conceitos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida do paciente. É correto afirmar que, está entre os princípios da proteção articular

    A) o respeito pela dor – quando a dor atingir seu nível máximo, não sendo possível suportá-la, a atividade deve ser modificada.

    B) a distribuição da carga em mais de uma articulação, priorizando a distribuição nas pequenas articulações, de modo a usar o maior número possível de articulações e não sobrecarregar as maiores.

    C) ) a redução da força e o esforço necessário para fazer alguma atividade mudando a forma de fazê-la, usando dispositivos adaptados ou reduzindo o peso dos utensílios.

    D) a regulação do seu dia, equilibrando momentos de atividade e repouso, alternando tarefas leves e pesadas e fazendo atividades em um ritmo mais lento.

A análise da atividade é resultante da identificação da história ocupacional do sujeito, do estudo das características de sua demanda, da análise sucinta do material a ser utilizado e de sua aplicabilidade (PEDRAL e BASTOS; 2008, pág.40). A análise da atividade é a geradora do raciocínio em terapia ocupacional e, nesse processo, o(s) fator(es) a serem observado(s) é/são

    A) Os Fatores específicos: são fatores que estão além do poder de observação do terapeuta ocupacional, seja no olhar ou na escuta terapêutica, é através do papel mediador da relação terapeuta x paciente x atividade que se aplica a graduação, ou seja, no momento da intervenção.

    B) Fatores Comuns: são fatores que interferem na aplicação da atividade de forma positiva ou negativa, que podem ocorrer no período de adaptação do setting escolhido.

    C) Análise de Material e Ferramenta: refletem o comportamento e as relações do indivíduo com o meio. Demarca um ponto, o início o meio ou fim de uma situação.

    D) Análise Aplicada: representa os objetivos do diagnóstico ocupacional para pessoa atendida. Objetivos de trabalho a serem estimulados, visando a potencializar o sujeito como um todo.

A Primeira Guerra Mundial teve início em 1914, mas os Estados Unidos apenas se inseriram de forma oficial em 1917. Assim, a profissão reconhecida nesse mesmo ano naquele país não surgiu como resultado imediato da Guerra, e sim neste contexto. Tal momento histórico possibilitou um grande desenvolvimento e a expansão da profissão, uma vez que a terapia ocupacional se configurou como uma das profissões que compunham as “auxiliares da reconstrução”, lidando com lesões e deficiências geradas pela Guerra, participando ativamente nos processos de reabilitação (SANZ VALER; RUBIO; PASTOR, 2013; MORRISON, 2016). Nesse contexto surgiu nos EUA a Terapia Ocupacional. É correto afirmar que

    A) seu corpo de conhecimento e práticas tinha o intuito de minimizar os efeitos da Segunda Guerra Mundial na vida de soldados que se encontravam debilitados física e mentalmente. O primeiro objetivo da profissão era institucionalizar essas vítimas da guerra, garantindo-lhes amparo institucional e social.

    B) o primeiro objetivo da profissão era reinserir socialmente as vítimas da guerra, por meio do treinamento de hábitos de autocuidado e da reorganização do comportamento social. A intervenção de terapia ocupacional ocorria a partir da “utilização ativa e intencional do tempo, dividido equilibradamente entre trabalho, repouso, lazer e sono”.

    C) a terapia ocupacional se constituiu entre os anos de 1910 e 1929, no contexto americano, em um cenário marcado pela substituição do tratamento moral na psiquiatria e pelo elevado número de ex-soldados com sequelas de guerra.

    D) em 1910 foi fundada a National Society for the Promotion of Occupational Therapy (Sociedade Nacional para Promoção da Terapia Ocupacional), posteriormente renomeada American Association of Occupacional Therapy (Associação Americana de Terapia Ocupacional) e, por fim, denominada World Federation of Occupational Therapy – WFOT (Federação Mundial de Terapia Ocupacional)

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