Questões sobre História, Modelos, Métodos e Práticas da Terapia Ocupacional

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Desde o surgimento da Terapia Ocupacional, no início do século XX, muitos métodos de avaliação sistemática vêm sendo desenvolvidos por terapeutas ocupacionais da Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Estes métodos precisam ser padronizados, confiáveis, válidos e sensíveis a mudanças clínicas para que se possam avaliar resultados (na prática clínica e em pesquisas científicas) e comprovar o custo-benefício das intervenções (MAGALHÃES, 1997; TEDESCO, 2002). É correto afirmar o seguinte:

    A) o Teste da Escala de Desenvolvimento Motor – EDM – avalia o desenvolvimento motor de crianças entre 0 e 12 anos de idade. Este instrumento determina o quociente motor específico (obtido por meio da soma dos resultados positivos expressos em meses conseguidos nas provas em todos os elementos da motricidade) e a idade motora específica (obtida pela divisão entre a idade motora geral e idade cronológica. O resultado é multiplicado por 100).

    B) o teste de sensibilidade com monofilamento de Semmes-Weinstein objetiva analisar a sensibilidade tátil. O instrumento de avaliação é feito com um goniômetro de náilon. As alteração da sensação tátil podem variar entre leve e grave. Trata-se de um instrumento de alto custo e, por tal motivo, não se encontra disponível nos programas de atenção à saúde oferecidos pelo SUS.

    C) a medida da amplitude de movimento articular (ADM) é um componente importante na avaliação física, pois identifica as limitações articulares, bem como permite aos profissionais acompanharem de modo quantitativo a eficácia das intervenções terapêuticas durante a reabilitação. O instrumento mais utilizado pelos terapeutas para medir a ADM é o goniômetro universal. No entanto, há também outros instrumentos capazes de mensurar a ADM, como o dinamômetro isocinético.

    D) a ADM de vários segmentos corporais também pode ser mensurada no Teste do esfigmomanômetro modificado (TEM), por meio de um esfigmomanômetro cinético, equipamento computadorizado bastante utilizado para avaliação funcional do sistema musculoesquelético.

Se defendemos a ideia de que o objeto de intervenção da Terapia Ocupacional é a ocupação humana e a vida ocupacional dos sujeitos, devemos considerar que escutar a vida é muito mais do que pensar a própria saúde (DELEUZE, 1989). Ou seja, a intervenção ocupacional conceitualmente vai além da intervenção pela busca do processo de cura de uma doença ou da anulação de uma alteração práxica. Diante do processo de alta serão apresentadas algumas considerações necessárias, EXCETO

    A) O importante é que o critério de alta se torne um objetivo a ser alcançado por si só, sem considerar a singularidade e o tempo peculiar de cada sujeito, o que é mais importante do que o campo específico de atuação ou a teoria que respalda a ação profissional

    B) Em outros casos, o paciente vê no ambiente terapêutico uma possibilidade rara de ser escutado, de obter afeto, de conseguir construir projetos e laços sociais. Nessas ocasiões, a alta pode soar como algo ameaçador e como a efetiva perda de todos esses ganhos.

    C) É indicada a participação ativa dos familiares e do usuário juntamente à equipe na construção de sua alta, processo que não deve ficar restrito às paredes institucionais ou às reuniões de equipe.

    D) A construção da possibilidade de alta deve sempre estar presente nos objetivos terapêuticos, uma vez que a terapêutica ocupacional deve criar possibilidade de fortalecimento do sujeito e de sua autonomia, e não de uma dependência permanente de outro para a aquisição de novas possibilidades de vida.

    E) Em situações de alta, sabemos como a própria condução das atividades pode se dar no sentido de ajudar o usuário a dar passagem às suas potências de vida, à construção de novos agenciamentos, podendo ser utilizada para fornecer o contorno necessário para a independência em relação ao terapeuta.

Ao longo de sua história, a terapia ocupacional brasileira vem incorporando e modificando perspectivas teórico-metodológicas e referenciais teórico-práticos em consonância com os contextos históricos, sociais e políticos. A produção acadêmica e profissional tem sido um importante vetor de divulgação de novos referenciais para a profissão. A seguir marque Verdadeiro ou Falsa e na sequência marque a alternativa correta

(____) O primeiro movimento – no âmbito da constituição dos saberes e práticas da terapia ocupacional no Brasil – teve início a partir da própria criação e implantação dos primeiros cursos de terapia ocupacional na Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro, em 1956, e no Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, em 1957.

(____) A partir de meados dos anos 1960, o segundo movimento, por meio de outras influências passaram a configurar a prática da terapia ocupacional. Inicialmente, sob a influência da psiquiatria social de Luís Cerqueira e do advento das comunidades terapêuticas, a profissão começou a fazer uso da abordagem socioterápica, incorporando, entre suas abordagens o grupo operativo, os grupos com famílias e as oficinas ou ateliês de atividades.

(____) Os cursos de terapia ocupacional, neste primeiro momento, eram ambientes de formação técnica e não de produção científica, tendo a capacitação docente se iniciado apenas em meados dos anos 1980.

(____) O terceiro movimento identificado pela pesquisa está relacionado a construção e consolidação dos campos de investigação, de saberes e de práticas daterapia ocupacional no Brasil, rumo à proposição de práticas emancipatórias, que aparece no âmbito da produção a partir de 1997, no contexto dos hospitais gerais.

    A) V, V, V e F

    B) V, F, V e F

    C) F, V, V e V

    D) F, F, F e V

    E) V, V, F e F

Considerando os marcos históricos, sociais e políticos na construção da terapia ocupacional no Brasil, julgue o item a seguir.


A atuação do terapeuta ocupacional é regida por especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, dentre as quais se destacam as especialidades em contextos hospitalares, sociais e escolar; gerontologia; saúde mental; saúde da família e saúde funcional.

Considerando os marcos históricos, sociais e políticos na construção da terapia ocupacional no Brasil, julgue o item a seguir.


No exercício de suas atribuições, o terapeuta ocupacional, de acordo com o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, deve colocar seus serviços à disposição da comunidade em caso de guerra, catástrofe, epidemia ou crise social.

Considerando os marcos históricos, sociais e políticos na construção da terapia ocupacional no Brasil, julgue o item a seguir.


No serviço de Terapêutica Ocupacional de Engenho de Dentro, foram realizados os primeiros cursos técnicos sobre terapia ocupacional pautados em referenciais teóricos junguianos, com o uso de atividades como pintura e atividades recreativas.

Considerando os marcos históricos, sociais e políticos na construção da terapia ocupacional no Brasil, julgue o item a seguir.


A regulamentação na profissão do terapeuta ocupacional foi realizada em meados dos anos 50 do século XX e trouxe novas possibilidades de intervenção para esse profissional.

Considerando os marcos históricos, sociais e políticos na construção da terapia ocupacional no Brasil, julgue o item a seguir.


No período das epidemias de poliomielite no Brasil várias pessoas foram acometidas por alguma deficiência, decorrente de uma sequela da doença, fato que impulsionou a terapia ocupacional para intervenções na área da reabilitação física, pautadas no paradigma positivista.

Considerando os marcos históricos, sociais e políticos na construção da terapia ocupacional no Brasil, julgue o item a seguir.


A criação e a implantação dos primeiros cursos de terapia ocupacional ocorreram na década de 50 do século passado, na Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro e no Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

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