Questões sobre Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde

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O TDC, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação é um atraso no desenvolvimento motor, que pode aparecer sem relação com distúrbios neurológicos ou traumas. Este transtorno pode se manifestar em crianças na pré-escola e para o devido cuidado é importante a sua identificação precoce. Assinale a alternativa CORRETA.

    A) Os instrumentos de avaliação do TDC são precisos, o que facilita a atuação dos profissionais envolvidos pois não deixam margem para interpretações equivocadas.

    B) As intervenções devem minimizar as consequências do TDC, como: baixa autoestima, dificuldade em envolver-se em brincadeiras, dificuldades psicomotoras e emocionais que afetem o desenvolvimento escolar.

    C) Nesse caso em específico, a adaptação do ambiente escolar pode causar desorganização da rotina da criança, agravando seu quadro.

    D) A integração sensorial é uma ação estratégica fundamental que deve ser empregada em todas as crianças que apresentem TDC.

Na atuação junto às pessoas com deficiência o terapeuta ocupacional intervém sobre as incapacidades decorrentes da deficiência e sua relação com o ambiente e sobre as desvantagens ou conseqüências sociais da deficiência. Para isso é necessário abordar ____________, ____________ (seja o domicílio, sejam espaços de trabalho, de estudo, de lazer ou outros) e __________________________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:

    A) a família, o ambiente e a rede de relações sociais do cliente.

    B) o indivíduo, o ambiente e as relações sociais.

    C) a família, o ambiente e o convívio social.

    D) Todas as alternativas estão corretas.

De acordo com a Resolução nº 477/2016, o exercício da especialidade profissional do Terapeuta Ocupacional em Gerontologia está condicionado ao conhecimento e domínio das seguintes áreas e disciplinas, entre outras:


I. Anatomia geral dos órgãos e sistemas e, em especial, as alterações celulares e morfológicas que ocorrem no processo de envelhecimento.

II. Fisiologia dos órgãos e sistemas e, em especial, as alterações que ocorrem no processo de envelhecimento.

III. Processos de envelhecimento, ciclos de vida, processos de saúde/doença.

IV. Ergonomia e biomecânica ocupacional.


Estão CORRETOS:

    A) Somente os itens I e IV.

    B) Somente os itens II e III.

    C) Somente os itens I, II e III.

    D) Todos os itens.

Quanto aos objetivos gerais da Terapia Ocupacional em Geriatria e Gerontologia, assinale a alternativa incorreta.

    A) Reter a pessoa em idade avançada à sua própria residência, tornando-a o mais dependente possível, restringindo o contato apenas com familiares.

    B) Incentivar, encorajar e estimular o idoso a continuar fazendo planos, ter ambições e aspirações.

    C) Contribuir para o ajustamento psicoemocional do idoso e sua expressão social.

    D) Reabilitar o idoso com incapacidade física e/ou mental ou proporcionar adaptações necessárias para que ele seja o mais independente possível.

O stress tornou-se uma das patologias mais comuns relacionadas ao trabalho atualmente. As constantes pressões sofridas dentro do ambiente organizacional associadas ao baixo reconhecimento e à ausência de atividades de recreação acabam tornando o trabalho um local de profundo descontentamento para o colaborador. Desenvolver atividades ocupacionais eventuais dentro do expediente permite o alívio dessas tensões, reposição das energias e menor desgaste físico e mental após a jornada de trabalho. O Terapeuta Ocupacional, dentro do ambiente organizacional, não deve desenvolver atividades condizentes com

    A) as abordagens apropriadas às condições físicas e mentais dos colaboradores.

    B) o espaço físico disponível.

    C) o tempo hábil para a realização das atividades.

    D) as abordagens apropriadas apenas para as condições físicas dos colaboradores.

Leia o quadro clínico abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. Paciente J.F.B, 26 anos, sexo feminino, auxiliar de escritório, chegou, em 19 de outubro de 2015, com diagnóstico clínico de ______________. Na anamnese da Terapeuta Ocupacional, a paciente relatava fortes dores incapacitantes para realização de suas atividades laborativas nos polegares de ambas as mãos. À realização do Teste de Finkelstein, o qual consiste no alongamento passivo pela adução do polegar e desvio ulnar do punho, o resultado foi positivo, confirmando o diagnóstico.

    A) Síndrome do Túnel do Carpo

    B) Síndrome de Quervain

    C) Síndrome de Bell

    D) Síndrome do Impacto

Uma criança de 3 anos de idade, com atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, hipotonia global e atraso na linguagem, foi encaminhada para terapia ocupacional. A queixa principal estava relacionada à sensibilidade oral, pois a criança não tocava em nenhum alimento com as mãos e só comia arroz e macarrão. Para que ela comesse frutas, a genitora precisava processar muito bem pois os pedaços a incomodavam. 

Considerando o caso de caráter motivador e acerca da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.


Não há correlação entre disfunções neuromotoras em crianças e participação social nas tarefas de casa e em atividades recreativas.

Uma criança de 3 anos de idade, com atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, hipotonia global e atraso na linguagem, foi encaminhada para terapia ocupacional. A queixa principal estava relacionada à sensibilidade oral, pois a criança não tocava em nenhum alimento com as mãos e só comia arroz e macarrão. Para que ela comesse frutas, a genitora precisava processar muito bem pois os pedaços a incomodavam. 

Considerando o caso de caráter motivador e acerca da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.


Uma criança ter dificuldade em graduar a força necessária para pegar um lápis com o propósito de escrever é um indício de uma discriminação proprioceptiva deficitária, e essa criança deve ser encaminhada para terapia de integração sensorial com terapeuta ocupacional habilitado.

Uma criança de 3 anos de idade, com atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, hipotonia global e atraso na linguagem, foi encaminhada para terapia ocupacional. A queixa principal estava relacionada à sensibilidade oral, pois a criança não tocava em nenhum alimento com as mãos e só comia arroz e macarrão. Para que ela comesse frutas, a genitora precisava processar muito bem pois os pedaços a incomodavam. 

Considerando o caso de caráter motivador e acerca da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.


A Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) e a Medida da Função Motora Grossa (GMFM) são instrumentos utilizados por terapeutas ocupacionais para mensurar as habilidades motoras funcionais de crianças portadoras de paralisia cerebral e contemplam os critérios de confiabilidade e validade no que se refere à responsividade a mudanças.

Uma criança de 3 anos de idade, com atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, hipotonia global e atraso na linguagem, foi encaminhada para terapia ocupacional. A queixa principal estava relacionada à sensibilidade oral, pois a criança não tocava em nenhum alimento com as mãos e só comia arroz e macarrão. Para que ela comesse frutas, a genitora precisava processar muito bem pois os pedaços a incomodavam. 

Considerando o caso de caráter motivador e acerca da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.


O processamento sensorial diz respeito às sensações do corpo que são percebidas por meio do processo neurofisiológico quando se está em algum ambiente, selecionando-as para o engajamento em atividades e para organizar o próprio corpo e o comportamento.

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