Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base na teoria do desenvolvimento, julgue os itens subseqüentes.
Apenas na fase pré-operacional as crianças são capazes de entender as regras dos jogos, deixando de ser egocêntricas e começando a respeitar os demais.
Uma paciente com 35 anos de idade, bancária, sofreu uma amputação transumeral do braço esquerdo devido a acidente automobilístico e, logo após a amputação, iniciou o tratamento de terapia ocupacional. Segundo seu relato, além de estar muito ansiosa para a colocação de sua prótese, ela é uma pessoa muito ativa, adora praticar esportes, principalmente tênis, e não vê a hora de poder voltar a exercitar essa prática.
Diante dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
Se a amputação sofrida pela paciente tivesse ocorrido no nível do ombro, então o prejuízo da função manual seria de 100%.
Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.
Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
As propostas de reabilitação para crianças portadoras de necessidades especiais, baseadas no modelo médico, não contribuem para diminuir a resistência atual da sociedade em se reestruturar para permitir a inclusão de fato dessas pessoas no contexto social.
Uma paciente com 35 anos de idade, bancária, sofreu uma amputação transumeral do braço esquerdo devido a acidente automobilístico e, logo após a amputação, iniciou o tratamento de terapia ocupacional. Segundo seu relato, além de estar muito ansiosa para a colocação de sua prótese, ela é uma pessoa muito ativa, adora praticar esportes, principalmente tênis, e não vê a hora de poder voltar a exercitar essa prática.
Diante dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
O treino da preensão deve ser feito com objetos de mesmos tamanho, forma e textura, de modo a facilitar a realização do movimento.
Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.
Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
Assentos de cadeira de rodas mais largos do que o necessário, além de ocasionarem a estabilidade do tronco e dificultar o alcance dos membros superiores aos aros, exigem uma maior impulsão do cadeirante. Já assentos excessivamente longos, além de ocasionarem pontos de pressão na fossa poplítea, dificultam a extensão dos joelhos.
Uma paciente com 35 anos de idade, bancária, sofreu uma amputação transumeral do braço esquerdo devido a acidente automobilístico e, logo após a amputação, iniciou o tratamento de terapia ocupacional. Segundo seu relato, além de estar muito ansiosa para a colocação de sua prótese, ela é uma pessoa muito ativa, adora praticar esportes, principalmente tênis, e não vê a hora de poder voltar a exercitar essa prática.
Diante dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
Após a colocação da prótese, o treinamento funcional deve ser iniciado com movimentos passivos, respeitando as condições clínicas da paciente e proporcionando-lhe uma maior propriocepção, fazendo que ela possa sentir integralmente tais movimentos para que depois possa executá-los.
Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.
Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
Se Ricardo treina basquete, a dificuldade de coordenação olho-mão apresentada por ele estará sendo constantemente trabalhada, sendo que a cadeira de rodas, o seu posicionamento na mesma e a bola utilizada durante os treinos são fatores que interferem diretamente no objetivo do treinamento.
Uma paciente com 35 anos de idade, bancária, sofreu uma amputação transumeral do braço esquerdo devido a acidente automobilístico e, logo após a amputação, iniciou o tratamento de terapia ocupacional. Segundo seu relato, além de estar muito ansiosa para a colocação de sua prótese, ela é uma pessoa muito ativa, adora praticar esportes, principalmente tênis, e não vê a hora de poder voltar a exercitar essa prática.
Diante dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
Na fase pré-protética, o terapeuta deve procurar enfaixar o coto com uma faixa elástica própria, do sentido proximal para o distal, em oito, com maior pressão proximal, diminuindo-a progressivamente na parte distal.
Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.
Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
A prática de esportes coletivos por pessoas portadoras de necessidades especiais pode ser considerada sempre como um aspecto positivo no processo de reabilitação, pois os esportes coletivos proporcionam desenvolvimento mental, físico e social a tais pacientes.
Uma paciente com 35 anos de idade, bancária, sofreu uma amputação transumeral do braço esquerdo devido a acidente automobilístico e, logo após a amputação, iniciou o tratamento de terapia ocupacional. Segundo seu relato, além de estar muito ansiosa para a colocação de sua prótese, ela é uma pessoa muito ativa, adora praticar esportes, principalmente tênis, e não vê a hora de poder voltar a exercitar essa prática.
Diante dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
Exercícios ativos e passivos devem ser evitados na fase préprotética.
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