Questões de Terapia Ocupacional da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.

Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.

No caso descrito, o jogo irá proporcionar ao paciente a convivência com outras crianças que vivenciam os mesmos problemas que ele e, portanto, pode ajudá-lo a enfrentar seus problemas com menor dificuldade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma paciente com 35 anos de idade, bancária, sofreu uma amputação transumeral do braço esquerdo devido a acidente automobilístico e, logo após a amputação, iniciou o tratamento de terapia ocupacional. Segundo seu relato, além de estar muito ansiosa para a colocação de sua prótese, ela é uma pessoa muito ativa, adora praticar esportes, principalmente tênis, e não vê a hora de poder voltar a exercitar essa prática.

Diante dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

A atuação do terapeuta ocupacional na fase pré-protética deve incluir massagens e tapping no coto, com o objetivo de dessensibilizá-lo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.

Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.

O terapeuta ocupacional deve recomendar à mãe de Ricardo que evite a prática de basquete com outros cadeirantes do clube ao qual ele é associado, pois a prática de tal esporte no seu estado pode contribuir para aumentar o isolamento em que o paciente se coloca.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da atuação do terapeuta ocupacional no atendimento a crianças portadoras de paralisia cerebral, julgue os itens que se seguem.

O método neuroevolutivo Bobath, utilizado freqüentemente por terapeutas ocupacionais no tratamento de crianças portadoras de paralisia cerebral, tem como princípio o desenvolvimento neuropsicomotor anormal, em que as atividades anormais apresentadas pelas crianças são estimuladas simultaneamente com a inibição da atividade normal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.

Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.

Por meio das preensões, manipulações, experiências, a criança descobre as primeiras noções de dentro, fora, acima, abaixo etc. As dificuldades de coordenação motora, no entanto, e a própria patologia da qual o paciente citado no texto foi acometido não interferem no desenvolvimento e controle da sua psicomotricidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da atuação do terapeuta ocupacional no atendimento a crianças portadoras de paralisia cerebral, julgue os itens que se seguem.

Embora exista uma variedade de avaliações de terapia ocupacional relacionadas à paralisia cerebral, alguns pontos necessariamente precisam ser observados pelo terapeuta durante a avaliação, como, por exemplo, alteração de tônus muscular, capacidade de estabelecer controle seletivo de movimento, efetividade de reações de equilíbrio, realização de mudanças posturais, coordenação visuomotora, além de deficits cognitivos e integração das funções sensoriais que podem estar associados a essa patologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.

Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.

Com relação à dificuldade apresentada por Ricardo, descrita no texto, em alcançar os objetos, primeiramente, é preciso avaliar o posicionamento adequado da criança, de modo a mantê-la em simetria, com os membros superiores apoiados, facilitando assim a tentativa de alcance dos objetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da atuação do terapeuta ocupacional no atendimento a crianças portadoras de paralisia cerebral, julgue os itens que se seguem.

Durante os atendimentos de bebês com paralisia cerebral que apresentem espasticidade, o terapeuta deve evitar movimentos bruscos e rápidos, pois estes podem proporcionar o aumento do tônus muscular desses pacientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.

Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.

O método Bobath, citado no texto, tem como princípio o atraso do desenvolvimento neuropsicomotor. Sua abordagem baseia-se em pontos-chave, por meio dos quais a estimulação das atividades anormais pode ser realizada simultaneamente com a facilitação das atividades normais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da atuação do terapeuta ocupacional no atendimento a crianças portadoras de paralisia cerebral, julgue os itens que se seguem.

Bebês portadores de paralisia cerebral do tipo extrapiramidal (atetóides e coréicos) devem ser auxiliados de modo a proporcionar-lhes uma maior instabilidade axial de segmentos proximais para o ganho da linha distal.

  • C. Certo
  • E. Errado
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