Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo em vista que, na população carcerária, há altos índices de prevalência de doenças como hanseníase, diabetes, tuberculose e DSTs/AIDS, e que os métodos e técnicas de avaliação em terapia ocupacional são necessários para atender as pessoas privadas de liberdade que estejam acometidas por essas doenças, julgue os itens que se seguem. Uma vez que cada um dos instrumentos padronizados nas avaliações dos pacientes em terapia ocupacional normalmente é construído a partir de uma teoria específica, as intervenções propostas para lidar com os problemas detectados por cada um desses instrumentos devem, também, estar embasadas nas respectivas teorias.
Tendo em vista que, na população carcerária, há altos índices de prevalência de doenças como hanseníase, diabetes, tuberculose e DSTs/AIDS, e que os métodos e técnicas de avaliação em terapia ocupacional são necessários para atender as pessoas privadas de liberdade que estejam acometidas por essas doenças, julgue os itens que se seguem. Na avaliação de componentes de desempenho sensorial e neuromuscular, o terapeuta ocupacional poderá utilizar o Teste de Monofilamento de Semmes-Weinstein e a Avaliação Cognitiva de Terapia Ocupacional de Lowenstein.
Com relação ao tratamento moral e à reabilitação psicossocial na área de terapia ocupacional, julgue os itens seguintes. O terapeuta ocupacional alcança a totalidade da proposta da reabilitação psicossocial quando realiza atividades laborais destinadas aos pacientes com transtornos mentais em situações de confinamento.
Com relação ao tratamento moral e à reabilitação psicossocial na área de terapia ocupacional, julgue os itens seguintes. A ideia de trabalho protegido sugere uma aproximação com os princípios do tratamento moral e, por isso, não favorece a reinserção social de pessoas com transtornos mentais em situação de confinamento.
Com relação ao tratamento moral e à reabilitação psicossocial na área de terapia ocupacional, julgue os itens seguintes. O terapeuta ocupacional que trabalha sob a lógica da reabilitação psicossocial possui noção de intersetorialidade, atua em rede com outros profissionais e realiza o encaminhamento implicado.
A respeito de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) e atuação da terapia ocupacional, assinale a opção correta.
Na avaliação de um paciente com dor, a palavra materializa o sentido individual dado à dor e o comportamento qualifica e quantifica a dor referida.
As dores musculoesqueléticas em membros superiores e inferiores são igualmente sentidas e vividas no cotidiano das pessoas.
Síndrome de DeQuervain, síndrome do desfiladeiro torácico, artrite reumatoide e epicondilite lateral, são exemplos de patologias classificadas pelo Ministério da Saúde como DORT.
Apenas na fase mais avançada, em que já existe prejuízo na realização das AVDs, é que se torna necessária a emissão de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT).
As atividades lúdicas, expressivas, com uso de bolas suíças, bambolês, ou bolas comuns, são contraindicadas na primeira fase de intervenção do terapeuta ocupacional, a fase aguda da dor.
Após um acidente vascular cerebral (AVC) e outros distúrbios do sistema nervoso central, como os traumas cranianos, pode ocorrer perda sensorial, o que prejudica substancialmente as atividades funcionais do indivíduo. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
A perda sensorial só inibe um movimento quando não há um bom retorno motor.
Um pré-requisito para o retreinamento sensorial é que o terapeuta ocupacional normalize o tônus muscular do paciente e encontre uma posição, melhor possível, para a execução das atividades.
No tratamento da disfunção sensorial, a presença de capacidade cognitiva alterada não prejudica a evolução do trabalho.
Se for constatado que a perda de sensação é permanente, o tratamento corretivo deve ser escolhido em detrimento ao compensatório.
É sabido que o bombardeio sensorial, envolvendo o maior número possível de sentidos é desaconselhável e provoca confusão e baixa adesão ao tratamento.
Com relação à intervenção do terapeuta ocupacional em indivíduos com deficiência auditiva, assinale a opção correta.
Não existem diferenças conceituais entre os termos surdez e deficiência auditiva, ficando a critério do terapeuta a escolha do termo mais adequado.
A noção de tempo é uma das mais fáceis de trabalhar em pessoas com deficiência auditiva e, portanto, deve ser o ponto inicial de um protocolo de estimulação precoce.
O surdo necessita de estimulação de percepções visuais de forma intensa, a fim de provocar uma compensação do isolamento e exclusão gerados pela deficiência.
As pessoas surdas preferem relações com pessoas ouvintes já que, apesar da deficiência, elas possuem a mesma forma de olhar o mundo.
Na estimulação precoce da criança surda, o objetivo é promover um desenvolvimento adaptado ao meio, antecipando etapas evolutivas, a fim de diminuir as desvantagens causadas pela deficiência.
Uma possível intervenção do terapeuta ocupacional, diz respeito ao trabalho com pessoas portadoras de disfunções sensoriais. Com relação a uma pessoa com perda visual, antes de iniciar a intervenção, o terapeuta ocupacional deve proceder a uma avaliação funcional, a qual complementa a avaliação clínica feita pelo oftalmologista. Esta avaliação funcional abrange diversas funções. Assinale a opção que define, corretamente, a respectiva função visual.
visão de cores: informa sobre a capacidade de enxergar em ambientes com pouca ou muita luz
reação à luz: informa sobre a habilidade da pessoa em dirigir o olhar para um determinado ponto e mantê-lo dessa forma
adaptação visual: informa sobre a habilidade de percepção visual nas diferentes áreas dos campos superior, inferior, central, periférico e nasal
coordenação binocular: informa sobre a capacidade de seguir visualmente um objeto em movimento nas trajetórias vertical e horizontal
acomodação: informa sobre a habilidade de ajuste visual para focalizar objetos oferecidos a diferentes distâncias
Assinale a opção que apresenta critérios que podem nortear os demais membros da equipe para o encaminhamento de pacientes idosos para a terapia ocupacional.
Assinale a opção que apresenta critérios que podem nortear os demais membros da equipe para o encaminhamento de pacientes idosos para a terapia ocupacional.
presença de adaptações e desenho universal em residências
necessidade de uso de sondas para alimentação enteral
depressão ou desinteresse por práticas de autocuidado
independência para a realização de atividades de vida diária
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...