Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Existe uma variedade de sistemas padronizados de avaliação de terapia ocupacional. Assinale a opção que apresenta os pontos essenciais que devem ser avaliados quando o diagnóstico for paralisia cerebral.
localização e profundidade da lesão, presença de edema, amplitude de movimento comprometida
antecedentes familiares, forma de progressão do quadro, presença ou não de posturas compensatórias
alterações de sensibilidade, apraxias, presença de sinergia flexora
tônus muscular, postura, reações de equilíbrio, desempenho funcional e coordenação visio motora
nível da lesão, perda de sensibilidade, perda de controle vesical
para uso contínuo, mesmo em pacientes com função manual.
contraindicada em pacientes com lesão medular.
classificada como dinâmica ou ativa, quanto à sua função.
indicada para pacientes com sequela de acidente vascular cerebral, na fase flácida.
denominada órtese para abdução de polegar com barra dorsal de punho.
A respeito de lesões na medula espinhal, assinale a opção correta.
A fase aguda, também denominada fase de choque medular, é caracterizada por paralisia flácida temporária e pode durar, horas, dias, semanas ou meses.
A preensão de tenodese, que compreende a flexão do punho em decorrência da flexão passiva dos dedos, é muito utilizada em pacientes com lesão medular.
Uma lesão de nível C8 compromete os músculos deltoides e bíceps braquial impedindo ou dificultando as funções de abdução de ombro e flexão de cotovelo.
Hemianopsia, limitações de movimento articular, memória lesada , dificuldade em funções executivas e raciocínio abstrato são algumas das possíveis complicações de lesões na medula espinhal.
A violência urbana, incluindo acidentes automobilísticos e ferimentos por projétil de arma de fogo correspondem a 10% das causas traumáticas de lesões na medula espinhal.
Considere um paciente que, após sofrer acidente vascular cerebral (AVC), tenha apresentado hemiplegia e permanecido grande parte do tempo em sua cama. Nessa situação, assinale a opção correta acerca da conduta do terapeuta ocupacional para melhor posicionamento desse paciente.
Evitar a utilização de espumas do tipo caixa de ovo nessa fase inicial do tratamento.
Posicionar o braço plégico em rotação externa e abdução de ombro, extensão de cotovelo e supinação do antebraço ou pronação neutra, com estabilização da parte cubital e arco palmar preservado.
Deitar o paciente do lado não hemiplégico, a fim de promover alongamento muscular máximo e reduzir a espasticidade do hemicorpo lesado.
Manter períodos prolongados em decúbito dorsal para aumento do tônus extensor nos membros inferiores e aumento do tônus flexor nos membros superiores.
Reduzir pontos de pressão, acúmulo de calor e fricção com o objetivo de prevenir espasticidade no hemicorpo lesado.
O terapeuta ocupacional prescreveu as seguintes tecnologias assistivas: tábua de cozinha adaptada, ponteira para uso no computador, lâmpada com sensor de presença e dispositivo para manter o talher na mão. Tais tecnologias podem ser classificadas, respectivamente, em adaptação
para AVP, adaptação de informática, comunicação alternativa e adaptação para AVD.
do ambiente doméstico, sistema de comunicação alternativa, unidade de controle ambiental e adaptação para AVP.
do ambiente doméstico, adaptação de informática, unidade de controle ambiental e auxílio a mobilidade.
para AVP, adaptação de informática, adaptação do ambiente doméstico e adaptação para AVD.
para AVD, sistema de comunicação alternativa, adaptação para AVP e unidade de controle ambiental.
Com relação à tecnologia assistiva (TA), assinale a opção correta.
É indicada a prescrição de adaptações de uso definitivo durante o primeiro contato com o paciente, ainda em ambiente hospitalar.
A cadeira de rodas motorizada é frequentemente classificada, pelos terapeutas ocupacionais, como TA de controle ambiental.
De acordo com o COFFITO, a TA é um campo de conhecimento da área da saúde e ato privativo do terapeuta ocupacional.
A TA é definida como qualquer equipamento ou conjunto de produtos, comprados, modificados ou feitos sob medida, usado para aumentar, manter ou melhorar o desempenho funcional de um indivíduo.
De acordo com a TA, equipamentos e instrumentos são sinônimos e compreendem aparelhos que provêm benefícios a um paciente.
Com base na atuação do terapeuta ocupacional na prática pediátrica, assinale a opção correta.
A terapia de integração sensorial (IS) compreende uma intervenção centrada no uso de estratégias cognitivas para potencializar o desenvolvimento de crianças em atividades funcionais.
Jogos e brincadeiras não se reduzem a recursos técnicos ou meios para se alcançar algum objetivo, mas são qualificados ao lado de outros afazeres, como atividades-fim, na relação terapêutica.
O bebê, na UTI neonatal, sempre necessita de estímulos, o que justifica a importância da presença do terapeuta ocupacional nesse setor.
A paralisia cerebral, a paralisia braquial obstétrica e a esclerose lateral amiotrófica são diagnósticos encontrados frequentemente nas enfermarias e ambulatórios pediátricos.
O PEDI, o SFA e o MEEM são exemplos de testes rotineiramente utilizados por terapeutas ocupacionais na pediatria.
Ana nasceu de parto normal, a termo, com apresentação primária da mão esquerda, massa de 3.500 gramas e 47 cm de estatura. Chorou bastante, ficou quatro dias em observação e recebeu o diagnóstico de paralisia braquial obstétrica (PBO) tipo Erb-Duchene em membro superior esquerdo.
Com base nesse caso clínico e nos diversos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.O tratamento cirúrgico é indispensável nos casos de PBO.
Para a classificação da PBO é importante a realização do teste da toalha, apesar de ser considerado complexo e de alto custo.
O tipo de PBO apresentado é de classificação rara, conhecido como paralisia alta.
O plexo braquial é formado pela união das raízes ventrais de C6 a T1 e responde, estritamente, pela inervação motora do membro superior.
Para o diagnóstico diferencial da PBO, uma das doenças a ser considerada é a varicela congênita.
Assinale a opção correta acerca de ética e bioética.
O paternalismo sempre é favorável na relação terapeutapaciente e auxilia os profissionais da saúde em suas decisões éticas.
Na bioética pretende-se impor regras de comportamento, a fim de se enfrentar um dilema ou um conflito, posicionando o profissional diante dela da maneira mais ética possível.
O termo bioética foi utilizado pela primeira vez na década de 60 por um pesquisador da área de cardiologia.
Documentação imprecisa de pacientes e política de contenção de despesas são temas que não guardam relação com questões éticas.
Beneficência, Primum non nocere, justiça e autonomia são princípios básicos da bioética.
Com base no código de ética da terapia ocupacional, resolução COFFITO n.º 10/1978, assinale a opção correta.
Diferente do que ocorre em outros países, como os Estados Unidos da América, onde os códigos de ética têm poder coercitivo e estabelece sanções quando de sua violação, no Brasil eles representam orientações diretivas para os profissionais de saúde.
Faz parte dos deveres do terapeuta ocupacional comunicar ou denunciar ao conselho regional qualquer ato que possa atentar contra os preceitos da ética, da moral, do civismo e das leis ou resoluções em vigor.
É facultado ao terapeuta ocupacional a participação e apoio em entidades de classe de caráter sindical ou cultural.
Houve normatização dos padrões de conduta do terapeuta ocupacional com o paciente, sem que houvesse qualquer consideração a respeito da conduta do profissional terapeuta ocupacional com outros membros da equipe, autoridades e administração.
A responsabilidade do terapeuta ocupacional por erro cometido em sua atuação profissional é diminuída quando o erro é cometido na coletividade de uma instituição ou equipe.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...