Questões de Terapia Ocupacional da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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São características ou sintomas em patologias neurológicas como na doença de Alzheimer: apraxia, anomia, circunlocução, demência e síndrome do pôr do sol.

I. Uso de forma indireta ao falar, uso de mais palavras que o necessário para expressar uma ideia.

II. Estado de confusão no final do dia e início da noite.

III. Incapacidade de nomear objetos.

IV. Declínio da função intelectual grave, o suficiente para interferir nas relações pessoais e na capacidade de realizar atividades diárias.

V. Incapacidade de executar ou realizar movimentos propositais aprendidos, apesar de ter capacidade física para sua realização.

Assinale a sequência correta das definições dos sintomas citados anteriormente.

  • A. V, III, I, IV, II.
  • B. I, II, III, IV, V.
  • C. V, II, I, IV, III.
  • D. III, IV, II, I, V.

Entender o processo de envelhecimento começa com a definição e distinção entre os termos senescência e senilidade. Assinale a alternativa que esteja relacionada corretamente com a senilidade.

  • A. É o envelhecimento fisiológico.
  • B. Danos à saúde associados ao tempo, causados por doenças ou maus hábitos de vida.
  • C. É o processo natural de envelhecimento ou o conjunto de fenômenos associados a esse processo.
  • D. É a somatória de alterações morfológicas e funcionais atribuídas aos efeitos dos anos sobre o organismo.

Na terapia ocupacional, um procedimento necessário para o uso da atividade como exercício é a adaptação das atividades ao tratamento. Considera‐se que uma atividade adapta‐se ao tratamento quando possibilita que o “paciente” exercite a função lesada. São critérios considerados para a adaptação de uma atividade, EXCETO:

  • A. Que a atividade permita sua utilização graduada.
  • B. Que a atividade utilizada proporcione mais posicionamento do que ação (movimentos).
  • C. Que a atividade utilizada proporcione mais ação (movimentos) do que posicionamento.
  • D. Que a atividade utilizada proporcione mais ação (movimentos) do que posicionamento.

¡°An¨¢lise de atividade: procedimento que tem como objetivo possibilitar o conhecimento da atividade em seus _______________, observando©se, assim, as propriedades ______________.¡± Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. pormaiores / gerais
  • B. pormenores / gerais
  • C. pormaiores / específicas
  • D. pormenores / específicas

Segundo Francisco, Berenice Rosa (2001), os primeiros princípios teóricos que direcionaram a terapia ocupacional foram organizados em torno da busca do significado da ocupação humana. Estes princípios podem ser resumidos em três considerações, EXCETO:

  • A. Os humanos foram conhecidos como possuidores de uma natureza ocupacional.
  • B. A doença foi vista como possuindo um potencial para interromper ou romper a ocupação.
  • C. O indivíduo submetido ao treinamento de exercícios poderá reorganizar seu desempenho ocupacional independente do seu contexto social.
  • D. A ocupação foi reconhecida como um organizador natural do comportamento humano, que poderia ser usada terapeuticamente para refazer ou reorganizar o comportamento cotidiano.

Sauron e Oliveira (2004) descrevem a avaliação como um momento de apresentação tanto para o paciente quanto para o terapeuta ocupacional. São avaliações utilizadas nos adultos:

  • A. Goniometria; avaliação da amplitude de movimento; e, PEDI.
  • B. Avaliação da função escolar; escala do modelo lúdico de Takata; e, CIF.
  • C. Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde; e, escala de Ashoworth.
  • D. Inventário de avaliação pediátrica de disfunção; e, escala da atividade instrumental de vida diária.
  • E. Avaliação de força muscular; discriminação de dois pontos; e, medida de independência funcional.

Albuquerque (2004) relata que no paciente pós-acidente vascular encefálico pode-se observar alterações na motricidade, sensibilidade e funções corticais superiores alteradas. De acordo com Brunnstrom, são seis as fases de recuperação nas extremidades atingidas. Na fase VI (fase final da reeducação muscular do membro superior), o terapeuta ocupacional poderá aplicar as seguintes atividades durante a sua intervenção:

  • A. Colocar uma almofada sob o ombro do paciente e fazer uso de rolo para a semiflexão dos dedos.
  • B. Limpar uma janela e/ou pintar uma parede e pegar bolas e/ou cones em diferentes posições e jogá-los.
  • C. Realizar movimentação passiva e autopassiva e posicionamento/estiramento para a manutenção da posição estendida.
  • D. Realizar o movimento combinado de abdução do ombro com extensão do cotovelo e levar a mão para trás do corpo.
  • E. Realizar movimentos de pronação e supinação (rotação interna e externa) em várias posições e movimentos isolados.

Dentre os métodos de intervenção da terapia ocupacional, o profissional poderá empregar as seguintes metodologias:

  • A. Método Brunnstrom e análise da tarefa.
  • B. Intervenção precoce e integração sensorial.
  • C. Tecnologia assistiva e análise das atividades.
  • D. Intervenção fonoarticulatória e Método Kabat.
  • E. Comunicação alternativa e reeducação alimentar.

No que concerne à reorganização do ambiente e eliminação de riscos de queda, assinale a alternativa correta.

  • A. Diminuir o quantitativo de móveis dentro dos cômodos da casa, além de retirar tapetes escorregadios.
  • B. No armário, deve-se colocar as roupas e adereços bem no alto para que o paciente os alcance com mais facilidade.
  • C. Reorganizar a mobília da casa, colocando mesas de centro no meio da sala, para melhorar a autoestima do paciente.
  • D. Fazer uso de barras de apoio ao longo do corredor com 2,0 metros de altura para pacientes com dificuldades de mobilidade.
  • E. O ambiente deve ser bem iluminado para auxiliar o paciente que tenha uma baixa visão; assim, recomenda-se usar lâmpadas incandescentes.

O terapeuta ocupacional, ao analisar a atividade, pode identificar as áreas em que são necessárias adaptações e graduações, dependendo da capacidade funcional do cliente. Ao observar um brinquedo de encaixe de madeira colorido, Pedral e Bastos (2013) descrevem a análise do material antes de uma intervenção terapêutica ocupacional. Na análise do material deve-se verificar

  • A. o tamanho e sua luminosidade, além das adequações ambientais e domésticas.
  • B. a progressão do uso do material e o uso de atividades manuais para a execução da atividade.
  • C. as ferramentas utilizadas; a textura do brinquedo; o tamanho do objeto; e, o local da avaliação.
  • D. a presença de cores primárias adequadas ao quadro inicial do cliente e o tipo de material do brinquedo.
  • E. o setting terapêutico; se a atividade será em grupo ou individual; e, se há restrições para a elaboração da atividade.
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