Questões de Terapia Ocupacional da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é considerado a maior causa de morbidade na população adulta, segundo Montesanti e Anjos (2012). Algumas áreas e componentes, quando não funcionam harmonicamente, causam prejuízos na execução de tarefas do cotidiano do indivíduo. A AOTA descreve algumas áreas de desempenho; componentes de desempenho; e, contextos de desempenho, que alterados no paciente com sequela de AVE levam ao prejuízo de uma função. Assinale-a.

  • A. Áreas de desempenho: lazer, educação, trabalho; Componente de desempenho: físico, sensorial, mental; Contextos de desempenho: ambiente de lazer, contexto sociopsicocultura
  • B. Áreas de desempenho: educação, trabalho, AVL; Componente de desempenho: motor, textual, sensitivo; Contextos de desempenho: ambiente de adequação postural, contexto físico.
  • C. Áreas de desempenho: trabalho, brincar, AVD; Componente de desempenho: cognitivo, motor, textual; Contextos de desempenho: ambiente ergoterápico, ambiente de participação social.
  • D. Áreas de desempenho: AVD, AIVD e lazer; Componente de desempenho: motor, cognitivo, sensorial, perceptual; Contextos de desempenho: ambiente físico e social, contexto sociocultural.
  • E. Áreas de desempenho: ABVD, AVL, AVP; Componente de desempenho: percepção, físico, sensorial; Contextos de desempenho: ambiente externo e interno, adequação ambiental e doméstica.

De acordo com Mello (2007), um dos objetivos da intervenção da Terapia Ocupacional com a população idosa é manter independência e autonomia, otimizando as habilidades residuais. Com base no modelo do processo de solução de problemas proposto por Reed K. e Sanderson S., em 1980, assinale a alternativa que apresenta corretamente os passos que o profissional deverá seguir durante a intervenção.

  • A. Avaliação inicial; análise; avaliação formal; plano; programa; sumário da evolução; e, alta.
  • B. Encaminhamento; avaliação; classificação terapêutica; intervenção multidisciplinar; e, alta.
  • C. Avaliação terapêutica; classificação das doenças; análise de atividades; e, intervenção terapêutica.
  • D. Avaliação inicial; análise ambiental; programa de tratamento; avaliação final; e, intervenção profissional.
  • E. Encaminhamento; avaliação inicial; prognóstico terapêutico; e, classificação internacional de funcionalidade.

Em relação a adaptações, Teixeira, et al (2003), afirma “(...) ramo da tecnologia assistiva como a modificação da tarefa, método e meio ambiente, promovendo a independência e função”. Assinale a alternativa sobre as adaptações da escrita para pacientes com dificuldades motoras.

  • A. Triângulo; tranfer hand; almofada giratória; tábua de bolinha; elevador; elevador para transferência eleve.
  • B. Capacete em couro; substituição em três pontos; engrossadores de borracha; mouse adaptado; colmeia para teclado.
  • C. Andador reciprocado com a substituição de preensão; andador triangular com apoio; adaptador com vista anterior.
  • D. Substituição de preensão ezeform; garfo e faca com substituição; substituição de preensão em ombro; aparador de prato.
  • E. Substituição de preensão em elástico e espuma com velcro; suporte para o apoio de utensílios; alças preston; substituição em três pontos; substituição palmar.

Antes de iniciar a intervenção terapêutica ocupacional em pacientes com demência tipo Alzheimer, o profissional procede a avaliação, observando a cognição para estabelecer uma linha-base para a mensuração de qualquer alteração no quadro inicial, além de informar o plano de intervenção, conforme Ferrari (2007). Assinale a alternativa sobre o instrumento utilizado para avaliar a cognição em pacientes acometidos pelo Alzheimer.

  • A. Avaliação da função escolar.
  • B. Miniexame do estado mental.
  • C. Questionário de avaliação da saúde.
  • D. Medida de independência funcional.
  • E. Avaliação da amplitude de movimento.

Rodrigues, et al (2007, p. 435), conceitua órtese como um dispositivo aplicado externamente ao corpo humano, modificando as características funcionais ou estruturais do sistema músculo-esquelético. Em relação à classificação das órteses, é correto afirmar que

  • A. as órteses drop-up são projetadas para mobilizar o movimento de uma articulação em determinada direção.
  • B. na modelagem da órtese estática progressiva, o terapeuta ocupacional o faz com mínimo da capacidade de alongamento do paciente.
  • C. as órteses podem ser classificadas de acordo com o seu design como fixa, flexível, estática progressiva, estática seriada, drop-out e articulada.
  • D. a órtese dinâmica é projetada para estabilizar uma ou mais articulações, apresentando partes fixas para o controle ou restauração do movimento.
  • E. as órteses podem ser classificadas de acordo com a sua localização anatômica, considerando as órteses para membros superiores, órteses para membros inferiores e órteses espinhais.

Conforme Zerbinato, et al (2003), a paralisia cerebral compõe um grupo de desordens neurológicas não progressivas, apresentando alterações associadas nas áreas de desenvolvimento cognitivo, visual, auditivo e da comunicação. Em relação à intervenção precoce em crianças com paralisia cerebral, é correto afirmar que

  • A. não se deve proceder o enrolamento-endireitamento em crianças com paralisia cerebral, pois esta posição deixa os músculos do corpo favoráveis à coordenação motora.
  • B. as experiências sensoriais na intervenção profissional têm um papel importante na atenuação de algumas conexões sinápticas no final do desenvolvimento do indivíduo.
  • C. os bebês com paralisa cerebral apresentam muita mobilidade, sendo seus movimentos amplos, possibilitando experiências sensório-motoras na primeira fase do desenvolvimento da criança.
  • D. quando o tônus muscular da criança com paralisia cerebral está baixo, a sua postura, em boa parte do tempo, fixa-se preferencialmente determinada pelo reflexo tônico cervical assimétrico e o reflexo tônico labiríntico.
  • E. quanto mais precoce for o início da intervenção da terapia ocupacional, melhores serão os resultados obtidos no tratamento, além de ampliar as possibilidades de estimulação do sistema nervoso central por meio das experiências sensório-motoras.

O Acidente Vascular Encefálico (AVE), acometido na infância, tem como causas anemia falciforme, alterações cardíacas e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), conforme relatos de Pfeifer, et al (2012). No que concerne a intervenção da terapia ocupacional no atendimento ambulatorial junto a crianças com sequelas de AVE, voltando o atendimento às necessidades relativas e de vida diária – vestuário, assinale a alternativa relacionada às orientações profissionais, para que a criança realize a atividade com independência.

  • A. Não deixar que retire a blusa pela cabeça, segurando a abertura da gola sobre a nuca.
  • B. A retirada de roupas é a tarefa mais complicada, iniciando pelos membros comprometidos.
  • C. Se a calça tiver fecho, para tirá-la, deve-se puxar sem abrir o fecho, retirando primeiro a perna não comprometida.
  • D. Com a criança de pé, iniciar vestindo a blusa pela cabeça; vestir o lado não afetado primeiro, após o lado afetado, finalizar ajustando a blusa.
  • E. Sentada sobre o banco de madeira, a criança deve colocar a calça iniciando pelo lado afetado; posteriormente, levantar para vestir os membros superiores.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...