Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, regido pela Resolução COFFITO 10 de 3 de julho de 1978, analise as afirmativas abaixo, no que diz respeito aos honorários profissionais:
1. O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional têm direito a justa remuneração por seus serviços profissionais.
2. São considerados parâmetros básicos pelo fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, na fixação de seus honorários: condições socioecômicas da região; condições em que a assistência foi prestada: hora, local, distância, urgência e meio de transporte utilizado; natureza da assistência prestada e tempo despendido; e complexidade do caso.
3. O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional podem deixar de pleitear honorários por assistência prestada somente à pessoa carente de recursos, reconhecida oficialmente por órgãos competentes.
4. São considerados parâmetros básicos pelo fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, na fixação de seus honorários: condições socioecômicas da região; condições de meios de transporte e distância em que a assistência foi prestada; natureza da assistência prestada e tempo despendido.
5. O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional podem deixar de pleitear honorários por assistência prestada a colega ou pessoa que viva sob a dependência econômica deste, ressalvado o recebimento do valor do material porventura despendido na prestação de assistência;
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
No que se refere à baixa visão e à intervenção do TO no atendimento às crianças portadoras desta deficiência sensorial, analise as afirmativas a seguir:
1. A baixa visão é diagnosticada quando a pessoa apresenta acuidade visual menor que 3/60 (0.05) no olho de melhor visão, com a melhor correção ótica.
2. A abordagem atual não leva em consideração o resíduo visual existente e não existe a intenção de melhorar a função visual, apenas o desenvolvimento de atividades funcionais.
3. O processo de reabilitação alcança melhores resultados quando iniciado na idade pré- -escolar, utilizando-se de atividades funcionais e lúdicas.
4. As atividades são voltadas ao desenvolvimento da autonomia e independência na realização das tarefas, socialização e aquisição de experiências sensóriomotoras.
5. O desenvolvimento das noções espaciais e temporais ocorre pela vivência corporal e favorecimento da construção do sistema de significação e representação simbólica.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
Assinale a alternativa que contempla corretamente o recurso terapêutico a ser utilizado da melhor maneira para a função manual de uma criança com paralisia cerebral do tipo hemiparesia, que assuma o padrão flexor de membro superior com polegar incluso.
Goteira rígida
Mola de Codivilla
Abdutor do polegar
Órtese de tração elástica para os dedos
Faixa supinadora de antebraço e abdutor de polegar
Nas lesões medulares, o desempenho funcional dependerá não só do nível da lesão, como também do tipo de lesão e do programa de reabilitação. De qualquer forma, é possível identificar as habilidades em que se deve investir no processo de reabilitação para cada nível de lesão medular.
Tendo essas informações, assinale a alternativa correta sobre desempenho funcional nas atividades de vida diária e prática de indivíduos adultos que sofreram lesão medular.
Quanto mais alta a lesão medular, pior o desempenho funcional.
Indivíduos com lesão em nível T1 só poderão locomover-se independentemente com uso de cadeira de rodas motorizadas.
Indivíduos com lesão medular em nível C4 podem ser treinados para o uso do computador com as adaptações necessárias, mas a escrita manual será pouco funcional.
Indivíduos com lesão em nível C7 frequentemente conseguem desenvolver a marcha sem uso de auxiliares.
Indivíduos com lesão C8 e T1 poderão desenvolver independência total, mesmo sem adaptações.
Assinale a alternativa que indica uma característica que não é considerada para a prescrição do tipo de órtese, conforme a Sociedade Americana de Terapeutas da Mão.
Local anatômico
Direção cinemática
Propósito fundamental
Inclusão de articulações secundárias
Pontos de pressão extrema
Conforme preconiza o método Neuroevolutivo, analise as afirmativas abaixo que identificam os recursos terapêuticos a serem adotados pelo Terapeuta Ocupacional em uma criança portadora de ataxia decorrente de paralisia cerebral:
1. Posturas de inibição do tônus (PITs) para inibição da espasticidade.
2. Estímulos táteis do tipo Tapping de pressão, para estabilizar o tônus postural.
3. Exercícios que favoreçam a rotação ao longo do eixo corporal.
4. Exercícios ativo-assistidos e ativo, enfocando a melhora das reações de equilíbrio.
5. Exercícios para aumentar as reações associadas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
Assinale a alternativa que define corretamente as encefalopatias crônicas da infância.
Quadros diversos, com predomínio de alterações motoras, decorrentes de lesão cerebral progressiva.
Quadros diversos, com predomínio de deficiência mental, decorrentes de lesão cerebral progressiva.
Quadros diversos, predominantemente motores, acompanhados ou não de alterações cognitivas, decorrentes de lesão cerebral estacionária.
Quadros diversos, com predomínio da deficiência mental, acompanhados de deficiência motora, decorrentes de lesão cerebral progressiva,
Quadros diversos, com predomínio da deficiência sensorial, com ou sem deficiência motora e mental decorrente de lesão cerebral.
O terapeuta ocupacional frequentemente atende crianças portadoras de epilepsias, em especial da Síndrome de West. Com relação a essa síndrome, analise as afirmativas abaixo:
1. Síndrome epilética que ocorre precocemente na infância, geralmente no primeiro ano de vida.
2. Caracterizada por um tipo específico de crise, associada à interrupção e ou regressão do desenvolvimento neuropsicomotor.
3. Na maioria dos casos, a etiologia é desconhecida e não existem lesões cerebrais prévias.
4. A hipsarritmia é o padrão eletroencefalográfico característico nesta síndrome. 5. 85% dos casos evoluem favoravelmente quando a terapêutica medicamentosa é instituída precocemente.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
Tanto no que se refere ao aprendizado motor durante o desenvolvimento, quanto no ambiente terapêutico, a prática e a repetição podem melhorar uma habilidade motora.
Assinale a alternativa em que a prática utilizada com repetições freqüentes pode ser prejudicial ao desenvolvimento.
Para reforçar um padrão reflexo anormal.
Para a criança aprender o padrão de movimento.
Para melhorar o desempenho de uma dada habilidade motora.
Para modificar um padrão de movimento, de acordo com as necessidades impostas pelo ambiente e com novas exigências.
Para aumentar a força muscular, principalmente dos músculos envolvidos no ato em questão.
Analise as afirmativas que, no conceito tradicional de desenvolvimento motor, referem-se à atividade reflexa do recém-nascido:
1. Os comportamentos motores que estão presentes ao nascimento desaparecem num dado momento e posteriormente reaparecem sob a forma de comportamentos motores voluntários.
2. Acredita-se que o desaparecimento destes comportamentos deve-se ao fato de haver inibição cortical sobre os centros cerebrais inferiores.
3. São exemplos as reações endireitamento e retificação e reações de equilíbrio e proteção.
4. São exemplos a marcha automática, a reação positiva de suporte, a preensão palmar e o reflexo tônico cervical assimétrico (RTCA).
5. O reforço ou a permanência desta atividade reflexa anormal por um período superior ao esperado pode ser vantajosa para o recém-nascido.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
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