Questões de Terapia Ocupacional da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

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De acordo com o Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, regido pela Resolução COFFITO – 10 de 3 de julho de 1978, analise as afirmativas abaixo, no que diz respeito aos honorários profissionais:

1. O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional têm direito a justa remuneração por seus serviços profissionais.

2. São considerados parâmetros básicos pelo fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, na fixação de seus honorários: condições socioecômicas da região; condições em que a assistência foi prestada: hora, local, distância, urgência e meio de transporte utilizado; natureza da assistência prestada e tempo despendido; e complexidade do caso.

3. O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional podem deixar de pleitear honorários por assistência prestada somente à pessoa carente de recursos, reconhecida oficialmente por órgãos competentes.

4. São considerados parâmetros básicos pelo fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, na fixação de seus honorários: condições socioecômicas da região; condições de meios de transporte e distância em que a assistência foi prestada; natureza da assistência prestada e tempo despendido.

5. O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional podem deixar de pleitear honorários por assistência prestada a colega ou pessoa que viva sob a dependência econômica deste, ressalvado o recebimento do valor do material porventura despendido na prestação de assistência;

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

No que se refere à baixa visão e à intervenção do TO no atendimento às crianças portadoras desta deficiência sensorial, analise as afirmativas a seguir:

1. A baixa visão é diagnosticada quando a pessoa apresenta acuidade visual menor que 3/60 (0.05) no olho de melhor visão, com a melhor correção ótica.

2. A abordagem atual não leva em consideração o resíduo visual existente e não existe a intenção de melhorar a função visual, apenas o desenvolvimento de atividades funcionais.

3. O processo de reabilitação alcança melhores resultados quando iniciado na idade pré- -escolar, utilizando-se de atividades funcionais e lúdicas.

4. As atividades são voltadas ao desenvolvimento da autonomia e independência na realização das tarefas, socialização e aquisição de experiências sensóriomotoras.

5. O desenvolvimento das noções espaciais e temporais ocorre pela vivência corporal e favorecimento da construção do sistema de significação e representação simbólica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

  • E. São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Assinale a alternativa que contempla corretamente o recurso terapêutico a ser utilizado da melhor maneira para a função manual de uma criança com paralisia cerebral do tipo hemiparesia, que assuma o padrão flexor de membro superior com polegar incluso.

  • A.

    Goteira rígida

  • B.

    Mola de Codivilla

  • C.

    Abdutor do polegar

  • D.

    Órtese de tração elástica para os dedos

  • E.

    Faixa supinadora de antebraço e abdutor de polegar

Nas lesões medulares, o desempenho funcional dependerá não só do nível da lesão, como também do tipo de lesão e do programa de reabilitação. De qualquer forma, é possível identificar as habilidades em que se deve investir no processo de reabilitação para cada nível de lesão medular.

Tendo essas informações, assinale a alternativa correta sobre desempenho funcional nas atividades de vida diária e prática de indivíduos adultos que sofreram lesão medular.

  • A.

    Quanto mais alta a lesão medular, pior o desempenho funcional.

  • B.

    Indivíduos com lesão em nível T1 só poderão locomover-se independentemente com uso de cadeira de rodas motorizadas.

  • C.

    Indivíduos com lesão medular em nível C4 podem ser treinados para o uso do computador com as adaptações necessárias, mas a escrita manual será pouco funcional.

  • D.

    Indivíduos com lesão em nível C7 frequentemente conseguem desenvolver a marcha sem uso de auxiliares.

  • E.

    Indivíduos com lesão C8 e T1 poderão desenvolver independência total, mesmo sem adaptações.

Assinale a alternativa que indica uma característica que não é considerada para a prescrição do tipo de órtese, conforme a Sociedade Americana de Terapeutas da Mão.

  • A.

    Local anatômico

  • B.

    Direção cinemática

  • C.

    Propósito fundamental

  • D.

    Inclusão de articulações secundárias

  • E.

    Pontos de pressão extrema

Conforme preconiza o método Neuroevolutivo, analise as afirmativas abaixo que identificam os recursos terapêuticos a serem adotados pelo Terapeuta Ocupacional em uma criança portadora de ataxia decorrente de paralisia cerebral:

1. Posturas de inibição do tônus (PITs) para inibição da espasticidade.

2. Estímulos táteis do tipo Tapping de pressão, para estabilizar o tônus postural.

3. Exercícios que favoreçam a rotação ao longo do eixo corporal.

4. Exercícios ativo-assistidos e ativo, enfocando a melhora das reações de equilíbrio.

5. Exercícios para aumentar as reações associadas.

 Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

Assinale a alternativa que define corretamente as encefalopatias crônicas da infância.

  • A.

    Quadros diversos, com predomínio de alterações motoras, decorrentes de lesão cerebral progressiva.

  • B.

    Quadros diversos, com predomínio de deficiência mental, decorrentes de lesão cerebral progressiva.

  • C.

    Quadros diversos, predominantemente motores, acompanhados ou não de alterações cognitivas, decorrentes de lesão cerebral estacionária.

  • D.

    Quadros diversos, com predomínio da deficiência mental, acompanhados de deficiência motora, decorrentes de lesão cerebral progressiva,

  • E.

    Quadros diversos, com predomínio da deficiência sensorial, com ou sem deficiência motora e mental decorrente de lesão cerebral.

O terapeuta ocupacional frequentemente atende crianças portadoras de epilepsias, em especial da Síndrome de West. Com relação a essa síndrome, analise as afirmativas abaixo:

1. Síndrome epilética que ocorre precocemente na infância, geralmente no primeiro ano de vida.

2. Caracterizada por um tipo específico de crise, associada à interrupção e ou regressão do desenvolvimento neuropsicomotor.

3. Na maioria dos casos, a etiologia é desconhecida e não existem lesões cerebrais prévias.

4. A hipsarritmia é o padrão eletroencefalográfico característico nesta síndrome. 5. 85% dos casos evoluem favoravelmente quando a terapêutica medicamentosa é instituída precocemente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Tanto no que se refere ao aprendizado motor durante o desenvolvimento, quanto no ambiente terapêutico, a prática e a repetição podem melhorar uma habilidade motora.

Assinale a alternativa em que a “prática utilizada com repetições freqüentes” pode ser prejudicial ao desenvolvimento.

  • A.

    Para reforçar um padrão reflexo anormal.

  • B.

    Para a criança aprender o padrão de movimento.

  • C.

    Para melhorar o desempenho de uma dada habilidade motora.

  • D.

    Para modificar um padrão de movimento, de acordo com as necessidades impostas pelo ambiente e com novas exigências.

  • E.

    Para aumentar a força muscular, principalmente dos músculos envolvidos no ato em questão.

Analise as afirmativas que, no conceito tradicional de desenvolvimento motor, referem-se à “atividade reflexa do recém-nascido”:

1. Os comportamentos motores que estão presentes ao nascimento “desaparecem” num dado momento e posteriormente “reaparecem” sob a forma de comportamentos motores voluntários.

2. Acredita-se que o “desaparecimento” destes comportamentos deve-se ao fato de haver inibição cortical sobre os centros cerebrais inferiores.

3. São exemplos as reações endireitamento e retificação e reações de equilíbrio e proteção.

4. São exemplos a marcha automática, a reação positiva de suporte, a preensão palmar e o reflexo tônico cervical assimétrico (RTCA).

5. O reforço ou a permanência desta atividade reflexa anormal por um período superior ao esperado pode ser vantajosa para o recém-nascido.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

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