Questões de Terapia Ocupacional da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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Na década de 60, a Terapia Ocupacional buscou reconhecimento científico para a aplicação de atividades, fundamentada num modelo médico e psicológico. Na tentativa de transformar as atividades em instrumento de uma ciência exata, surgiu a necessidade de realizar

  • A.

    análise da atividade.

  • B.

    atividades repetitivas.

  • C.

    atividades simbólicas.

  • D.

    atividades produtivas.

  • E.

    atividades potencialmente lúdicas.

Paciente sofre Acidente Vascular Encefálico com comprometimento da artéria cerebral média e tem como principais déficits neurológicos

  • A.

    vertigem, dificuldade de deglutição, ataxia ipsilateral e alterações na sensação corporal.

  • B.

    perda contralateral do controle motor, principalmente do membro superior, hemianopsia homônima contralateral, déficits sensoriais e de linguagem.

  • C.

    perda do controle motor e sensibilidade contralateral, afasia e paralisia facial periférica.

  • D.

    visão dupla, paralisia facial, déficits auditivos e distúrbios de equilíbrio.

  • E.

    afasia, déficits auditivos e distúrbios vestibulares.

Idoso, sexo masculino, viúvo, necessita de avaliação e treinamento relativo às atividades instrumentais da vida diária para se tornar mais independente. É considerada atividade instrumental da vida diária

  • A.

    alimentar-se.

  • B.

    tomar banho.

  • C.

    pentear o cabelo.

  • D.

    fazer compras.

  • E.

    escovar os dentes.

Do ponto de vista funcional, as estruturas ósseas que permitem o equilíbrio muscular e a concavidade da mão para preensão de objetos é formada por três arcos denominados

  • A.

    arco dígito palmar, arco transverso proximal, arco transverso distal.

  • B.

    arco tenar, arco longitudinal, arco palmar proximal.

  • C.

    arco interfalangeal proximal, arco interfalangeal distal, arco dígito palmar.

  • D.

    arco longitudinal, arco transverso proximal, arco transverso distal.

  • E.

    arco longitudinal, arco palmar distal, arco palmar proximal.

Em meados da década de 70, no Brasil ocorreu a divulgação da experiência de Trieste, a crise na divisão nacional de saúde mental, o surgimento e a organização do movimento dos trabalhadores de saúde mental, organização dos movimentos sociais e da luta pela redemocratização do País. Os acontecimentos descritos acima foram importantes e impulsionaram o movimento de

  • A.

    asilamento.

  • B.

    desinstitucionalização

  • C.

    segregação

  • D.

    internação.

  • E.

    hospitalização.

“A relação terapeuta - paciente, ou seja o vínculo terapêutico – ocupa um lugar fundamental”. “Na interação percebem-se as reais necessidades da pessoa, vivem-se constantes modificações e captam-se os conteúdos subjetivos.” (Toldrá 2003). De acordo com as afirmações acima, podemos dizer que

  • A.

    o entendimento da psicodinâmica das relações humanas permite o trabalho terapêutico nos serviços de saúde e pressupõe os aspectos técnicos e interpessoais, gerindo a interação social e psicológica entre paciente e os profissionais da saúde.

  • B.

    a história de vida e a situação social e emocional familiar não deveria ser um aspecto comum a todas as áreas de saúde, e não é considerado determinante para o tratamento do cliente, e formação do vínculo terapêutico.

  • C.

    o formato de uma clínica reducionista é essencial, proporcionando um aparato técnico, á partir da relação terapeuta - cliente, ou seja, estar condensados nas demandas tecnicistas.

  • D.

    o modelo médico calcado no problema pessoal, com atenção realizada individualmente, visando a adaptação e reforçando o papel passivo, é essencial na formação do vínculo terapeuta-paciente.

  • E.

    o vínculo terapeuta - paciente ocorre num modelo fragmentado e de pluralidade, não levando em conta, a conexão entre ética e políticas, construção de um pensamento, e a reflexão sobre essa relação.

Para avaliar a função simpática quando há lesão nervosa periférica, especialmente em crianças pequenas e adultos com dificuldades cognitivas em responder a estímulos sensoriais e a testes subjetivos, podemos aplicar o teste

  • A.

    Funcional de Dellon.

  • B.

    de Phalen.

  • C.

    de Froment.

  • D.

    de enrugamento de O’ Riain.

  • E.

    da Tecla do Piano.

Na clínica da Terapia Ocupacional, o “setting” terapêutico buscou modelos psicológicos para sua estruturação, com enquadramentos claros e definidos. No decorrer da construção e progressão da profissão nos deparamos com necessidade de mudanças, o qual as propostas de tratamento ganham dimensões muito próximas do dia-a-dia. Considerando-se as potencialidades das atividades, vivências e necessidades do sujeito na contemporaneidade, é preciso pensar num “setting” terapêutico:

  • A.

    “Setting” rígido, com local de atendimento, horário e contratos definidos, oferecendo garantias ao terapeuta e paciente, possibilitando conexões mais precisas e dinamizadas, garantindo amadurecimento do processo terapêutico.

  • B.

    “Setting” flexível, em constante transformação, com orientações sistemáticas, prioridades estabelecidas pelo terapeuta facilitando o processo terapêutico, dinamizando as atividades e permitindo uma relação paternal.

  • C.

    “Setting” flexível, que se movimente, se transforme e possa ganhar novas formas e contornos, com elasticidade e plasticidade, nas múltiplas ações constituintes da profissão, se adaptando as demandas, e as propostas de atendimento com formatação de acordo com prioridades clínicas e/ou sociais e necessidades que emergem no processo terapêutico.

  • D.

    “Setting” humanitário, que possibilite procedimentos e desempenhos através de metodologia rígida, levando em conta os horários e locais pré- definidos pelo terapeuta, estabelecendo o vínculo terapeuta - paciente - família.

  • E.

    “Setting” humanizado, baseado exclusivamente no contexto da ligação terapêutica, em termos da dinâmica entre terapeuta e paciente, com horários e locais rigorosamente definidos, dinamizando o holding terapêutico, assim facilitando o vínculo.

Paciente, apresentando enfraquecimento muscular progressivo, tetraplegia, distúrbios sensoriais ascendentes, insuficiência respiratória, nível elevado de proteínas no líquido cefalorraquidiano, determinado por punção espinhal. De acordo com as características acima, podemos afirmar que o paciente apresenta

  • A.

    acidente Vascular Encefálico.

  • B.

    esclerose Múltipla.

  • C.

    doença de Parkinson.

  • D.

    síndrome de Guillain- Barré.

  • E.

    miastenia Grave.

De acordo com o código de ética profissional do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, publicado no DOU nº 182 de 22/09/1978, seção I, Parte II, páginas 5265/5268, aprovado pela resolução COFFITO 10, Capítulo II do Exercício Profissional ART. 7º. São deveres do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, nas respectivas áreas de atuação,

I. exercer sua atividade com zelo, probidade e decoro e obedecer aos preceitos da ética profissional, da moral, do civismo e das leis em vigor, preservando a honra, o prestígio, e as tradições de suas profissões.

II. pertencer, no mínimo, a uma entidade associativa da respectiva classe, de caráter cultural e/ou sindical, da jurisdição onde exerce sua atividade profissional.

III. respeitar a vida humana desde a concepção até a morte, jamais cooperando em ato que voluntariamente se atente contra ela, ou que coloque em risco a integridade física ou psíquica do ser humano.

IV. apoiar as iniciativas que visam o aprimoramento cultural e a defesa dos legítimos interesses da respectiva classe.

Estão Corretas:

  • A.

    III e IV.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e IV.

  • E. I, II, III e IV.
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