Questões de Terapia Ocupacional da Instituto Ludus

Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional da Instituto Ludus para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na criança Deficiente Mental o desenvolvimento psicomotor obedece à mesma sequência evolutiva das fases do desenvolvimento da criança normal. A principal diferença é que:

  • A.

    Sustenta a cabeça mais cedo.

  • B.

    Não engatinha, começa a andar pulando a fase anterior.

  • C.

    Não tem equilíbrio nas pernas.

  • D.

    Senta-se mais ou menos aos 16 meses.

  • E.

    Na criança deficiente mental as fases ocorrem mais lentamente.

O Índice de Barthel é um instrumento frequentemente usado para avaliar a independência funcional e mobilidade em pacientes:

  • A.

    Idosos.

  • B.

    Adolescentes.

  • C.

    Esquizofrênicos com até 35 anos de idade.

  • D.

    Autistas.

  • E.

    Crianças.

Em relação ao Projeto Terapêutico Individual do paciente no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), julgue se certas ou erradas as proposições abaixo.

( ) Estes devem ser individualizados e incluir a participação do usuário, respeitando suas escolhas e limites.

( ) O projeto terapêutico deve visar à inserção social e à melhor qualidade de vida.

( ) O projeto terapêutico deve ser elaborado e executado por cada profissional da equipe individualmente e sem participação dos usuários.

( ) Ser flexível e ter metas claras, estabelecidas conforme a avaliação dos resultados alcançados.

( ) Deve ter como objetivos o aumento do conhecimento do paciente sobre os seus problemas, a sua autonomia afetiva, material e social, e o seu relacionamento social e político.

Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta:

  • A.

    C, C, C, C, C

  • B.

    C, E, E, C, C

  • C.

    C, C, E, C, C

  • D.

    E, E, C, C, E

  • E.

    E, C, C, E, E

A tríade sintomatológica: desatenção, hiperatividade e impulsividade se refere a/ao:

  • A.

    Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.

  • B.

    Autismo

  • C.

    Transtorno de Conduta Obsessivo.

  • D.

    Transtorno Compulsivo.

  • E.

    Síndrome fóbica.

Como você, terapeuta ocupacional da Prefeitura de Presidente Dutra, orientaria uma paciente com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral, com comprometimento leve do lado esquerdo do corpo, em relação às atividades da vida diária:

  • A.

    Passar a roupa com a mão esquerda segurando o ferro e a outra solta ao lado do corpo.

  • B.

    Lavar a louça com o braço esquerdo estendido ao lado do corpo e o braço direito sobre a pia executando a atividade.

  • C.

    Misturar a massa do bolo com o membro superior esquerdo estabilizando a travessa, posicionando-o entre o antebraço e o tronco, com a mão esquerda colocada em concha ao redor dela e a mão direita segurando a colher para misturar o bolo.

  • D.

    Varrer a casa segurando a vassoura com a mão esquerda sobre a direita.

  • E.

    Esfregar a roupa segurando a escova com a mão esquerda sobre a mão direita.

São exemplos de preensões que utilizam o polegar, EXCETO.

  • A.

    Palmar,

  • B.

    Em leque,

  • C.

    Em chave,

  • D.

    Trípode.

  • E.

    Interdigital

Um terapeuta ocupacional do Município de Presidente Dutra, que atua junto à pessoa com deficiência em serviços de especialidades de nível secundário ou terciário deve desenvolver as seguintes ações:

  • A.

    Avaliação e acompanhamento do uso de próteses.

  • B.

    Orientações para mobilidade ao deficiente visual e estimulação da fala para distúrbios de comunicação.

  • C.

    Detecção dos fatores de risco e atendimento de intercorrências.

  • D.

    Acompanhamento do uso de próteses e órteses e desenvolvimento de atividades de pesquisa.

  • E.

    Desenvolvimento de atividade de pesquisa e orientação de mobilidade.

Sobre os conceitos de Atividade, Ocupação e Trabalho, termos constantemente utilizados na prática e teoria da Terapia Ocupacional, analise as proposições e assinale verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) Atividades são ações humanas direcionadas a um objetivo;

( ) Ocupação se restringe às atividades de alimentação, higiene, vestuário e locomoção;

( ) Trabalho inclui atividades remuneradas com envolvimento empregatício;

( ) A ocupação contribui para a saúde e bem-estar, pois estrutura a vida cotidiana. Possui significado e valor pessoal para cada ser humano.

  • A.

    V, F, V, V;

  • B.

    F, F, V, V;

  • C.

    V, F, V, F;

  • D.

    F, F, F, V;

  • E.

    F, V, V, V.

São objetivos gerais da terapia ocupacional na abordagem sociocultural.

  • A.

    Criar e fazer avaliação de atividades físicas, podendo prestar atendimento individual ou em grupo.

  • B.

    Avaliar as funções de docência, pesquisa, consultoria e supervisão.

  • C.

    Atuar utilizando como recurso terapêutico o movimento, a percepção, a aprendizagem, a afetividade, e a cultura.

  • D.

    Elaborar planos de reabilitação e adaptação social, buscando desenvolver no paciente autoconfiança e orientando-o quanto a seus direitos de cidadão.

  • E.

    Trabalhar em lugares como creches e presídios.

Sobre o Modelo do Processo de Terapia Ocupacional Humanista, analise as proposições abaixo:

I - A principal característica do trabalho, nesse modelo, é a existência de padrões preestabelecidos para o seu desenvolvimento.

II - O cliente determina os caminhos a percorrer para retomar uma vida saudável e o estado de saúde.

III - Deve seguir as consagradas divisões do processo de Terapia Ocupacional em encaminhamento, entrevista inicial, avaliação, elaboração de programa detratamento e intervenção.

IV- Centra-se na aplicação de provas e testes.

Marque a alternativa CORRETA

  • A.

    Apenas a proposição II está correta.

  • B.

    Apenas as proposições I e II estão corretas.

  • C.

    Apenas as proposições I e II estão corretas.

  • D.

    Apenas a proposição IV está correta.

  • E.

    Apenas as proposições II e IV estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...