Questões de Terapia Ocupacional da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

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Nos estudos dos quadros neurológicos, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    as lesões decorrentes do Sistema Nervoso Central (AVC) são focais, localizadas em áreas específicas, onde os comprometimentos são relacionados a determinadas áreas do cérebro

  • B.

    a atuação terapêutica ocupacional, após avaliação, é direcionada às áreas do desempenho ocupacional, incluindo autocuidado, mobilidade, atividades práticas do ambiente, atividades funcionais, dentre outras.

  • C.

    nesse quadro, muitas vezes, as habilidades cognitivas de nível superior, como raciocínio, concentração, segurança, julgamento, etc., estão comprometidas.

  • D.

    nesse quadro, muitas vezes, as habilidades cognitivas de nível superior, como raciocínio, concentração, segurança, julgamento, etc., estão comprometidas.

  • E.

    dentre os problemas motores em pacientes neurológicos, identifica-se a assimetria, movimento anormal, movimento em massa, ausência de reações automáticas, falta de coordenação, deficiências sensitivas, etc.

A criança com paralisia cerebral necessita de intervenção que crie oportunidades de descobrir e aprender interagindo com o ambiente. Nesse caso, NÃO podemos afirmar que

  • A.

    na avaliação da criança com paralisia cerebral, devem ser avaliados pontos como alterações do tônus muscular, capacidade seletiva para os movimentos, manutenção e mudanças de posturas, habilidades cognitivas, funções sensoriais, etc.

  • B.

    no tratamento, a criança recém-nascida com paralisia cerebral necessita de vivência do "rolamento-endireitamento", como uma posição que facilita a musculatura, favorecendo a coordenação para o desenvolvimento psico-motor.

  • C.

    os movimentos são fontes de prazer, portanto, deve-se proporcionar constantes mudanças de posturas, de ambiente e de variação de posição para crianças com paralisia cerebral espástica e extrapiramidal

  • D.

    existe relação direta entre a coordenação visual e a postura. A visão tem influência no controle visual e na ativação da retificação e endireitamento da cabeça. O estímulo em se manipular de frente favorece o alinhamento

  • E.

    a bimanualidade e o cruzamento da linha média devem estar presentes no desenvolvimento das atividades, enfocando o aprimoramento dos componentes falhos e indicando e/ou confeccionando adaptações

O termo paralisia cerebral refere-se a um conjunto de afecções, que atinge o sistema nervoso imaturo, da fase embrionária até dois anos. Em relação a esse quadro, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    o quadro instalado é não progressivo, embora freqüentemente mutável, de distúrbios motores (tônus e postura) secundários à lesão do cérebro em desenvolvimento.

  • B.

    as causas da paralisia cerebral são de origem pré-natal (infecções congênitas), peri-natal (encefalopatia hipóxica-isquêmica) ou pós-natal (meningoencefalites). No Brasil, as causas per-natais são as mais freqüentes.

  • C.

    é classificada de acordo com o tipo e a distribuição do comprometimento: espástico (sistema piramidal), extrapiramidal (dos núcleos de base), atáxico (cerebelo) misto (mais de um tipo).

  • D.

    o déficit cognitivo acomete de 50 a 60% na paralisia cerebral, gerando limitações graves na capacidade de agir, de realizar atividades práticas do cotidiano. Essas alterações não interferem na evolução motora da criança.

  • E.

    o conhecimento da idade de aquisição das etapas motoras auxilia a determinar o potencial de deambulação da criança espástica, em que se observam as reações de proteção perante desequilíbrio na posição ortostática.

A idéia de que a ocupação traz benefícios aos indivíduos adoecidos vem desde a Idade Antiga. Dessa forma, é INCORRETO dizer que

  • A.

    a ocupação foi descoberta como forma de tratamento nos primórdios da história da civilização, nos templos religiosos, onde apenas era utilizado o trabalho com fins terapêuticos.

  • B.

    na Idade Média, os preconceitos e a ignorância isolaram os doentes mentais, passando o uso da ocupação com fins terapêuticos por um período de quase inatividade, tendo sido retomada com Frei Joffé, na Espanha e Pinel, na França

  • C.

    a Revolução Francesa foi a grande responsável pelo ressurgimento das técnicas ocupacionais de terapia, definindo novas idéias à defesa do ser humano.

  • D.

    o ressurgimento da ocupação terapêutica ocorreu após a guerra mundial, quando surgiram as primeiras necessidades de profissionais especializados na área.

  • E.

    no Brasil, a ocupação cons fins terapêuticos surgiu pela influência da Revolução Francesa e pela vinda da família real, sendo em 1854, no Hospício Pedro II, instituída como tratamento.

Em relação aos conhecimentos da ocupação terapêutica, é INCORRETO afirmar.

  • A.

    A análise de atividades é uma forma utilizada para compreender as atividades, os componentes do desempenho necessários para fazê-las e seus significados culturais.

  • B.

    Os problemas do desempenho ocupacional, o contexto do desempenho e a compreensão da interação da pessoa com a atividade são necessários para a evolução da análise da atividade e para a descoberta de seu potencial terapêutico.

  • C.

    Os princípios da utilização da atividade humana como recurso terapêutico se baseiam no desempenho ocupacional e seus componentes, em que deve ser feito o registro dos desempenhos regulares dos pacientes.

  • D.

    O parâmetro mais comumente focalizado na intervenção terapêutica ocupacional é o grau de independência no desempenho ocupacional

  • E.

    Os componentes da ocupação são dois: a produtividade e o lazer, que são definidos como atividades que fazem a pessoa se sentir produtiva, de forma remunerada ou voluntária e atividades de divertimento, criativas, etc.

A equipe interdisciplinar compreende um conjunto de profissionais que possuem valores, objetivos, formações próprias e necessitam construir um projeto comum. Baseando-se nessa afirmativa, é INCORRETO afirmar.

  • A.

    Os membros da equipe interdisciplinar devem compartilhar um conceito comum das preocupações com os pacientes e uma filosofia comum de controle de cuidados.

  • B.

    A intervenção interdisciplinar bem sucedida envolve um processo de colaboração mútua, durante o qual os profissionais elaboram um programa de tratamento segmentado pelas áreas de atuação, com abordagens específicas

  • C.

    Os membros da equipe possuem funções inter-relacionadas, devendo ter conhecimento das funções uns dos outros para que possam contribuir conjuntamente no tratamento, desenvolvendo uma compreensão compartilhada do paciente.

  • D.

    Na equipe interdisciplinar, a quantidade e a natureza da supervisão são determinadas pela estrutura do ambiente, pelas funções e experiências desempenhadas pelos profissionais

  • E.

    O profissional na avaliação constrói sua própria interpretação da experiência de vida do paciente. Na ação conjunta, a equipe reconstrói a interpretação para criar uma imagem unificada, a partir da diversidade de suas expectativas individuais.

O desenvolvimento das Atividades da Vida Diária (AVDs) é um recurso próprio utilizado pelo Terapeuta ocupacional. De acordo com essa afirmação, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    as AVDs referem-se aos cuidados pessoais, sua manutenção, seu treinamento para retorno das habilidades ou adaptação, buscando uma nova forma de agir, visando à independência.

  • B.

    a capacidade de mobilidade articular, força muscular nos limites aceitáveis, coordenação motora fina e grossa são condições mínimas para o indivíduo desenvolver suas Atividades da Vida Diária.

  • C.

    a transferência refere-se ao movimento em uma mesma superfície, mudando de posição, como se virar na cama, empurrar a cadeira de rodas, etc.

  • D.

    na indicação das AVDs e AIVDs em um planejamento, em reabilitação, considera-se, na análise, o desempenho que já consegue realizar de forma independente.

  • E.

    no caso em que os fatores limitantes não forem passíveis de mudanças, o terapeuta ocupacional deve indicar adaptações e promover treinamento para utilização destas.

o terapeuta ocupacional utiliza o fazer em todos os seus desdobramentos e sua inter-relação como recurso terapêutico quando o paciente já se encontra em condições de perceber a si mesmo e ao ambiente em que se encontra inserido.

  • A.

    o terapeuta ocupacional utiliza o fazer em todos os seus desdobramentos e sua inter-relação como recurso terapêutico quando o paciente já se encontra em condições de perceber a si mesmo e ao ambiente em que se encontra inserido.

  • B.

    a utilização da atividade extrapola, em si, sua materialidade, objetividade, incluindo os aspectos adequados simbólicos e subjetivos

  • C.

    os processos criativos são construtivos globais em Terapia Ocupacional, pois desenvolvem a personalidade do indivíduo, o modo de diferenciar-se e ordenar-se perante o mundo.

  • D.

    o indivíduo, ao realizar uma atividade, transforma-a em ocupação, na qual seu organismo e psiquismo são direcionados pelo processo terapêutico

  • E. a atividade humana inserida em uma realidade social que leva o homem a criar, expressando não apenas seus sentimentos, mas projetando seu contexto social.

O instrumento de intervenção da Terapia Ocupacional é a atividade humana. De acordo com essa iniciativa, NÃO podemos dizer que

  • A.

    na análise das atividades, são identificados componentes desta para as indicações terapêuticas direcionadas às necessidades dos indivíduos

  • B.

    a abordagem e o desenvolvimento da atividade junto ao indivíduo, ou mesmo, ao grupo, estão relacionados aos objetivos do tratamento e às concepções teóricas que fundamentam sua prática profissional.

  • C.

    na realização de uma atividade terapêutica, existe a necessidade da confecção de um produto concreto que será o veículo para a análise de projeções, da praticidade, da temporalidade, não existindo direcionamento para a subjetividade.

  • D.

    alguns aspectos são fundamentais para a indicação terapêutica, como a identificação do problema, os objetivos do tratamento, a abordagem teórica, os interesses e as habilidades.

  • E.

    a análise biomecânica da atividade inicia pela colocação exata dos instrumentos e equipamentos selecionados em relação ao indivíduo em tratamento.

A avaliação terapêutica ocupacional representa a fase inicial da intervenção, fornecendo subsídios para o programa de tratamento. Portanto, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a avaliação necessita de tempo especial do terapeuta ocupacional para ser bem elaborada, proporcionando uma visão pormenorizada do indivíduo, de suas possibilidades e dificuldades, seu grau de sensibilidade e a extensão do comprometimento da funcionalidade.

  • B.

    o grau de incapacidade analisado na avaliação possibilitará uma visão da função motora, sensibilidade, a práxis no cotidiano, orientação têmporo-espacial e independência nas AVDs e AIVDs.

  • C.

    na avaliação sensorial, deve-se empregar meios com estímulos apropriados para cada modalidade sensorial, observando às respostas a cada situação.

  • D.

    na avaliação do indivíduo com padrões inadequados de desenvolvimento sensório-motor, cognitivo e comportamental, o terapeuta ocupacional necessita conhecer os padrões anormais de desenvolvimento humano para compreensão do problema.

  • E.

    é na avaliação que se estabelece o primeiro contato para a relação terapeuta-paciente, que deve incitar pressupostos de credibilidade e confiabilidade, observando o paciente e suas expressões associadas à realização da entrevista.

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