Questões de Terapia Ocupacional da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à análise de atividades, NÃO podemos afirmar que

  • A.

    o terapeuta ocupacional deve identificar o problema do indivíduo, o objetivo do tratamento, a abordagem teórica e os interesses pessoais do indivíduo para uma indicação das atividades terapêuticas ocupacionais analisadas.

  • B.

    na análise das atividades deve-se identificar as capacidades necessárias para realizá-las e os aspectos que podem melhorar, se a pessoa desempenhá-la de modo satisfatório aos objetivos do tratamento.

  • C.

    no tratamento de indivíduo com problemas de integração sensorial, a análise de atividade mais indicada é a neurocomportamental.

  • D.

    a análise de atividade deve nortear-se pelo modelo centrado no quadro patológico, nas alterações corporais e no desempenho ocupacional, sendo as questões subjetivas excluídas nesse momento para a exatidão da análise.

  • E.

    a análise da atividade de elemento pode levar a um esvaziamento pessoal e social, pois deve ser considerada a atividade e o sujeito em atividade.

Na análise da atividade do desempenho ocupacional, NÃO podemos afirmar que

  • A.

    na clínica traumato-ortopédica, a análise de atividades no atendimento a indivíduos tem o direcionamento, apenas, na visão biomecânica

  • B.

    a análise de atividade ocorre em três níveis: ênfase na tarefa, na teoria e no indivíduo.

  • C.

    é necessário distinguir a "análise em si" da "análise da ação do sujeito que a realiza", sendo o primeiro o estudo da atividade, e o outro, a análise do fazer singular do sujeito.

  • D.

    analisar uma atividade é assumir uma postura diante do ato de conhecer o objeto e o sujeito, entendendo o desempenho ocupacional como produto da interação sujeito-ambiente-ocupação.

  • E.

    o resultado da análise da atividade possibilita a avaliação da indicação terapêutica quanto às potencialidades e dificuldades do sujeito, a necessidade de adaptações e o atendimento dos objetivos do tratamento.

A avaliação em Terapia Ocupacional envolve a coleta de dados e sua interpretação. Sobre isso, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a avaliação resulta do diagnóstico do nível de desempenho do usuário

  • B.

    para a aplicação de testes na avaliação, são necessários estudos de validação e confiabilidade para monitoramento da evolução do tratamento.

  • C.

    na reabilitação, a unidade de análise na avaliação é o indivíduo e a relação com seu meio.

  • D.

    as técnicas de avaliação quanto ao nível de desenvolvimento motor, à força muscular e à sensibilidade, dentre outros aspectos, devem ser mensuradas e observadas.

  • E.

    na avaliação do desempenho ocupacional, como no autocuidado e mobilidade, não deve ser incluída a função social, pois não tem relevância no primeiro momento.

A prática da Terapia Ocupacional está centrada na análise da atividade e na sua indicação terapêutica. Sobre isso, é INCORRETO dizer que

  • A.

    o processo da criação, do fazer é um estado de crescimento contínuo, necessário à qualidade de vida do indivíduo criativo quanto a sua possibilidade de dar forma aos fenômenos individuais e coletivos.

  • B.

    a atividade de acordo com sua complexidade deve ser utilizada como facilitação da criação de um campo em que a expressão, a informação e a comunicação são promotoras do vínculo terapêutico.

  • C.

    a análise da atividade enfatiza na tarefa às habilidades necessárias para execução das mesmas, considerando o significado cultural, potencial terapêutico do indivíduo, capacidades e limitações.

  • D.

    a observação sistemática do movimento humano, independente da disfunção ocupacional do usuário, fundamenta a análise de atividades e a indicação terapêutica no modelo de Ocupação Humana.

  • E.

    as indicações das atividades terapêuticas levam à experimentação de novas formas do fazer, do criar, do captar o mundo, trocar, relacionar-se com sua própria produção.

A atividade humana é o objeto de estudo da Terapia ocupacional, sendo INCORRETO afirmar que

  • A.

    o terapeuta ocupacional deve monitorar o método do usuário em executar as atividades terapêuticas, não esperando resultados padronizados para todo indivíduo, observando as singularidades.

  • B.

    os aspectos psicossociais de uma atividade são considerados no momento da indicação terapêutica .

  • C.

    a análise motora das atividades deve ser realizada, apenas, no modelo biomecânico, não sendo validado qualquer outro modelo, pois outros aspectos subjetivos não interferem.

  • D.

    a adaptação de uma atividade é o processo de modificar uma ocupação (jogo, esporte, trabalho, etc), para se atingir o objetivo terapêutico como graduação de movimentos.

  • E.

    no processo terapêutico ocupacional, é vital que o usuário compreenda a razão pela qual uma atividade é feita de modo adaptado.

Na utilização de aparelhos, a orientação do profissional é fundamental para atingir os objetivos dessa indicação terapêutica. Portanto, NÃO podemos afirmar que

  • A.

    o aparelho estabilizador de dedo pode ser ajustado para estabilizar uma ou mais articulações de um dedo na posição flexionada ou estendida.

  • B.

    no planejamento do tratamento e da adaptação de uma disfunção de um membro, o conhecimento das habilidades motoras mantidas pelo usuário, nos demais membros, não é considerado nesse processo.

  • C.

    a melhora do desempenho com a adaptação, está diretamente relacionada à redução da dor, do edema e da espasticidade.

  • D.

    quando o usuário mantém alguns movimentos espontâneos, mesmo padronizados, no membro afetado, implica em um bom prognóstico, devendo o terapeuta estar atento a excessos e fadigas.

  • E.

    o posicionamento do membro afetado deve ser acompanhado, diretamente, pelo terapeuta ocupacional, levando em conta as informações, a autonomia e as necessidades do usuário.

Na tecnologia assistiva, na indicação de aparelhos, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    os aparelhos devem acompanhar os contornos da mão e do braço o máximo possível.

  • B.

    os plásticos de baixa temperatura utilizados devem ser aquecidos e moldados diretamente no usuário, devendo estar o membro protegido com pano seco.

  • C.

    o aparelho não deve restringir, desnecessariamente, o movimento que o usuário tem, prestando atenção ao cumprimento ideal para a adaptação.

  • D.

    a verificação de controle da adaptação só é realizada após longo período da utilização desta, quando o programa de treinamento da adaptação estiver em fase de conclusão.

  • E.

    na orientação do usuário, devem ser repassados critérios e recomendações do uso do aparelho e dos períodos de repouso, quando o aparelho é retirado para repouso do membro.

Em relação ao contexto histórico da Terapia Ocupacional, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a ocupação desde a Antigüidade foi utilizada como medida de cuidado e assistência a doentes

  • B.

    no Brasil, a ocupação com fins terapêuticos passou a ser utilizada, apenas, com a abertura dos cursos de Terapia Ocupacional a partir de 1960.

  • C.

    o primeiro sinal da especificidade da Terapia Ocupacional, se expressa quando esta passou a ser qualificada pela ocupação e não a ocupação pela terapia.

  • D.

    no primeiro curso profissionalizante, foi utilizado o treinamento de hábitos como primeiros passos para construção técnica da profissão.

  • E.

    em Pernambuco, a Terapia Ocupacional tem seu destaque em Saúde Mental através das idéias e ações de Ulisses Pernambucano.

Os modelos teóricos da Terapia Ocupacional apresentam concepções diferenciadas. Nesse aspecto, NÃO podemos afirmar que

  • A.

    o Modelo humanista é centrado na relação terapêutica, nas relações humanas com padrões pré-estabelecidos para seu desenvolvimento.

  • B.

    no Modelo Materialista-Histórico, a Terapia Ocupacional visa à autonomia do indivíduo, por ser considerado um ser potencialmente transformador da realidade.

  • C.

    o Modelo Positivista compreende a saúde , como ausência de doença, processo biológico vivido pelo indivíduo, tendo pouca flexibilidade no modelo.

  • D.

    no Modelo Humanista, a Terapia Ocupacional visa ao autoconhecimento do indivíduo através da reflexão nas atividades terapêuticas.

  • E.

    a concepção positivista do homem e da doença, deriva para correntes organicistas e biológicas, considerando a sociedade como fruto da divisão de classes sociais, relações de trabalho-trabalhador e visão econômica e cultural.

Em relação aos quadros nosológicos apresentados na Saúde Mental, NÃO podemos dizer sobre a atuação da Terapia Ocupacional que

  • A.

    dependendo do nível da gravidade, a depressão afeta todas as áreas do desempenho, gerando retardo psicomotor com lentificação das funções motoras e cognitivas. Portanto, o profissional deve considerar a abordagem corporal no tratamento.

  • B.

    o autismo caracteriza-se pelo déficit na disfunção social, desvio de comunicação e interesses e comportamentos restritivos e repetitivos. A abordagem terapêutica ocupacional deve enfatizar a redução dos movimentos repetitivos, para melhorar a aceitação social da criança

  • C. nos quadros hipomaníacos, é necessário intervenção do terapeuta ocupacional, para mediar as relações grupais e sociais, que são prejudicadas pelo excesso de atividades verbais e motoras por parte do paciente.

  • D. nos quadros hipomaníacos, é necessário intervenção do terapeuta ocupacional, para mediar as relações grupais e sociais, que são prejudicadas pelo excesso de atividades verbais e motoras por parte do paciente.

  • E.

    o terapeuta ocupacional lida comumente com indivíduos com sintomas de demência, seja por Acidente Vascular Cerebral, Doença de Parkinson, Mal de Alzheimer, etc,. Nesses casos, deve direcionar o atendimento aos aspectos cognitivos, de motivação e adequação do ambiente.

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