Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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É competência das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações – Jari:

  • A.

    treinar os agentes de fiscalização de trânsito.

  • B.

    efetuar levantamento dos locais de acidentes de trânsito e dos serviços de salvamento de vítimas.

  • C.

    emitir as notificações das atuações de trânsito em até 30 (trinta) dias.

  • D.

    controlar a programação e a atuação dos agentes de trânsito.

  • E.

    solicitar informações complementares aos órgãos e entidades executivas de trânsito e executivos rodoviários, relativas aos recursos, para possibilitar a análise da situação recorrida.

Os locais destinados a postos de abastecimento de combustíveis, oficinas, estacionamentos ou garagens de uso coletivo deverão ter suas entradas e saídas devidamente identificadas, na forma regulamentada pelo

  • A.

    Conselho Nacional de Trânsito − CONTRAN.

  • B.

    Departamento Nacional de Trânsito − DENATRAN.

  • C.

    Sistema Nacional de Trânsito.

  • D.

    Departamento Estadual de Trânsito − DETRAN.

  • E.

    Conselho Estadual de Trânsito − CETRAN ou pelo Conselho de Trânsito do Distrito Federal − CONTRANDIFE.

O diferencial no sistema de tração de um veículo tem por função

  • A.

    impedir o travamento das rodas.

  • B.

    aumentar a rotação do eixo motriz.

  • C.

    impedir as rodas de patinarem.

  • D.

    alterar a velocidade de rotação das rodas motrizes nas curvas.

  • E.

    aumentar a transferência de potência do motor às rodas motrizes em pisos molhados e na lama.

Julgar os recursos interpostos contra decisões das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações − JARI compete

  • A.

    aos Conselhos Estaduais de Trânsito − CETRAN e ao Conselho de Trânsito do Distrito Federal − CONTRANDIFE.

  • B.

    aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos municípios.

  • C.

    aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados.

  • D.

    ao Departamento Nacional de Trânsito − DENATRAN.

  • E.

    às Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal.

Após trocar os pneus dianteiros do automóvel, o motorista observou que a direção do veículo tremia ao ultrapassar a velocidade de 50 km/h. A causa desse defeito poderá ser devida

  • A.

    aos amortecedores de suspensão.

  • B.

    aos amortecedores da direção.

  • C.

    à falta de fluido de direção hidráulica.

  • D.

    ao excesso de folga no setor.

  • E.

    ao desbalanceamento dos pneus.

Encaminhar aos órgãos e entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários informações sobre problemas observados nas autuações e apontados em recursos, e que se repitam sistematicamente, é de competência

  • A.

    do CONTRAN − Conselho Nacional de Trânsito.

  • B.

    das Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal.

  • C.

    das JARI − Juntas Administrativas de Recursos de Infrações.

  • D.

    das Prefeituras Municipais.

  • E.

    dos Conselhos Estaduais de Trânsito − CETRAN e do Conselho de Trânsito do Distrito Federal − CONTRANDIFE.

Um veículo, ao deslocar-se em pisos irregulares, apresenta ruído elevado na suspensão dianteira. Considere as seguintes afirmações.

I. O ruído é causado por folga excessiva nos pivôs da suspensão.

II. O ruído é causado pelo desgaste das borrachas e amortecedores.

III. O ruído é causado por pneus com baixa pressão.

É(são) possível(is) causa(s) desse ruído

  • A.

    todas as afirmações.

  • B.

    nenhuma das afirmações.

  • C.

    apenas a afirmação I.

  • D.

    apenas a afirmação II.

  • E.

    apenas duas das afirmações.

Um motor ista, ao aproximar -se do seu automóvel , observa que um dos pneus apresentava uma mancha de óleo muito fluido na porção inferior. Verificou que o nível do óleo do cárter estava correto. Qual a causa mais provável da mancha?

  • A.

    Vazamento do radiador.

  • B.

    Der ramamento do elet ról i to da bater ia.

  • C.

    Vazamento do líquido de freio pelo cilindro do cubo.

  • D.

    Vazamento do óleo do carter através do retentor.

  • E.

    Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

No sistema de freios dos veículos automotores, qual o nome do elemento mecânico que gera pressão no circuito hidráulico, provocando a frenagem das rodas?

  • A.

    Setor.

  • B.

    Diferencial.

  • C.

    Cilindro mestre.

  • D.

    Junta homocinética.

  • E.

    Árvore de manivelas.

Leia as afirmativas a seguir.

I. Tanto no motor diesel quanto no movido a gasol ina a explosão ocor re por compressão, dispensando a faísca provocada pelas velas.

II. Os óleos lubrificantes para os motores a gasolina e a diesel são específicos para cada tipo de motor, não podendo ser usados indistintamente.

III. A tensão nas correias deve ser verificada periodicamente para evitar que ao deslizarem sobre as polias sofram desgaste e tenham a vida útil diminuída.

Qual(is) está(ão) correta(s)?

  • A.

    Apenas a afirmativa I.

  • B.

    Apenas as afirmativas II e III.

  • C.

    Apenas a afirmativa III.

  • D.

    Apenas a afirmativa II.

  • E.

    Apenas as afirmativas I e III.

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