Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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Com base nas informações recebidas de cada um dos sensores de velocidade das rodas, a unidade de comando ABS emite sinais para os seguintes componentes da unidade hidráulica:

  • A.

    cilindro mestre e bomba de alívio de pressão.

  • B.

    válvulas eletromagnéticas e câmara acumuladora eletropneumática.

  • C.

    câmara acumuladora eletropneumática e bomba de alívio de pressão.

  • D.

    válvulas eletromagnéticas e bomba de alívio de pressão.

  • E.

    cilindro de roda e câmara acumuladora eletropneumática.

Durante a substituição do fluído de freio deve-se realizar a sangria completa do sistema com

  • A.

    álcool etílico.

  • B.

    álcool isopropílico.

  • C.

    fluído de freio limpo.

  • D.

    mistura equilibrada de fluído limpo com álcool anidro.

  • E.

    vaselina líquida neutra.

Indique abaixo a afirmativa incorreta.

  • A.

    A Câmara Interministerial de Trânsito, constituída de dez Ministérios, tem o objetivo de harmonizar os respectivos orçamentos destinados às questões de trânsito.

  • B.

    O Conselho Nacional de Trânsito, constituído de representantes de sete Ministérios, tem por competência, dentre outras, estabelecer as normas regulamentares referidas no Código de Trânsito Brasileiro.

  • C.

    O CONTRAN conta com seis Câmaras Temáticas, cada qual com treze membros titulares e respectivos suplentes.

  • D.

    O Fórum Consultivo de Trânsito, colegiado constituído de 54 representantes, e igual número de suplentes, dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, tem por finalidade assessorar o CONTRAN em suas decisões.

  • E.

    O Departamento Nacional de Trânsito, órgão executivo máximo da União, tem por finalidade, dentre outras, a coordenação e a supervisão dos órgãos delegados e a definição da Política Nacional de Trânsito.

A utilização de rodas e pneus com largura maior do que as medidas originais ocasiona

  • A.

    melhor comportamento em manobras de baixa velocidade.

  • B.

    maior desgaste nos conjuntos articulados da suspensão.

  • C.

    melhoria de aderência em pistas molhadas e irregulares.

  • D.

    maior conforto em pistas com irregularidades.

  • E.

    menor desgaste de pneus e amortecedores.

NÃO compete aos órgãos e às entidades executivos de trânsito dos Municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito no âmbito de sua circunscrição:

  • A.

    promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas.

  • B.

    implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os dispositivos e os equipamentos de controle viário.

  • C.

    executar a fiscalização de trânsito no exercício regular do Poder de Polícia de Trânsito.

  • D.

    implantar, manter e operar sistema de estacionamento rotativo pago nas vias.

  • E.

    elaborar estudos e projetos de alterações na legislação e normas de trânsito.

A identificação do desgaste da banda de rodagem dos pneus se faz

  • A.

    pela observação das referências TWI no pneu.

  • B.

    quando os sulcos da banda de rodagem estão 90% menores.

  • C.

    pelo surgimento de filamentos de aço ou lonas na banda de rodagem.

  • D.

    quando desaparecem 95% dos sulcos da banda de rodagem.

  • E.

    quando desaparecem 5% dos sulcos da banda de rodagem.

NÃO compete à Polícia Rodoviária Federal no âmbito das rodovias e estradas federais:

  • A.

    efetuar levantamento dos locais de acidentes de trânsito e dos serviços de atendimento, socorro e salvamento de vítimas.

  • B.

    promover e participar de projetos e programas de educação e segurança, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo CONTRAN.

  • C.

    elaborar estudos sobre acidentes de trânsito e suas causas, adotando ou indicando medidas operacionais preventivas e encaminhando-os ao órgão rodoviário federal.

  • D.

    estabelecer e implementar as medidas da Política Nacional de Segurança e Educação de Trânsito.

  • E.

    adotar medidas de segurança relativas aos serviços de escolta e ao transporte de carga indivisível.

Um veículo apresentando excessiva oscilação em curvas e pistas onduladas pode estar com problemas

  • A.

    nos coxins e batentes da suspensão.

  • B.

    nas articulações da suspensão.

  • C.

    nas molas da suspensão.

  • D.

    nos amortecedores.

  • E.

    nos eixos dianteiro e traseiro.

NÃO compete ao órgão máximo executivo de trânsito da União:

  • A.

    estabelecer, cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e diretrizes estabelecidas.

  • B.

    reprimir a prática de atos de improbidade contra a fé pública, o patrimônio ou a administração pública ou privada, referentes à segurança do trânsito.

  • C.

    estabelecer procedimentos sobre a aprendizagem e a habilitação de condutores de veículos.

  • D.

    organizar e manter o Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM.

  • E.

    estabelecer modelo-padrão de coleta de informações sobre as ocorrências de acidentes de trânsito e as estatísticas do trânsito.

O volante de direção de um veículo apresenta trepidação quando o veículo atinge uma velocidade de aproximadamente 80 km/h, desaparecendo quando atinge 100 km/h. Isso indica que

  • A.

    as rodas dianteiras estão desalinhadas.

  • B.

    as rodas traseiras estão desbalanceadas.

  • C.

    as rodas dianteiras estão desbalanceadas.

  • D.

    a caixa de direção apresenta folga no mecanismo.

  • E.

    as rodas traseiras estão desalinhadas.

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