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As luzes de emergência (pisca-alerta) devem ser utilizadas pelos condutores
em operações de carga e descarga em locais proibidos.
na circulação abaixo da velocidade mínima permitida.
na circulação sob chuva ou garoa.
na circulação sob neblina intensa.
nas imobilizações ou situações de emergência.
O condutor, ao entrar em um túnel, deverá acender os faróis baixos do veículo
ou, alternativamente, as luzes de posição.
ou, alternativamente, as luzes de emergência.
apenas se o túnel não tiver iluminação artificial.
em qualquer situação.
apenas no período noturno.
O condutor, ao ingressar em uma via, saindo de um lote lindeiro, deverá dar preferência
aos pedestres e aos demais veículos em circulação.
aos pedestres e apenas aos veículos de transporte coletivo.
apenas aos pedestres.
aos pedestres e apenas aos veículos que estejam se aproximando pelo seu lado direito.
aos pedestres e apenas aos veículos que estejam se aproximando pelo seu lado esquerdo.
A operação de carga e descarga é equiparada
ao estacionamento sobre o passeio.
à imobilização do veículo por falta de combustível.
ao estacionamento do veículo.
à parada do veículo.
à operação de embarque e desembarque de passageiros.
Os veículos para atendimento de emergências: bombeiros, polícia e ambulâncias, dentre outros, têm prioridade de trânsito
em quaisquer situações.
quando em serviço de urgência e desde que estejam utilizando dispositivos luminosos e sonoros.
apenas quando precedidos de batedores.
apenas nas vias urbanas.
apenas nas vias congestionadas.
Os objetivos básicos do Sistema Nacional de Trânsito são, dentre outros,
rever periodicamente toda a legislação de trânsito.
estabelecer as penalidades para condutores infratores.
promover o intercâmbio com os sistemas de trânsito de outros países.
fixar os valores das multas e demais penalidades por infração de trânsito.
estabelecer diretrizes para a segurança, fluidez, conforto, defesa ambiental e educação para o trânsito.
Os danos causados aos cidadãos por ação, omissão ou erro na execução de projetos e serviços que não assegurem o direito a um trânsito seguro são responsabilidade exclusiva
dos órgãos executivos rodoviários dos Estados e da União.
das Polícias Rodoviárias Estaduais e Federal.
dos componentes do Sistema Nacional de Trânsito, no âmbito das respectivas competências.
dos Departamentos Estaduais de Trânsito - Detran.
dos órgãos municipais de trânsito.
A ultrapassagem de um veículo pelo seu lado direito é
permitida apenas quando o outro veículo for um caminhão.
permitida apenas quando o outro veículo for um ônibus.
proibida em qualquer situação.
permitida apenas quando o outro veículo estiver sinalizando para realizar uma conversão à esquerda.
permitida apenas quando o outro veículo estiver trafegando em menor velocidade.
Trânsito e Serviço de Transporte - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Dirigir defensivamente requer que o motorista, além de conhecer o próprio veículo, observe determinadas recomendações de segurança, a fim de evitar acidentes e(ou) danos a si e a outros. Nesse sentido,
motoristas prestadores de serviço, a exemplo de motoristas de órgãos públicos, devem ter, sempre à mão, além da reserva de combustível do próprio tanque do automóvel, algum combustível armazenado em um outro recipiente.
Trânsito e Serviço de Transporte - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Após envolver em acidente com vítima o veículo que conduzia, Márcia, sucessivamente,
Em face dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Na situação I, caso realizasse seu intento, Márcia teria cometido um crime de trânsito sujeito à pena de detenção ou multa.
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