Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Inicialmente, em qual país foi utilizada a "análise dos custos-benefícios", no campo dos transportes?
Japão;
Inglaterra;
Estados Unidos;
Canadá
Qual dos modos de transporte abaixo não é analisado para o desenvolvimento de redes alternativas de transporte público?
Ônibus;
Metrô;
Táxi;
Ferrovias suburbanas.
Dependendo do método usado, o fator de crescimento de distribuição de viagens (transporte) pode ser:
Obrigatoriamente simples;
Binário ou composto;
Tríplice ou uma combinação de vários fatores;
Simples ou uma combinação de vários fatores.
Quanto às características de uma viagem (transporte), quais são os dois fatores mais significativos para a escolha modal?
Destino e meio de transporte;
Destino e condição social dos pedestres;
Propósito e comprimento da viagem;
Apenas o propósito da viagem.
Dentre os fatores do uso do solo utilizados para políticas de transporte, pode-se afirmar que o uso do solo pelo comércio e indústria, como geradores de empregos, é também importante para :
O estudo de geração de viagens;
O estudo do índice de doenças cardíacas nos cidadãos;
O estudo de geração de renda;
O estudo de geração de tributos.
Nas zonas de emprego e da área central, a medida da intensidade do uso do solo é feita:
Em termos de número de habitações;
Em termos de quantidade de veículos;
Em termos de quantidade de veículos e pedestres;
Em termos da taxa de uso ou do índice espacial.
"Fluxo interzonal" refere-se à parte do processo de planejamento de transportes que relaciona um certo número de viagens com origem numa determinada zona X um determinado número de viagens com destino em outras zonas. Na terminologia brasileira, também é conhecido como:
Fluxo de rede;
Fluxo de transporte;
Distribuição de viagens;
Distribuição de transporte planejado.
A parte do processo que atribui um dado número de viagens a um determinado sistema ou rede de transportes, é denominada, segundo Michael Bruton:
Atribuição de processo;
Atribuição de tráfego;
Atribuição de manejamento;
Atribuição de demanda.
Dentre os conceitos abaixo, qual é o mais utilizado para estimar a proporção de viagem que será efetuada por automóveis?
Custos generalizados;
Custos derivados;
Custos de viabilização;
Custos futuros.
No processo de coleta de dados básicos para um planejamento de transportes, antes que os dados de uso do solo, população, padrões econômicos e de viagens possam ser coletados, é necessário que se defina, prioritariamente:
A área para a qual o estudo de transportes será dirigido;
O padrão de viagens de qualquer mês;
O estudo de pesquisa domiciliar;
O tipo de entrevista nas margens das rodovias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...