Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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Inicialmente, em qual país foi utilizada a "análise dos custos-benefícios", no campo dos transportes?

  • A.

    Japão;

  • B.

    Inglaterra;

  • C.

    Estados Unidos;

  • D.

    Canadá

Qual dos modos de transporte abaixo não é analisado para o desenvolvimento de redes alternativas de transporte público?

  • A.

    Ônibus;

  • B.

    Metrô;

  • C.

    Táxi;

  • D.

    Ferrovias suburbanas.

Dependendo do método usado, o fator de crescimento de distribuição de viagens (transporte) pode ser:

  • A.

    Obrigatoriamente simples;

  • B.

    Binário ou composto;

  • C.

    Tríplice ou uma combinação de vários fatores;

  • D.

    Simples ou uma combinação de vários fatores.

Quanto às características de uma viagem (transporte), quais são os dois fatores mais significativos para a escolha modal?

  • A.

    Destino e meio de transporte;

  • B.

    Destino e condição social dos pedestres;

  • C.

    Propósito e comprimento da viagem;

  • D.

    Apenas o propósito da viagem.

Dentre os fatores do uso do solo utilizados para políticas de transporte, pode-se afirmar que o uso do solo pelo comércio e indústria, como geradores de empregos, é também importante para :

  • A.

    O estudo de geração de viagens;

  • B.

    O estudo do índice de doenças cardíacas nos cidadãos;

  • C.

    O estudo de geração de renda;

  • D.

    O estudo de geração de tributos.

Nas zonas de emprego e da área central, a medida da intensidade do uso do solo é feita:

  • A.

    Em termos de número de habitações;

  • B.

    Em termos de quantidade de veículos;

  • C.

    Em termos de quantidade de veículos e pedestres;

  • D.

    Em termos da taxa de uso ou do índice espacial.

"Fluxo interzonal" refere-se à parte do processo de planejamento de transportes que relaciona um certo número de viagens com origem numa determinada zona X um determinado número de viagens com destino em outras zonas. Na terminologia brasileira, também é conhecido como:

  • A.

    Fluxo de rede;

  • B.

    Fluxo de transporte;

  • C.

    Distribuição de viagens;

  • D.

    Distribuição de transporte planejado.

A parte do processo que atribui um dado número de viagens a um determinado sistema ou rede de transportes, é denominada, segundo Michael Bruton:

  • A.

    Atribuição de processo;

  • B.

    Atribuição de tráfego;

  • C.

    Atribuição de manejamento;

  • D.

    Atribuição de demanda.

Dentre os conceitos abaixo, qual é o mais utilizado para estimar a proporção de viagem que será efetuada por automóveis?

  • A.

    Custos generalizados;

  • B.

    Custos derivados;

  • C.

    Custos de viabilização;

  • D.

    Custos futuros.

No processo de coleta de dados básicos para um planejamento de transportes, antes que os dados de uso do solo, população, padrões econômicos e de viagens possam ser coletados, é necessário que se defina, prioritariamente:

  • A.

    A área para a qual o estudo de transportes será dirigido;

  • B.

    O padrão de viagens de qualquer mês;

  • C.

    O estudo de pesquisa domiciliar;

  • D.

    O tipo de entrevista nas margens das rodovias.

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