Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto às características de uma viagem (transporte), quais são os dois fatores mais significativos para a escolha modal?
Destino e meio de transporte;
Destino e condição social dos pedestres;
Propósito e comprimento da viagem;
Apenas o propósito da viagem.
A abordagem sistêmica para o planejamento urbano evoluiu do trabalho de engenheiros e planejadores envolvidos nos primeiros estudos de transportes, tais como os estudos das seguintes cidades americanas:
Washington e São Francisco;
Chicago e Detroit;
Chicago e Michigan;
Boston e Dallas
O número de viagens feitas para a área central com propósi-tos de compras é refletido pelo:
Volume de combustível gasto pelos veículos da cidade;
Volume de pedestres no centro da cidade;
Volume de movimentação financeira nos bancos daquela área;
Volume de vendas a varejo e/ou pela área construída, desti-nada exclusivamente a esta atividade.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que não indica um dos objetivos da atribuição de tráfego:
Controlar a cobrança de pedágio nas estradas estaduais;
Verificar as deficiências do atual sistema de transportes;
Determinar prioridades de construção;
Avaliar os efeitos de pequenos melhoramentos e extensões do sistema de transportes existente.
Qual dos métodos relacionados abaixo é uma abordagem empírica que visa determinar, a partir dos dados de uso do so-lo de origem-destino, as variáveis sócio-econômicas que dão a melhor previsão da distribuição de viagens?
Método do "campo eletrostático";
Método de "oportunidades";
Método da "programação linear";
Método de "regressão múltipla".
Inicialmente, em qual país foi utilizada a "análise dos custos-benefícios", no campo dos transportes?
Japão;
Inglaterra;
Estados Unidos;
Canadá.
Qual dos modos de transporte abaixo não é analisado para o desenvolvimento de redes alternativas de transporte público?
Ônibus;
Metrô;
Táxi;
Ferrovias suburbanas.
Dependendo do método usado, o fator de crescimento de distribuição de viagens (transporte) pode ser:
Obrigatoriamente simples;
Binário ou composto;
Tríplice ou uma combinação de vários fatores;
Simples ou uma combinação de vários fatores.
Dentre os fatores do uso do solo utilizados para políticas de transporte, pode-se afirmar que o uso do solo pelo comércio e indústria, como geradores de empregos, é também importante para :
O estudo de geração de viagens;
O estudo do índice de doenças cardíacas nos cidadãos;
O estudo de geração de renda;
O estudo de geração de tributos.
Para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados de equipamentos obrigatórios em condições de funcionamento, a serem constatados pela fiscalização. Assinale abaixo a única alternativa que em um ou mais item(ns), não corresponde(m) a equipamento(s) obrigatório(s) para veículos automotores e ônibus elétricos.
Pára-choques dianteiro e traseiro; buzina; retrorrefletores (catadióptrico) traseiros, de cor vermelha – veículos fabricados a partir de 1990; cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo.
Chave de roda; lanternas delimitadoras e lanternas laterais nos veículos de carga, quando suas dimensões assim o exigirem; roda sobressalente, compreendendo o aro e o pneu.
Lanternas de posição traseiras de cor vermelha; limpador de pára-brisa; velocímetro; espelhos retrovisores, interno e externo; protetores nas rodas traseiras dos caminhões.
Macaco, compatível com o peso e carga do veículo; arreata completa; pneus que ofereçam condições de segurança; lanterna de iluminação da placa traseira, de cor branca.
Dispositivo destinado ao controle de ruído do motor, naqueles dotados de motor a combustão; chave de fenda ou outra ferramenta apropriada para a remoção de calotas; encosto de cabeça, em todos os assentos dos automóveis, exceto nos assentos centrais – veículos fabricados a partir de 1999.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...