Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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Quanto às características de uma viagem (transporte), quais são os dois fatores mais significativos para a escolha modal?

  • A.

    Destino e meio de transporte;

  • B.

    Destino e condição social dos pedestres;

  • C.

    Propósito e comprimento da viagem;

  • D.

    Apenas o propósito da viagem.

A abordagem sistêmica para o planejamento urbano evoluiu do trabalho de engenheiros e planejadores envolvidos nos primeiros estudos de transportes, tais como os estudos das seguintes cidades americanas:

  • A.

    Washington e São Francisco;

  • B.

    Chicago e Detroit;

  • C.

    Chicago e Michigan;

  • D.

    Boston e Dallas

O número de viagens feitas para a área central com propósi-tos de compras é refletido pelo:

  • A.

    Volume de combustível gasto pelos veículos da cidade;

  • B.

    Volume de pedestres no centro da cidade;

  • C.

    Volume de movimentação financeira nos bancos daquela área;

  • D.

    Volume de vendas a varejo e/ou pela área construída, desti-nada exclusivamente a esta atividade.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que não indica um dos objetivos da atribuição de tráfego:

  • A.

    Controlar a cobrança de pedágio nas estradas estaduais;

  • B.

    Verificar as deficiências do atual sistema de transportes;

  • C.

    Determinar prioridades de construção;

  • D.

    Avaliar os efeitos de pequenos melhoramentos e extensões do sistema de transportes existente.

Qual dos métodos relacionados abaixo é uma abordagem empírica que visa determinar, a partir dos dados de uso do so-lo de origem-destino, as variáveis sócio-econômicas que dão a melhor previsão da distribuição de viagens?

  • A.

    Método do "campo eletrostático";

  • B.

    Método de "oportunidades";

  • C.

    Método da "programação linear";

  • D.

    Método de "regressão múltipla".

Inicialmente, em qual país foi utilizada a "análise dos custos-benefícios", no campo dos transportes?

  • A.

    Japão;

  • B.

    Inglaterra;

  • C.

    Estados Unidos;

  • D.

    Canadá.

Qual dos modos de transporte abaixo não é analisado para o desenvolvimento de redes alternativas de transporte público?

  • A.

    Ônibus;

  • B.

    Metrô;

  • C.

    Táxi;

  • D.

    Ferrovias suburbanas.

Dependendo do método usado, o fator de crescimento de distribuição de viagens (transporte) pode ser:

  • A.

    Obrigatoriamente simples;

  • B.

    Binário ou composto;

  • C.

    Tríplice ou uma combinação de vários fatores;

  • D.

    Simples ou uma combinação de vários fatores.

Dentre os fatores do uso do solo utilizados para políticas de transporte, pode-se afirmar que o uso do solo pelo comércio e indústria, como geradores de empregos, é também importante para :

  • A.

    O estudo de geração de viagens;

  • B.

    O estudo do índice de doenças cardíacas nos cidadãos;

  • C.

    O estudo de geração de renda;

  • D.

    O estudo de geração de tributos.

Para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados de equipamentos obrigatórios em condições de funcionamento, a serem constatados pela fiscalização. Assinale abaixo a única alternativa que em um ou mais item(ns), não corresponde(m) a equipamento(s) obrigatório(s) para veículos automotores e ônibus elétricos.

  • A.

    Pára-choques dianteiro e traseiro; buzina; retrorrefletores (catadióptrico) traseiros, de cor vermelha – veículos fabricados a partir de 1990; cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo.

  • B.

    Chave de roda; lanternas delimitadoras e lanternas laterais nos veículos de carga, quando suas dimensões assim o exigirem; roda sobressalente, compreendendo o aro e o pneu.

  • C.

    Lanternas de posição traseiras de cor vermelha; limpador de pára-brisa; velocímetro; espelhos retrovisores, interno e externo; protetores nas rodas traseiras dos caminhões.

  • D.

    Macaco, compatível com o peso e carga do veículo; arreata completa; pneus que ofereçam condições de segurança; lanterna de iluminação da placa traseira, de cor branca.

  • E.

    Dispositivo destinado ao controle de ruído do motor, naqueles dotados de motor a combustão; chave de fenda ou outra ferramenta apropriada para a remoção de calotas; encosto de cabeça, em todos os assentos dos automóveis, exceto nos assentos centrais – veículos fabricados a partir de 1999.

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