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Trânsito e Serviço de Transporte - Mecânica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um dos principais desafios das cidades, em qualquer lugar no mundo, é a organização do sistema de transporte. O direito de ir e vir de todos os cidadãos nem sempre é respeitado. A maioria das políticas de desenvolvimento, e os próprios investimentos nacionais e regionais, ainda está voltada à boa circulação dos automóveis particulares e veículos de carga. Somente casos isolados mostram tentativas de priorizar o transporte coletivo no Brasil, buscando democratizar a mobilidade e a acessibilidade urbanas de forma planejada.
Tendo o texto acima como referencia inicial, julgue os próximos itens.
O veículo com levitação magnética desloca-se suspenso nos trilhos, e a sua tração é proporcionada por um reator linear.
Trânsito e Serviço de Transporte - Mecânica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O aparelho de mudança de via (AMV) tem a função de desviar os veículos com segurança e a uma velocidade comercialmente vantajosa. O seu custo de aquisição e de manutenção é elevado. A respeito do AMV, julgue os próximos itens.
A chave é constituída por duas agulhas que deslizam sobre coxins.
Trânsito e Serviço de Transporte - Competências dos órgãos de trânsito - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Das cinco diretorias listadas abaixo, que normalmente administram as atividades de uma empresa de transportes, assinale a que está ligada diretamente à gestão de frotas:
administrativa;
operacional;;
financeira;
de marketing;
de recursos humanos.
Trânsito e Serviço de Transporte - Infraestrutura Viária e Rodoviária - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Os trabalhos de manutenção, para que atendam características e necessidades específicas dos veículos, são classificados em tipos.
A verificação constante dos instrumentos e indicadores dos veículos ou equipamentos está relacionada diretamente com a:manutenção preventiva;
manutenção corretiva;
reforma de unidades;
manutenção da operação;
manutenção programada.
Todos os sintomas listados abaixo foram observados em um caminhão de carga geral:
I. Má estabilidade.
II. Falta de aderência.
III. Iluminação deficiente (dos faróis).
IV. Sobrecarga nos eixos.
V. Desgaste prematuro de diversos componentes (material rodante, sistema de freios, suspensão e direção).
VI. Alto consumo de combustível.
O diagnóstico incorreto é:
distribuição incorreta da carga;
excesso de velocidade;
baixa pressão nos pneus;
balanceamento dos pneus fora dos parâmetros;
alinhamento deficiente das rodas.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Considere o seguinte indicador de transporte público por ônibus: passageiros-km/lugar ofertado-km.
Este indicador nos dá uma idéia de ______do sistema quanto a sua ______. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas:nível de serviço e produtividade;
nível de serviço e custo;
desempenho e utilização;
desempenho e produtividade;
nível de serviço e custo.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2008
Compõem o Sistema Nacional de Trânsito os seguintes órgãos e entidades, EXCETO:
O CONTRAN − Conselho Nacional de Trânsito.
Os órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
A Polícia Rodoviária Federal.
As Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal.
A Guarda Municipal.
Em um acidente, a forma mais correta de assistir à vítima, enquanto aguarda atendimento médico competente é:
tranqüilizá-la e mantê-la confiante quanto as providencias relacionadas ao socorro solicitado, não servindo água ou alimento sólido.
auxiliá-la, imediatamente, a ingerir a maior quantidade de líquido possível.
reanimá-la, prestando socorro imediato, enquanto aguarda atendimento médico competente.
removê-la do veículo, conduzindo-a a um lugar mais confortável e seguro.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Um modelo de planejamento de transportes abrange pelo menos as seguintes etapas:
estudo de demanda, análise de custo benefício, análise de custo eficácia e analise de custo total;
estudo de marketing, finanças, análise contábil e estudo de equilíbrio entre oferta e demanda;
logística, estudo de marketing, benchmark e negociação;
geração modal, distribuição de tráfego, alocação de viagens e estudo de mercado;
geração de viagens, distribuição de viagens, divisão modal e alocação do tráfego.
Em um acidente em que há vítimas presas em ferragens, o procedimento correto é:
procurar remover, imediatamente, as vítimas, livrando-as das ferragens.
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