Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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Avalie o seguinte caso:

Um corredor de grande demanda, sem contribuição significativa no percurso, mas com grande áreas de demanda nas suas extremidades. Em um dos extremos encontra-se uma área urbana central com grande mobilidade interna.

Para esse caso, o sistema de transporte público de ônibus deve ser:

  • A.

    de linhas diretas sem transbordo;

  • B.

    troncal porta a porta;

  • C.

    tronco-alimentador sem transbordo;

  • D.

    circular-tronco-alimentador com transbordo;

  • E.

    circular porta a porta.

Para apagar as chamas nas roupas de uma vítima de acidente de trânsito, o procedimento correto é:

  • A.

    molhar, abundantemente, a roupa da vítima, até conseguir apagar as chamas.

  • B.

    abafar as chamas usando toalha, cobertor ou similares.

  • C.

    não tomar qualquer medida em relação à vítima e aguardar atendimento médico competente.

  • D.

    retirar imediatamente a(s) roupa(s) da vítima.

Para evitar o excessivo número de linhas de ônibus e a conseqüente baixa rentabilidade e freqüência, o procedimento correto é:

  • A.

    aumentar a tarifa;

  • B.

    aumentar a freqüência;

  • C.

    aumentar o tamanho dos ônibus;

  • D.

    aumentar a frota;

  • E.

    diminuir o número de linhas.

Na tabela abaixo, à esquerda está indicado o tipo de via. À direita está indicada a velocidade máxima nela permitida para caminhões, nos casos de não existir a sinalização regulamentadora de velocidade máxima.

 

A correlação correta é

  • A.

    I - 1, II - 2, III - 3

  • B.

    I - 1, II - 3, III - 2

  • C.

    I - 2, II - 1, III - 3

  • D.

    I - 3, II - 1, III - 2

  • E.

    I - 3, II - 2, III - 1

Considere as seguintes atividades:

I. Previsão da demanda.

II. Determinação de um conjunto de viagens.

III. Determinação de um conjunto de vias a serem operadas na rede.

IV. Determinação da freqüência dos ônibus para operação das linhas.

V. Determinação dos horários de partida dos ônibus dos terminais das linhas.

VI. Determinação da alocação dos ônibus nos horários previamente determinados.

VII. Programação dos operadores diretos dos ônibus nas linhas.

Considerando essas atividades em conjunto, estamos diante de:

  • A.

    um roteamento de linhas de ônibus;

  • B.

    uma programação de frota de ônibus;

  • C.

    um sistema de alocação dinâmica de ônibus urbanos a rotas previamente definidas;

  • D.

    um processo de planejamento de um sistema de transporte coletivo por ônibus;

  • E.

    uma análise operacional de uma frota de ônibus.

Ao abordar Combinações para Transporte de Veículos (CTVs), é função do agente de trânsito verificar se

as CTVs obedecem aos limites legais de peso estabelecidos pelo CONTRAN.

  • C. Certo
  • E. Errado

Aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.

O texto acima refere-se à definição de

  • A.

    via urbana.

  • B.

    via coletora.

  • C.

    via arterial.

  • D.

    via expressa.

  • E.

    via de trânsito rápido.

Ao abordar Combinações para Transporte de Veículos (CTVs), é função do agente de trânsito verificar se

foram instaladas placas ou lanternas laterais distantes três metros entre si nas CTVs de comprimento superior a dezenove metros e oitenta centímetros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das rodovias federais brasileiras, julgue os próximos itens.

A quilometragem das rodovias federais que ultrapassam as fronteiras entre unidades da federação não é cumulativa. Portanto, toda vez que uma rodovia tem início dentro de uma unidade da federação, sua quilometragem começa a ser contada a partir do zero. Além disso, a quilometragem aumenta no sentido capital federal – extremidades do país.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao abordar Combinações para Transporte de Veículos (CTVs), é função do agente de trânsito verificar se

as CTVs em trânsito noturno nas vias de pista dupla têm comprimento de até vinte e dois metros e quarenta centímetros.

  • C. Certo
  • E. Errado
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