Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trânsito e Serviço de Transporte - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação a tráfego urbano, julgue os itens a seguir.
São consideradas vias arteriais aquelas caracterizadas em nível, geralmente controladas por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.
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Com relação a tráfego urbano, julgue os itens a seguir.
As faixas exclusivas de ônibus propiciam a diminuição das velocidades comerciais, a redução no tempo de viagem, a utilização de frotas menores e a redução do custo operacional e da poluição atmosférica.
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Com relação a tráfego urbano, julgue os itens a seguir.
A maioria dos sistemas de rotas de pedestres e ciclistas das cidades brasileiras caracteriza-se por não ser contínua, mas fragmentada pela rede de tráfego dos veículos motorizados.
Trânsito e Serviço de Transporte - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação a tráfego urbano, julgue os itens a seguir.
Como resultado imediato do desequilíbrio entre demanda e oferta de estacionamento, tem-se o acréscimo do tempo de busca por vagas e o aumento da incidência de estacionamentos irregulares em diversas vias, o que gera prejuízo ao tráfego e à operação dos transportes públicos coletivos urbanos.
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Na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, em 1992, ao se discutir sobre os prejuízos ao meio ambiente decorrentes do atual modelo de desenvolvimento, foi estabelecido um conjunto de metas e programas, conhecido como Agenda 21. Acerca do setor de transportes, a Agenda 21 alerta para os problemas causados pelo aumento da taxa de motorização, principalmente nos países em desenvolvimento, e para o maciço dispêndio de recursos na expansão e na manutenção da infra-estrutura viária. Diante disso, propõe o planejamento sustentável do transporte em todos os países. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
Os responsáveis pelo tráfego urbano deveriam estimular modos não-motorizados de transportes, promovendo a construção de vias seguras para pedestres e de ciclovias nos centros urbanos e suburbanos.
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Na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, em 1992, ao se discutir sobre os prejuízos ao meio ambiente decorrentes do atual modelo de desenvolvimento, foi estabelecido um conjunto de metas e programas, conhecido como Agenda 21. Acerca do setor de transportes, a Agenda 21 alerta para os problemas causados pelo aumento da taxa de motorização, principalmente nos países em desenvolvimento, e para o maciço dispêndio de recursos na expansão e na manutenção da infra-estrutura viária. Diante disso, propõe o planejamento sustentável do transporte em todos os países. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
Nas cidades com alto grau de congestionamento veicular, deveria ser expandida a infra-estrutura viária urbana para assegurar bom nível de serviço ao usuário de veículo particular e às empresas de transporte de carga.
Sendo um local permitido, um automóvel pode estacionar:
somente a partir de 10 (dez) metros das esquinas.
de acordo com o espaço existente.
somente a partir de 3 (três) metros das esquinas.
a mais de 5 (cinco) metros do bordo de alinhamento da via transversal.
No caso de transferência de propriedade, o proprietário antigo deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do Estado, no prazo de trinta dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que:
quitar o valor das infrações impostas e suas reincidências até 30 dias após a data do seu cometimento.
pagar em dobro pelas infrações impostas e suas reincidências até a data do recebimento da comunicação.
se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação.
quitar as multas impostas e suas reincidências até a data da comunicação, além de o seu nome constar no rol dos infratores
De acordo com o artigo 1º da Resolução 54/98 do CONTRAN, que dispõe sobre a penalidade de suspensão do direito de dirigir, nos termos do artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro, o prazo para a suspensão do direito de dirigir é:
de 01 (um) a 06 (seis) meses, para penalidades de suspensão do direito de dirigir aplicadas em razão de infrações para as quais não sejam previstas multas agravadas.
de 02 (dois) a 07 (sete) meses, para penalidades de suspensão do direito de dirigir aplicadas em razão de infrações para as quais sejam previstas multas agravadas com fator multiplicador de três vezes.
de 04 (quatro) a 10 (dez) meses, para penalidades de suspensão do direito de dirigir aplicadas em razão de infrações para as quais sejam previstas multas agravadas com fator multiplicador de cinco vezes.
de 06 (seis) a 12 (doze) meses, para penalidades de suspensão do direito de dirigir aplicadas em razão de infrações para as quais sejam previstas multas agravadas com fator multiplicador de cinco vezes.
A nossa vida é feita de escolhas. Freqüentemente, quem escolhe andar de motocicleta tem algum motivo que pode estar relacionado ao "gostar de desafios", ou de enfrentar riscos. A legislação de trânsito tem a finalidade de tentar preservar a integridade das pessoas. Quando os condutores e passageiros de motocicletas utilizam esses veículos sem o uso do capacete de segurança, estão cometendo uma infração de trânsito cuja penalidade é:
multa, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do documento de habilitação.
multa e apreensão do veículo até que se satisfaça a exigência.
multa e apreensão do veículo e da Carteira Nacional de Habilitação.
multa, apenas.
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