Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2005

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A ilustração mostra um veículo de pequeno porte, efetuando uma manobra.

  • A.

    maior porte sempre serão responsáveis pelos de menor porte, em qualquer situação de trânsito.

  • B.

    maior porte sempre serão responsáveis pelos de menor porte, somente quando estiverem nas rodovias.

  • C.

    menor porte serão responsáveis pelos de maior porte, quando estiverem apenas circulando em rodovias.

  • D.

    menor porte serão responsáveis pelos de maior porte, por causa de suas características.

  • E.

    maior porte ou de menor porte não terão responsabilidade solidária, cabendo essa função, à autoridade competente pelo trânsito local.

Numa rotatória, a preferência de passagem é do veículo

 

  • A.

    que estiver desenvolvendo maior velocidade.

  • B.

    que se aproximar pela direita.

  • C.

    que chegar primeiro.

  • D.

    de maior porte.

  • E.

    que estiver circulando por ela.

Contagens classificatórias de tráfego são:

  • A.

    aquelas que discriminam dois ou mais tipos de veículos que trafegam sobre a via;

  • B.

    contagens horárias para fins de classificação das rodovias;

  • C.

    contagens veiculares que classificam os períodos dos dias para determinação dos picos da manhã e da tarde;

  • D.

    procedimentos contábeis para fins de levantamento de receitas de pedágio por classe de veículo;

  • E.

    levantamentos volumétricos ponderados pelos fatores de equivalência veiculares.

Para facilitar providências de atendimento a acidentados, é importante que o socorrista forneça as informações seguintes:

  • A.

    comércio lindeiro, veículos envolvidos e largura da via

  • B.

    largura da via, local do acidente e tipo de pavimentação

  • C.

    tipo de pavimentação, veículos envolvidos e largura da via

  • D.

    local do acidente, veículos envolvidos e número de vítimas

  • E.

    número de vítimas, tipo de pavimentação e comércio lindeiro

Em caso de acidente no trânsito, a primeira atitude do socorrista deve ser:

  • A.

    examinar as vítimas

  • B.

    estancar a hemorragia

  • C.

    chamar outros voluntários

  • D.

    verificar sinais respiratórios

  • E.

    sinalizar o local do acidente

Nas vias rurais, quando não há acostamento ou não é possível sua utilização, a circulação de pedestres é feita, com prioridade sobre os veículos, da seguinte forma:

  • A.

    pelo bordo da pista, em fila única e em sentido contrário aos veículos

  • B.

    em grupos, pelo meio da faixa e em sentido contrário aos veículos

  • C.

    pelo bordo da pista, em grupos e no mesmo sentido dos veículos

  • D.

    pelo centro da pista, sobre a linha divisória desta e em fila única

  • E.

    em grupos, pelo bordo da pista e no mesmo sentido dos veículos

A troca de luz baixa e alta, de forma intermitente, só poderá ser utilizada para indicar a seguinte situação:

  • A.

    início de uma pista dupla

  • B.

    penetração em perímetro urbano

  • C.

    proximidade de estabelecimento escolar

  • D.

    presença de fiscalização na pista de sentido contrário

  • E.

    existência de risco à segurança a quem segue em sentido contrário

De que modo deve ser feito o transporte de criança com até 10 anos de idade em veículo automotor ?

  • A.

    Somente no banco traseiro do veículo, acomodada em dispositivo de retenção afixado ao cinto de segurança.

  • B.

    No banco traseiro, no colo de um adulto, ambos com o mesmo cinto de segurança.

  • C.

    No banco traseiro, sem cinto de segurança para não acarretar lesões à criança.

  • D.

    No banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança de três pontos.

  • E.

    No banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança infantil.

Analise os seguintes defeitos nas rodovias:

I- trincamento;

II- afundamento;

III- panelas;

IV- ondulações e corrugamento;

V- exudação;

VI- desgaste;

VII- desagregação.

O excesso de carga por eixo pode causar os defeitos nos itens:

  • A. I; II; III;
  • B. I; IV; V;
  • C. II; III; V;
  • D. III; V; VI;
  • E. III; V; VII.

Acelerar ao máximo na demarragem, limitar a velocidade de marcha constante, introduzir uma marcha em inércia e frear ao máximo antes da parada definem um regime de marcha:

  • A. a plena carga;
  • B. econômica;
  • C. inercial;
  • D. potencial;
  • E. equilibrada.
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