Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2005

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A ausência da válvula termostática faz com que o motor do veículo, em percursos livres de trânsito pesado, apresente

  • A.

    nível de líquido de arrefecimento acima do normal.

  • B.

    temperatura abaixo da normal.

  • C.

    temperatura acima da normal.

  • D.

    vazamento de líquido de arrefecimento.

  • E.

    alta pressurização no sistema de arrefecimento.

O aditivo utilizado em sistemas de arrefecimento de motores de combustão interna tem como principal finalidade

  • A.

    diminuir o ponto de ebulição da água.

  • B.

    aumentar a densidade da água.

  • C.

    diminuir a densidade da água.

  • D.

    aumentar o ponto de ebulição da água.

  • E.

    diminuir a densidade e o ponto de ebulição da água.

O nível do óleo lubrificante deve ser verificado com o motor

  • A.

    frio e desligado a mais de 24 horas.

  • B.

    aquecido, 10 minutos após ser desligado.

  • C.

    funcionando a 1500 rpm.

  • D.

    aquecido e funcionando em marcha lenta.

  • E.

    aquecido, logo após ser desligado.

Os termos "DOT 3" e "DOT 4" são especificações de

  • A.

    aditivo para radiador.

  • B.

    fluido de transmissão.

  • C.

    fluido de direção hidráulica.

  • D.

    fluido de freio.

  • E.

    lubrificante de motor.

As especificações 20W50 estão inscritas nos frascos de

  • A.

    lubrificantes de caixas de mudanças mecânicas.

  • B.

    lubrificantes de diferencial.

  • C.

    lubrificantes de motores.

  • D.

    fluidos de caixas de direção hidráulica.

  • E.

    fluidos de caixas de mudanças automáticas.

Os tipos de tração encontradas nos veículos automotores são

  • A.

    indireta e direta.

  • B.

    longitudinal e transversal.

  • C.

    longitudinal direta e indireta.

  • D.

    transversal direta e indireta.

  • E.

    dianteira e traseira.

A parte da identificação de um pneu "195/70" significa, respectivamente,

  • A.

    altura em milímetros e largura em milímetros.

  • B.

    largura nominal em milímetros e porcentagem da largura nominal.

  • C.

    altura em milímetros e porcentagem da largura nominal.

  • D.

    porcentagem da largura nominal e altura em milímetros.

  • E.

    porcentagem da altura nominal e altura em milímetros.

O único dormente que assegura, sem dispositivos especiais, o isolamento elétrico entre as duas fiadas de trilhos, facilitando o emprego de circuitos de via na sinalização automática é o:

  • A.

    dormente de aço;

  • B.

    dormente de concreto armado;

  • C.

    dormente de concreto bi-bloco;

  • D.

    dormente de concreto protendido;

  • E.

    dormente de madeira.

Os trilhos cujo emprego é limitado a desvios e vias de baixa intensidade de tráfego são:

  • A.

    os trilhos de classe 1 pintados de azul no topo;

  • B.

    os trilhos de classe 1 pintados de verde no topo;

  • C.

    os trilhos de classe 1 pintados de amarelo no topo;

  • D.

    os trilhos de classe 2 pintados de branco no topo;

  • E.

    os trilhos de classe X pintados de marrom.

O trilho assentado ou perfil de aço laminado que se assenta paralelamente a uma ou duas fiadas de trilhos de uma via férrea, no interior e, em certos casos, também no exterior da mesma, para proteger a fiada de trilhos contra danos provocados por veículo rodoviário nas passagens de nível, se chama:

  • A.

    gola;

  • B.

    contra-trilho;

  • C.

    guarda-trilho;

  • D.

    mata-burro;

  • E.

    semi-barreira.

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