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Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere ao uso das luzes e da buzina pelos condutores de veículos em trânsito, julgue os próximos itens.
A troca de luz baixa por luz alta de forma intermitente pode ser usada para advertir, de eventuais riscos à segurança, os condutores dos veículos que circulam em sentido contrário.
Em relação aos pneus, considere os seguintes textos:
I. Calibragem: siga as recomendações do fabricante do veículo, observando a situação de carga (vazio e carga máxima). Pneus murchos têm sua vida útil diminuída, prejudicam a estabilidade, aumentam o consumo de combustível e reduzem a aderência em piso com água.
II. Desgaste: o pneu deverá ter sulcos de, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade. A função dos sulcos é permitir o escoamento de água para garantir perfeita aderência ao piso e a segurança, em caso de piso molhado.
III. Deformações na carcaça: os pneus não devem ter bolhas ou cortes para não reduzir a estabilidade e desgastar outros componentes da suspensão.
É correto o que se afirma em
I, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
Elevando-se a rotação do motor de um veículo que está com a chave de luz ligada, percebe-se um aumento na intensidade das luzes dos faróis. Este problema pode ser:
bateria em curto.
chave de luz em curto.
correia de acionamento do alternador quebrada.
regulador de tensão defeituoso.
polia do alternador solta.
Considere um veículo de cinco marchas com tração traseira e com seu eixo cardan com problemas de balanceamento. Ao dirigir este veículo, esse desbalanceamento provocará
vibração do veículo após uma determinada velocidade.
vibração das rodas traseiras.
vibração das rodas de tração.
dificuldade no engate de marchas baixas.
dificuldade no engate de marchas altas.
A verificação do nível de óleo do motor deve ser realizada periodicamente. Em uma dessas verificações nota-se que houve um pequeno consumo e, aparentemente, não existem vazamentos. Isso indica que
pode haver vazamentos internos no motor que não aparecem externamente.
existe algum problema sério no motor, pois somente motores desgastados consomem óleo.
isso é normal, pois até o próprio fabricante do veículo especifica no manual a proporção desse consumo por quilômetros rodados.
está na hora de substituir o óleo.
o óleo aplicado é de viscosidade acima da recomendada pelo fabricante, facilitando o consumo.
Antes de dobrar uma esquina ou mudar de faixa de rolagem a chave direcional (setas) deve ser acionada. Porém, quando acionada para indicar mudança direcional para a direita, a lâmpada indicadora do painel pisca muito rápido e quando acionada para a esquerda, pisca compassadamente. Este defeito pode ser causado por
relê de setas em curto-circuito.
relê de setas queimado.
lâmpada indicadora no painel com filamento rompido.
chave direcional (setas) em curto-circuito.
uma das lâmpadas direcionais (setas) que não funciona.
A utilização de ponto morto (banguela), com o veículo em movimento por longos percursos, é desaconselhável, pois pode ocorrer
desgaste no conjunto de embreagem.
desgaste no conjunto de diferencial.
aumento no ruído das engrenagens.
aumento no consumo e nas emissões de poluentes.
diminuição no consumo de combustível.
Nota-se que a suspensão dianteira do tipo McPherson de um veículo está excessivamente baixa. A causa desse problema é
perda de tensão das molas.
montagem invertida das molas helicoidais.
quantidade insuficiente de óleo nos amortecedores.
cavitação do amortecedor.
pressão incorreta dos pneus.
Considere que um motor não atinge rotação suficiente para entrar em funcionamento no momento de partida e que o motor de partida está em perfeito estado. Nesse caso recomenda-se
dar um "tranco", com uma marcha elevada engrenada.
dar um "tranco", com uma marcha reduzida engrenada.
dar um "tranco", com a marcha a ré engrenada.
dar um "tranco", com a marcha em ponto morto.
substituir a bateria ou utilizar uma auxiliar para dar a partida.
Em certo frasco de óleo está gravada a classificação SAE 15W50. Isto indica que seu conteúdo é óleo
monoviscoso para motores de combustão interna.
multiviscoso para motores de combustão interna.
monoviscoso para caixas de mudanças mecânicas.
multiviscoso para caixas de mudanças mecânicas.
especificado para transmissões automáticas.
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