Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2008

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O Distribuidor de um automóvel faz parte do sistema:

  • A. de arrefecimento.
  • B. de transmissão.
  • C. de freio.
  • D. elétrico.

Os freios dos automóveis podem ser de dois (2) tipos:

  • A. de pastilhas e de sapatas.
  • B. a disco e a cilindro.
  • C. a disco e a tambor.
  • D. freio de mão e pedal.

Uma das peças fundamentais do Sistema de Arrefecimento é:

  • A. O alternador
  • B. A bomba de combustível
  • C. O distribuidor
  • D. A ventoinha
  • E. A bateria.

Conforme a disposição dos fios de reforços das lonas, o pneu pode ser:

  • A. Tala larga.
  • B. Radial ou diagonal.
  • C. Com Câmara ou sem Câmara.
  • D. "slick" liso oi para chuva.
  • E. De Perfil alto ou baixo.

A batida de pino tem um ruído metálico característico. Quando o veículo bate pino?

  • A.

    Quando ocorre uma explosão desordenada da mistura ar/combustível.

  • B.

    Quando os cilindros do motor ficam batendo as ranhuras quando o veículo em movimento;

  • C.

    Quando o veículo movimenta o motor sem óleo lubrificante;

  • D.

    Quando as velas do motor deixam vazar combustível para o motor;

  • E.

    Quando o veículo está com o carburador danificado.

Assinale a alternativa que trata da suspensão Hidropneumática:

  • A.

    tem molas e amortecedores, que são os equipamentos responsáveis pela absorção dos impactos nas rodas.

  • B.

    tem uma válvula (chamada solenóide) que percebe a necessidade de endurecer ou amolecer a suspensão, conforme o peso do carro.

  • C.

    Comanda o compressor de ar, que infla ou esvazia o balão da suspensão. Assim, o sistema todo fica mais rígido ou suave.

  • D.

    Tem seis esferas de ferro (com nitrogênio e óleo) no eixo das rodas (três em cada eixo).

  • E.

    Tem duas esferas ligadas às rodas, que substituem o conjunto de amortecedores e molas, e duas centrais servem como equilibradoras da pressão das rodas.

Em relação aos freios ABS é correto afirmar que:

  • A.

    Quando acionado trava e destrava os freios de forma sincronizada enquanto o pedal estiver acionado;

  • B.

    Quando uma roda está prestes a travar, o sensor eletrônico aciona o freio várias vezes, em vez de uma única vez.

  • C.

    O veículo trepida no momento em que o equipamento está em ação.

  • D.

    Quando freio é acionado ele provoca o deslizamento do disco não permitindo a roda travar.

  • E.

    Pode ser utilizado apenas nas rodas dianteiras.

O que é o Diferencial:

  • A.

    É um conjunto de engrenagens fundamental para fazer as curvas;

  • B.

    São os dentes do "colar" que existe no câmbio;

  • C.

    É a peça que permite ao veículo acionar os freios;

  • D.

    É a peça fundamental para troca de machas do veículo.

  • E.

    É a peça que permite as rodas girarem na mesma velocidade.

Em relação a Correia Dentada assinale a afirmação incorreta:

  • A.

    A sua função é sincronizar os movimentos de duas peças do motor: o virabrequim (que, por sua vez, está ligado aos pistões) e o comando de válvulas.

  • B.

    Quando ela se rompe com o motor em movimento, o resultado imediato é a parada do carro, como se o motorista o tivesse desligado, porque os ciclos de alimentação e de escape se interrompem.

  • C.

    É possível que, na subida do pistão para expulsar os gases da combustão, a válvula não recue no tempo certo e, por isso, tenham suas hastes entortadas.

  • D.

    É possível que, na subida do pistão para expulsar os gases da combustão, a válvula não recue no tempo certo e, por isso, são prováveis, danos nos pistões e demais componentes.

  • E.

    Atualmente a primeira troca de correia dentada nos veículos leves deve ocorrer quando o veículo tiver transitado 80.000 Km.

A respeito dos freios ABS é correto afirmar que:

  • A. a maioria dos carros é equipada com sistemas de feio ABS;
  • B. não é tão eficaz quanto os freios a disco e tambor;
  • C. a unidade de controle calcula qual roda deve girar mais devagar ou mais rápido para evitar uma derrapagem;
  • D. não oferece tanta segurança porque não existe um dispositivo eletrônico que possa modular a pressão do fluido de freio nas rodas;
  • E. trepidações no pedal não são normais, mesmo com o pedal tremendo não se deve pressioná-lo.
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