Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2011

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Uma caixa de lixo ao lado da mesa de trabalho estava repleta de papel rasgado, pedaços de lápis, canetas inúteis e um estojo de madeira quebrado. Ao retornar do almoço, um funcionário percebe que está saindo fumaça daquela caixa e se surpreende com a formação de uma pequena labareda. Treinado para combate a início de fogo, o funcionário toma a iniciativa de evitar que o fogo fuja de controle. Para esse princípio de incêndio, o agente extintor deve ser

  • A.

    aquele cuja ação é aumentar a concentração de oxigênio.

  • B.

    dióxido de carbono aspergido em jatos intermitentes.

  • C.

    derramamento de areia seca, normalmente disponível para tais situações.

  • D.

    qualquer agente que tenha a propriedade de umectar o ambiente.

  • E.

    jatos compactos de água, cuja ação extintora por resfriamento é eficaz.

Um exemplo de agente extintor mau condutor de eletricidade, cuja ação característica sobre o fogo de um princípio de incêndio é o abafamento gerado pelo envolvimento do corpo em chamas, em uma atmosfera pobre em oxigênio, é a(o)

  • A.

    água salgada em jatos.

  • B.

    limalha de ferro de tamanho reduzido.

  • C.

    gás dióxido de carbono.

  • D.

    oxigênio puro sob pressão.

  • E.

    ar atmosférico a baixa temperatura.

O extintor de incêndio cujo agente extintor é a água deve ser

  • A.

    mantido na horizontal, quando em uso.

  • B.

    muito pesado, em função da pressão.

  • C.

    o único tipo pintado na cor verde.

  • D.

    pressurizado por um gás propelente.

  • E.

    utilizado em combate a incêndio da classe C.

Quanto à portabilidade, os aparelhos extintores de incêndio são classificados em portáteis e

  • A.

    fixos.

  • B.

    propulsores.

  • C.

    hidrostáticos.

  • D.

    pressurizados.

  • E.

    sobre rodas.

Os materiais fibrosos ou sólidos, que formam brasa deixando resíduos, após queimar, dão origem a incêndio de

  • A.

    classe A, que deve ser combatido com jato sólido de água.

  • B.

    classe B, que queima na superfície desses materiais.

  • C.

    classe C, cujo agente extintor é água sob a forma de neblina.

  • D.

    classe D, que deve ser combatido por abafamento.

  • E.

    classe K, que é extinguível por interrupção da reação química de combustão.

Alguns materiais orgânicos, em determinadas circunstâncias, podem ser levados ao ponto de ignição e entrar em combustão. A tal fenômeno se dá o nome de combustão

  • A.

    espontânea.

  • B.

    conduzida.

  • C.

    convectiva.

  • D.

    ignifugante.

  • E.

    induzida.

João, na ida para o interior do Estado, observou que ventava transversalmente à estrada. O pasto, seco, estava queimando somente em um lado da estrada. No dia seguinte, ao retornar pela mesma estrada, João observou que os dois lados estavam queimados. João concluiu, então, que o método da passagem do fogo de um lado da estrada para o outro foi devido ao método de

  • A.

    combustão.

  • B.

    convecção.

  • C.

    condução.

  • D.

    inflamação.

  • E.

    irradiação.

Promovendo-se o contato de um combustível com um comburente nas proporções adequadas, submetendo-os ao calor necessário para a reação química, ou seja, para a ignição do combustível, forma-se o(a)

  • A.

    fogo inicial.

  • B.

    meio reacional.

  • C.

    quadrilátero do fogo.

  • D.

    triângulo do fogo.

  • E.

    reação em cadeia.

O resultado da reação da combustão controlada do gás liquefeito de petróleo num fogão doméstico é o(a)

  • A.

    cozimento de alimentos adequados à alimentação humana.

  • B.

    fogo, cuja característica é a emissão de energia luminosa e térmica.

  • C.

    consumo de gases constituintes da atmosfera em torno do queimador.

  • D.

    oxidação do comburente participante da reação.

  • E.

    volatilização daquele combustível a ponto de atingir sua ignição.

As substâncias ou artigos perigosos, sujeitos ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos, são alocados em nove classes, de acordo com o risco ou com o mais sério dos riscos que apresentam. Para efeito de transporte, a gasolina de aviação é classificada como

  • A.

    produto de elevado ponto de fusão, classe 4

  • B.

    produto de alto valor agregado, classe1

  • C.

    derivado volátil de craqueamento, classe 1

  • D.

    líquido inflamável, classe 3

  • E.

    substância volátil, classe pressurizada

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