Questões sobre Financeiro

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O fator econômico é essencial para o estudo da viabilidade de um empreendimento, dado que o custo integra o conjunto de restrições do projeto. Considerando essa informação, julgue os itens subsequentes.

Sempre que a taxa interna de retorno de um fluxo de caixa for única e maior que a taxa mínima de atratividade, o valor presente líquido será positivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No contexto de uma avaliação econômica de projetos de transporte, um projeto pode ser considerado de interesse para a sociedade ainda que não gere o retorno financeiro exigido pelo investidor privado. Em relação a esse assunto, julgue os itens consecutivos.

Nos processos de avaliação econômica de investimentos rodoviários, recomenda-se, como precaução, que o valor dos benefícios decorrentes do tráfego gerado e os benefícios resultantes da valorização das propriedades localizadas na área de influência direta da rodovia a ser implantada ou melhorada não sejam acrescentados ao valor líquido do incremento da produção local.

  • C. Certo
  • E. Errado

No contexto de uma avaliação econômica de projetos de transporte, um projeto pode ser considerado de interesse para a sociedade ainda que não gere o retorno financeiro exigido pelo investidor privado. Em relação a esse assunto, julgue os itens consecutivos.

Como a utilização da avaliação econômica clássica baseada na relação absoluta B/C (benefício/custo), das relações incrementais e da taxa interna de retorno recebeu diversas críticas, o DNIT passou a utilizar a avaliação multiobjetivo, que acomoda conceitos e definições subjetivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a importância do transporte para a integração regional, julgue os itens subsequentes.

O barateamento do custo do transporte influencia o aumento da competição no mercado, visto que o custo agregado do produto final é composto exclusivamente pelos custos de vendas e de transporte.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as principais regras para regulação de preços, assinale a alternativa que apresenta corretamente as regras tarifárias empregadas tradicionalmente.

  • A.

    tarifação a custo dos fatores e a custo médio / regulação por atividade econômica;

  • B.

    tarifação a preços de mercado e a custo total / regulação por decreto;

  • C.

    tarifação a custo dos fatores e a custo marginal / regulação por desempenho;

  • D.

    tarifação a custo de serviço e a custo marginal / regulação por incentivos;

  • E.

    tarifação a preços de mercado e a custo médio / regulação por incentivos.

Analise o texto abaixo e assinale a alternativa que apresenta a solução corretamente justificada para o problema abordado.

“A existência de mercados em número suficiente diz respeito diretamente ao problema das externalidades. De forma geral, há uma externalidade sempre que uma atividade de natureza econômica de um agente gerar um custo ou um benefício, sem que o agente em questão tenha que arcar com este custo ou possa ser remunerado pelo benefício. Assim, externalidades surgem em função da ausência de um mercado que determine a alocação deste custo ou benefício. Quando isto ocorre, custos e benefícios que poderiam ser minimizados ou maximizados socialmente deixam de sê-lo, e o mercado falha na sua tarefa de gerar um ótimo paretiano”.

  • A.

    Não se recomenda a atividade regulatória do Estado, pois, ao estabelecer preços, quantidades, padrões de qualidade ou, metas de investimento, causaria uma interferência inútil ou nociva na busca do auto-interesse;

  • B.

    Recomenda-se a interferência econômica do Estado através de impostos, subsídios, regulação de quantidades, etc., de forma a promover um nível superior de bem estar social;

  • C.

    Não se recomenda a atividade regulatória do Estado a busca do interesse individual através da atividade econômica, produzindo e trocando bens, conduziria necessariamente ao bem comum;

  • D.

    Recomenda-se a interferência econômica do Estado para evitar a formação de monopólio;

  • E.

    Não recomenda-se a interferência econômica do Estado pois na situação apresentada não existe o risco de formação de monopólio.

É normalmente aceito o pressuposto de que os custos médios anuais de operação e manutenção de veículos crescem com o tempo de uso. Por outro lado, é sabido que o custo anual médio devido à imobilização de capital se reduz quando aumenta o prazo de utilização do veículo. Admitindo que o veículo opera em situação de mercado competitivo, em que o preço dos serviços independe da idade do veículo envolvido na produção, então um operador maximizador de lucros substituiria seus veículos quando:

  • A. tivessem atingido uma idade igual à vida útil definida para fins de cálculo da depreciação;
  • B. já não apresentassem as mínimas condições de circulação e produção de serviço;
  • C. a taxa de crescimento dos custos anuais de manutenção e operação superasse a de decrescimento dos custos de imobilização de capital;
  • D. atingissem o prazo de utilização para o qual é mínima a soma dos custos médios anuais de operação, manutenção e imobilização de capital;
  • E. os custos anuais de manutenção e operação igualassem os de depreciação.

O financiamento dos serviços de transporte público e remunerado de pessoas, por via rodoviária, é garantido no Brasil por meio de cálculo de tarifas com base no conceito de:

  • A. custo marginal;
  • B. custo médio;
  • C. propensão a pagar;
  • D. passageiro-equivalente;
  • E. diferenciação de preços.

A tabela abaixo mostra o valor total dos insumos e do produto de cinco empresas concessionárias de serviços de transporte, para um dado período de tempo.

Considerando que a produção registra retornos constantes de escala, a empresa mais eficiente do grupo é a:

  • A. I;
  • B. II;
  • C. III;
  • D. IV;
  • E. V.

Se o modelo usado para a tarifação de serviços concedidos seguir o princípio da cobertura plena dos custos e mais a garantia de uma dada taxa de retorno sobre o capital imobilizado, então:

  • A. haverá uma tendência de o concessionário investir excessivamente;
  • B. o regulador estará estimulando o uso eficiente da relação capital/trabalho;
  • C. o concessionário não terá qualquer vantagem em acelerar a substituição de ativos imobilizados;
  • D. o regulador não terá qualquer necessidade em acompanhar a evolução dos custos de produção;
  • E. o cálculo da depreciação se fará forçosamente pelo método exponencial.
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