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Existe um fator de grande importância a ser considerado no que diz respeito à estabilidade de veículos transportadores de carga. Trata-se de uma ação lateral sobre o equipamento que pode levá-lo a tombar. Esse fator de instabilidade é a(o)
desaceleração.
força centrípeta.
força centrífuga.
atrito.
movimento circular.
Os veículos de transporte de cargas, como caminhões com reboque, que utilizam o sistema pneumático de freios, têm por característica o(a)
acionamento do circuito de freios do reboque algumas frações de segundo antes dos freios do caminhão trator.
acionamento intermitente das luzes de freio sempre que o sistema de freios for acionado em parada repentina do equipamento de transporte.
toque curto automático da buzina, em acompanhamento ao acionamento do pedal de freio, no caso de parada repentina.
travamento imediato e simultâneo das rodas do caminhão trator e do reboque quando for acionado o pedal de freio.
emissão de ruído característico de fuga de ar comprimido, conjugado com o acendimento das luzes de freio, sempre que o mesmo for acionado.
Um dos tipos de sistemas de freios utilizados em veículos de transporte de cargas é o pneumático. São características desse sistema:
considerável esforço exigido do condutor para a redução de velocidade do veículo quando carregado; utilização do ar comprimido na manutenção da pressão de pneus; acionamento dos limpadores de para- brisas.
derrame de grande quantidade de óleo a cada vez que ocorre a desconecção das mangueiras de freio dos reboques; baixo custo de manutenção no que diz respeito a peças; elevado nível de qualificação para operação.
facilidade de acoplamento ao sistema hidráulico, com mínimo volume de óleo derramado durante a operação; ação imediata sobre as rodas; cuidados em sua utilização para evitar travamento das rodas.
manutenção de elevado nível técnico; ocorrência de dano provocado por impactos nas tubulações com o veículo em movimento; grande eficiência quando se aplica a veículos pesados.
pouca exigência de manutenção; robustez e confiabilidade; utilização em caminhões com carretas rebocadas por evitar derramamento de óleo ao se desconectarem as mangueiras de freio dos reboques.
O sistema de freios hidráulicos é usado em caminhões leves e pick-ups, geralmente assistido ou reforçado pelos freios a vácuo ou a depressão. Quais partes desse sistema são responsáveis por empurrar lonas e/ou pastilhas de freio contra cubos e/ou discos de freio para frear os veículos?
O pedal, ao lado do pedal de embreagem e do freio de mão.
Os pistões dos cilindros dos freios, conhecidos como burrinhos.
Os tambores de freio, acionados pelo comando elétrico de pressão hidráulica.
As molas de acionamento final dos freios, denominadas molas de frenagem.
As tubulações de óleo de freio, dotadas de válvulas para alívio de pressão.
A direção hidráulica é um recurso cada vez mais utilizado na construção de veículos de transporte rodoviário de cargas, gerando redução de cansaço dos condutores, entre outros benefícios. O projeto desse componente se baseia na(o)
amplitude do raio de giro da carreta nas manobras em pátios pequenos.
capacidade dos mecanismos hidráulicos de multiplicar os esforços.
redução de custos gerais para a construção do equipamento de transporte.
conhecimento pelo motorista da estrada a ser percorrida para a entrega.
tempo gasto para a manutenção preventiva anual.
Uma das anomalias comuns que ocorrem na lubrificação de motores a diesel em veículos transportadores de carga é a(o)
distribuição irregular do óleo de freio no circuito de frenagem.
redução da pressão de lubrificação por desgaste de bielas.
sobrecarga na bomba de combustível por superaquecimento.
aumento da distância de frenagem por falha na luz de freio.
mau funcionamento do sistema elétrico conectado ao radiador de óleo.
A lubrificação adequada de um motor de caminhão a diesel é obtida quando o óleo está à temperatura de 50 °C. Essa condição é conseguida e mantida pelo componente conhecido como
cárter.
condutor.
distribuidor.
virabrequim.
radiador de óleo.
Os componentes do motor a combustão interna, conhecidos como anéis de segmento, são fabricados em ferro doce ou em aço. As funções desses componentes são
assegurar a vedação do pistão e raspar o excedente de óleo.
facilitar o giro inicial do motor e envolver a câmara de combustão.
impedir a batida de pino e lubrificar o pistão.
lubrificar o pistão e vedar o alternador do contato com o óleo.
regular a potência do motor e produzir a força especificada.
Na primeira fase do ciclo térmico Diesel, ocorre a(o)
admissão de ar puro em quantidade máxima.
expulsão dos gases para reinício do processo.
pulverização do combustível para a reação adequada.
refrigeração do cilindro de combustão.
início do movimento do veículo pelo motor.
De tempos em tempos, é necessário efetuar a limpeza dos terminais da bateria dos veículos que ficam, após algum período de funcionamento, cobertos por um resíduo chamado, popularmente, de zinavre. A colocação de graxa nos terminais, a não ser após o devido aperto da braçadeira que prende os cabos, deve ser evitada. Nesse contexto, conclui-se que a limpeza dos terminais da bateria de um veículo de transporte deve ser feita porque o(a)
aumento de amperagem que ocorre na bateria pode provocar fagulhamento.
aumento da amperagem que ocorre na bateria pode provocar a corrosão desses terminais.
material ali acumulado reduz a vida útil dos faróis.
resíduo neles acumulados pode impedir a passagem da corrente elétrica.
intensidade da luz dos faróis é reduzida, podendo causar acidente.
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