Questões sobre Normas gerais de circulação e conduta

Lista completa de Questões sobre Normas gerais de circulação e conduta para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre acostamento, assinale a alternativa correta.

  • A.

    É uma parte da via destinada à parada ou estacionamento de veículos em situação de emergência.

  • B.

    É uma parte da estrada para uso exclusivo de pedestres e só pode ser utilizada pelos veículos para efetuar retornos.

  • C.

    É uma via rural na qual veículos automotores podem trafegar desde que obedecendo aos limites de velocidade.

  • D.

    É qualquer estreitamento da pista que indica que deve ser reduzida a velocidade.

  • E.

    É o mesmo que "pista de rolamento" e se destina ao trânsito de pedestres quando as calçadas estiverem em construção.

Em relação ao cinto de segurança, considere as seguintes afirmativas:

1. Deve ser usado por todos os ocupantes do veículo, inclusive os passageiros dos bancos traseiros.

2. Crianças menores de 10 anos podem ser transportadas no banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança, caso o veículo não possua banco traseiro.

3. Crianças menores de 10 anos podem ser transportadas no colo de um adulto, ambos com o mesmo cinto.

4. O cinto existe para evitar que as pessoas, em casos de acidente ou numa freada brusca, se choquem com as partes internas do veículo ou sejam lançadas para fora.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

Os princípios a serem seguidos para o relacionamento e a convivência social no transito são, exceto:

  • A.

    a dignidade da pessoa humana, da qual derivam os valores e atitudes para o convívio social;

  • B.

    a igualdade dos direitos, da qual decorre a necessidade de considerar as diferenças entre as pessoas, o que fundamenta a solidariedade;

  • C.

    o principio da mobilização, que fundamenta o envolvimento da sociedade para avaliar os problemas do trânsito e suas conseqüências;

  • D.

    a co-responsabilidade pela vida social, que estimula a formação de atitudes em relação à segurança do trânsito e ao direito de mobilidade dos cidadãos;

  • E.

    a valorização da liberdade individual, que garante ao usuário o direito de estabelecer procedimentos isolados para garantir o seu direito de mobilidade.

Considere:

I. Numa rotatória, a preferência de passagem é do veículo que já estiver nela circulando

II. Sob neblina ou cerração deve-se utilizar o farol alto do veículo.

 III. Na aquaplanagem ocorre a perda de aderência do pneu com o solo; para evitar esta situação de perigo, é muito importante frear o veículo nas poças de água.

É correto o que consta em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    I, apenas.

Assinale a opção que está em harmonia com as normas gerais de circulação previstas no CTB.

  • A.

    Embora seja recomendável que, antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor verifique a existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino, não há no CTB previsão expressa a esse respeito.

  • B.

    O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação deve ocorrer pelo lado direito da via, não se admitindo exceções quanto a isso.

  • C.

    Quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da esquerda as destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da direita, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade.

  • D.

    O trânsito de veículos sobre passeios e calçadas só poderá ocorrer para que se adentre ou se saia dos imóveis ou áreas especiais de estacionamento e tal restrição não se aplica aos acostamentos.

  • E.

    Quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem, no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela.

Em uma rodovia federal, João conduzia um automóvel de quatro portas, com cinco lugares, com 4 crianças dentro, todas com menos de 10 anos de idade. Um PRF deu sinal de parada e abordou o citado automóvel para fiscalização. O veículo era um táxi em que João estava transportando as crianças com autorização dos pais, que vinham em outro automóvel, logo atrás, transportando mais três crianças. Ao verificar a existência de uma criança com menos de 10 anos de idade no banco dianteiro do carro, o PRF solicitou que todas as crianças descessem do automóvel e se colocassem uma ao lado da outra. O PRF verificou que a criança que estava sentada na frente era a mais velha entre todas, pois tinha 9 anos e 10 meses de idade, mas não era a mais alta, pois havia uma criança de 9 anos e um mês de idade que possuía maior estatura. Além do mais, a criança sentada à frente estava usando cinto de segurança, mas as de trás, não. Havia também no táxi uma criança de 7 anos de idade.

Tendo por base essa situação hipotética e as regras de transporte de menores de 10 anos de idade e de utilização do dispositivo de retenção para o transporte de crianças em veículo, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Para transitar em veículos automotores, todas as crianças que estavam no automóvel deveriam estar usando individualmente cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente.

  • B.

    O transporte de crianças em veículo automotor sem observância das normas de segurança especiais estabelecidas no CTB constitui infração gravíssima.

  • C.

    Na hipótese de a quantidade de crianças com idade inferior a dez anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro, o condutor deveria ter transportado aquela de maior estatura, e não a mais velha, no banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança do veículo ou dispositivo de retenção adequado ao seu peso e à altura.

  • D.

    As exigências relativas ao sistema de retenção, no transporte de crianças com até sete anos e meio de idade, também se aplicam à atividade de transporte autônomo de passageiro (táxi).

  • E.

    Se transportar crianças em veículo automotor sem observância das normas de segurança, o condutor estará sujeito à penalidade de multa e à retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Paveri-Fontana (Helbing, 2001) desenvolveu um modelo para o fluxo de tráfego que leva em conta a aceleração individual de cada veículo. Nesse modelo, o estado do tráfego é caracterizado pela função de distribuição de cada veículo, que é descrita em função das seguintes variáveis:

  • A.

    posição, variação da velocidade, massa e trabalho;

  • B.

    variação da posição, taxa de aceleração/desaceleração e tempo;

  • C.

    massa, posição e velocidade final;

  • D.

    posição, velocidade, velocidade desejada e tempo;

  • E.

    quantidade de movimento, velocidade desejada e tempo.

A equação fundamental do fluxo do tráfego envolve as seguintes variáveis:

  • A.

    volume de serviço e distância de visibilidade;

  • B.

    fluxo médio diário anual e fluxo direcional;

  • C.

    nível de serviço e capacidade;

  • D.

    fluxo velocidade e densidade;

  • E.

    densidade, ocupação e headway.

Em relação à faixa de domínio, as afirmativas a seguir estão corretas, exceto uma. Assinale-a.

  • A.

    é a base física sobre a qual se assenta a rodovia;

  • B.

    é constituída pela pista de rolamento e pelos canteiros de obras, acostamentos e sinalização;

  • C.

    estende-se até o alinhamento das cercas que separam a estrada dos imóveis marginais ou da faixa de recuo;

  • D.

    pode ser permitido o seu uso para instalação de tubulações de petróleo, de gás, de esgotos, de águas, fibras óticas etc;

  • E.

    é usual adotar uma reserva, sob a responsabilidade do DNIT, de 100m, no caso de pista simples, e de 200m, no caso de pista dupla onde edificações particulares só podem ser construídas mediante autorização expressa.

As rampas máximas recomendadas para rodovias expressas (classe 0) de rodovias rurais são:

  • A.

    2%;

  • B.

    3%;

  • C.

    4%;

  • D.

    5%;

  • E.

    6%.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...