Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Num veículo, um dos meios de se acoplar eixos desalinhados é utilizando-se de

  • A.

    juntas universais.

  • B.

    embreagens de discos flexíveis.

  • C.

    acoplamentos emborrachados.

  • D.

    acoplamentos rosetados.

  • E.

    acoplamentos cardinais.

Na partida de um veículo com transmissão mecânica e ignição eletrônica, é recomendável girar a chave de ignição

  • A.

    pisando o pedal do acelerador.

  • B.

    com o afogador puxado.

  • C.

    com o afogador puxado, pisando levemente o pedal do acelerador.

  • D.

    pisando o pedal da embreagem.

  • E.

    bombeando por duas vezes o pedal do acelerador.

O diferencial tem a função de

  • A.

    facilitar a saída do veículo de atoleiros.

  • B.

    diminuir o torque na roda de tração que oferece menor atrito com a pista.

  • C.

    diferenciar as potências entre as rodas dianteiras e traseiras numa trajetória retilínea.

  • D.

    compensar as diferentes rotações das rodas de tração nas curvas.

  • E.

    tracionar igualmente todas as rodas de tração.

Na manutenção de um veículo foi constatado que a embreagem apresentava deslizamento. Segundo o motorista, o motor

  • A.

    "puxava" pouco.

  • B.

    não virava.

  • C.

    virava mas não pegava.

  • D.

    esquentava muito.

  • E.

    falhava.

A data de validade da CNH − Carteira Nacional de Habilitação de quatro condutores é 31 de agosto de 2009. Por esquecimento, nenhum deles tomou as providências para a devida regularização. Nos dias subsequentes, todos eles foram parados pela fiscalização de trânsito nas seguintes datas:

• Condutor no 1 − 15/09/2009

• Condutor no 2 − 27/09/2009

• Condutor no 3 − 03/10/2009

• Condutor no 4 − 04/10/2009

Cometeram infração de trânsito, de natureza gravíssima, e tiveram a respectiva CNH recolhida, os condutores

  • A.

    3 e 4, apenas.

  • B.

    1 e 2, apenas.

  • C.

    2, 3 e 4, apenas.

  • D.

    1, 2 e 3, apenas.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Uma pessoa jurídica recebeu a notificação de autuação por infração de trânsito, relativa a um veículo de sua propriedade conduzido por um de seus funcionários. Por falha em seus registros, não conseguiu identificar o condutor responsável pelo cometimento da infração, para indicá-lo ao órgão de trânsito, na forma da lei. Por este motivo, além de ser responsabilizada pelo pagamento da multa original, a pessoa jurídica proprietária do veículo está sujeita a uma nova penalidade de:

  • A.

    Apreensão do veículo.

  • B.

    Advertência por escrito.

  • C.

    Multa.

  • D.

    Recolhimento do CRV − Certificado de Registro do Veículo.

  • E.

    Recolhimento do CRLV − Certificado de Registro e Licenciamento do Veiculo.

O órgão de trânsito municipal instalou equipamentos para fiscalização de velocidade, em uma via arterial urbana, nas proximidades dos portões de entrada e saída de alunos de uma escola de ensino fundamental. A velocidade máxima foi regulamentada em 40 km/h. A fiscalização sobre 3 veículos, indicou que a velocidade medida pelo equipamento foi de 46, 47 e 48 km/h, respectivamente, para os veículos 1, 2 e 3.

Nesta situação, por trafegar com excesso de velocidade,

  • A.

    serão autuados os veículos 1 e 2, apenas.

  • B.

    serão autuados os veículos 2 e 3, apenas.

  • C.

    será autuado o veículo 1, apenas.

  • D.

    será autuado o veículo 3, apenas.

  • E.

    serão autuados os veículos 1, 2 e 3.

Na sinalização horizontal, de acordo com sua função, as marcas longitudinais são subdivididas nos seguintes tipos: linhas de divisão de fluxos opostos; linhas de divisão de fluxo de mesmo sentido; linha de bordo e

  • A.

    linhas de estímulo à redução de velocidade.

  • B.

    linha de canalização.

  • C.

    linha de continuidade.

  • D.

    linha de retenção.

  • E.

    travessia de pedestres.

As cores do fundo, da legenda, da orla interna e da orla externa das placas de identificação de rodovias e estradas são, respectivamente,

  • A.

    verde, branca, branca e verde.

  • B.

    branca, preta, preta e branca.

  • C.

    azul, branca, branca e azul.

  • D.

    azul, branca, branca e verde.

  • E.

    preta, branca, preta e branca.

Na sinalização vertical, as placas de identificação quilométricas são apresentadas nas seguintes cores de fundo, legenda, orla interna e orla externa, respectivamente,

  • A.

    preta, branca, preta e branca.

  • B.

    verde, branca, branca e verde.

  • C.

    branco, preto, preto e branco.

  • D.

    azul, branca, branca e verde.

  • E.

    azul, branca, branca e azul.

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