Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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NÃO é um problema decorrente da quebra da correia dentada da distribuição do motor em alta rotação:

  • A.

    o atropelamento das válvulas.

  • B.

    a quebra do comando de válvulas.

  • C.

    o travamento do virabrequim.

  • D.

    o empenamento da biela.

  • E.

    a quebra da alavanca de troca de marcha.

Um motorista profissional percebeu que o veículo com que trabalha está apresentando desgaste irregular no pneu dianteiro direito pelo lado de fora. Nesse caso, deverá solicitar a aferição

  • A.

    do ângulo camber.

  • B.

    da posição do diferencial.

  • C.

    do virabrequim.

  • D.

    da árvore secundária.

  • E.

    da árvore intermediária.

Um veículo trafegando em uma rodovia começa a puxar para direita da via, sendo que o estado da pista e do tempo são considerados bons e o terreno plano. Nesse caso, a causa dessa derivação para direita poderá ser um defeito do próprio veículo no

  • A.

    cardã com folga.

  • B.

    ângulo caster desregulado.

  • C.

    platô com folga.

  • D.

    eixo piloto quebrado.

  • E.

    anel sincronizado travado.

Ao enfrentar um grande congestionamento, um motorista percebeu que o motor do veículo começou a esquentar muito, fora do normal, chegando jogar água fora do reservatório. Nesse caso, a falha provável se deve

  • A.

    ao eixo piloto quebrado.

  • B.

    ao bico da injeção eletrônica queimado.

  • C.

    ao alternador trabalhando com sobrecarga.

  • D.

    ao intercooler com restrição de ar no seu interior.

  • E.

    à válvula termostática travada.

Em uma inspeção de rotina o motorista percebeu que o nível de óleo do freio do veículo estava abaixo do nível normal. Verificou e constatou que não havia vazamento. Nesse caso, a possível falha poderá ser

  • A.

    manga de eixo com folga ou empenada.

  • B.

    pastilha de freio gasta.

  • C.

    rolamento central do cubo gasto.

  • D.

    cabo do freio de estacionamento rompido.

  • E.

    homocinética fora da especificação.

Os motoristas devem manter os extintores de seus veículos carregados e com a pressão adequada, deixando-os prontos para o uso emergencial. É necessário trocar a carga sempre que o ponteiro do medidor de pressão estiver na área

  • A.

    verde.

  • B.

    preta.

  • C.

    vermelha.

  • D.

    cinza.

  • E.

    branca.

Ao iniciar o socorro à vítima inconsciente de um acidente de carro, o motorista que socorre deve

  • A.

    soltar o cinto de segurança para facilitar a respiração e a retirada imediata da vítima de dentro do carro.

  • B.

    avaliar se há presença de fratura cervical por meio da movimentação lateralizada da cabeça da vítima.

  • C.

    testar o nível de consciência da vítima dando tapinhas ou jogando-lhe porções de água gelada no rosto.

  • D.

    manter a vítima aquecida para que não perca o calor de seu próprio corpo.

  • E.

    oferecer bebida ou alimento para a vítima.

Ao auxiliar vítima de acidente de trânsito que apresenta sangramento de pequena intensidade na perna direita, é aconselhável que a pessoa que socorre

  • A.

    realize torniquete em ambas pernas da vítima.

  • B.

    realize torniquete na perna direita da vítima.

  • C.

    utilize luvas de borracha ou similar para evitar contato com o sangue da vítima.

  • D.

    faça a paramentação cirúrgica, antes de manipular a vítima.

  • E.

    proceda a antissepsia da ferida com solução de formaldeído.

Ao acionar um serviço de socorro profissional, é importante que a pessoa tenha as respostas para algumas perguntas que os atendentes do chamado de socorro poderão fazer. São elas:

I. Tipo do acidente.

II. Gravidade aparente do acidente.

III. Nome da rua e número próximo.

IV. Número aproximado de vítimas envolvidas e de pessoas presas nas ferragens.

V. Vazamento de combustível ou produtos químicos.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Considerando que acidentes de trânsito podem acontecer, é recomendável que todos os motoristas conheçam noções de Primeiros Socorros relacionados a esse tipo de acidente para

  • A.

    prestar auxílio inicial em um acidente de trânsito.

  • B.

    aplicar procedimentos complexos como a redução de fraturas.

  • C.

    anteceder o atendimento dos Serviços de Resgaste, por exemplo, procedendo a retirada do capacete do motociclista acidentado.

  • D.

    aplicar procedimentos de média complexidade como a correção de luxações e entorses.

  • E.

    agir tecnicamente por impulso ou pe lo instinto.

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