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Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Muitas pessoas que dirigem bem na cidade são maus condutores nas estradas. Isso ocorre porque conduzir em estradas e rodovias é diferente de conduzir em trânsito urbano. Para se conduzirem veículos em estradas e rodovias, com segurança, considere os seguintes procedimentos:
1. Ultrapassar veículos lentos pelo acostamento, evitando assim o risco de colisão com um veículo que possa estar vindo em direção contrária.
2. Manter a velocidade compatível com o fluxo geral de veículos, desde que esteja dentro dos limites de velocidade estabelecidos para o local em que se trafega.
3. Nos declives acentuados ou longos, descer desengrenado para economizar combustível.
4. Evitar conduzir em condições de baixa visibilidade.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras
Os acidentes em que os veículos batem em elementos fixos da pista, como cabeceiras de pontes, outros veículos estacionados, postes, etc. costumam ser graves. Acerca disso, considere as seguintes precauções:
1. Manter a suspensão e o sistema de direção sempre revisados. Investigar e corrigir qualquer instabilidade, como, por exemplo, volante "puxando".
2. Redobrar a atenção e reduzir a velocidade sob condições adversas.
3. Verificar se os pneus estão dentro da vida útil e corretamente calibrados.
4. Não insistir em dirigir se estiver apresentando sinais de cansaço ou de indisposição. Para evitar esse tipo de acidente, devem-se observar os cuidados apontados em:
2 e 4 apenas.
1 e 3 apenas.
1, 2 e 3 apenas.
2, 3 e 4 apenas.
1, 2, 3 e 4.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Condições adversas são fatores ou combinações de fatores que contribuem para aumentar as situações de risco no trânsito, podendo comprometer a segurança. Em relação às condições adversas, considere as afirmativas abaixo:
1. Ofuscamento é uma cegueira momentânea causada pelo excesso de luz incidindo nos olhos do condutor.
2. Aquaplanagem é um fenômeno no qual os pneus não conseguem remover a lâmina de água e por isso perdem o contato com a pista.
3. Penumbra é a reflexão da luz solar em vidros, janelas ou espelhos de outros veículos, e é uma das causas de ofuscamento.
4. A chuva reduz a visibilidade, diminui a aderência dos pneus principalmente em curvas, aumenta o espaço percorrido em frenagens e dificulta manobras de emergência.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Trânsito e Serviço de Transporte - Equipamentos obrigatórios - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Assinale a alternativa em que todos os itens relacionados interferem diretamente na segurança dos veículos de quatro rodas
Direção, freios, suspensão, pneus, faróis, lanternas, sinalizadores, limpadores de pára-brisas e buzina
Suspensão, faróis, freios, pneus, escapamento, fechaduras, motor, diferencial e pára-choques.
Faróis, pára-choques, pára-brisas, fechaduras, pneus, suspensão, injeção eletrônica e ignição eletrônica.
Motor, câmbio, diferencial, central eletrônica, alarme, fechaduras e limpadores de pára-brisas.
Escapamento, radiador, bateria, faróis, alarme, fechaduras e central eletrônica
São conhecimentos fundamentais ao motorista defensivo:
1. As leis e normas de trânsito.
2. As particularidades do veículo, seus equipamentos e acessórios.
3. As condições adversas e a maneira correta de enfrentá-las.
4. Os dados do proprietário do veículo quando este não for de sua propriedade.
Assinale a alternativa correta.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira
Em qualquer acidente, ocorre pelo menos uma destas três falhas humanas: negligência, imprudência, imperícia. Em relação a esse assunto, considere as afirmativas abaixo:
1. Falhas humanas constituem a principal causa de acidentes.
2. Negligência pode ser definida como displicência ou desleixo, e pode ser do proprietário do veículo, do condutor ou do órgão responsável pela manutenção e sinalização da via.
3. Imprudência pode ser caracterizada quando, por exemplo, um motorista expõe a si próprio e às demais pessoas a riscos desnecessários, sem medir conseqüências.
4. Imperícia é o mesmo que falta de habilidade. Na prática, isso se caracteriza quando, por exemplo, um condutor não está suficientemente capacitado para usar determinado tipo de veículo.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente a afirmativa 3 é verdadeira
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras
Direção defensiva é:
dirigir armado
dirigir de forma a evitar acidentes, considerando que, se o outro condutor estiver errado, não cabe a você evitar que o acidente aconteça.
dirigir de forma a evitar acidentes ou diminuir as conseqüências de um acidente inevitável, apesar dos erros, das condições adversas e da irresponsabilidade de outros condutores e pedestres
dirigir usando intensamente a buzina para chamar a atenção dos outros condutores e evitar que acidentes aconteçam
dirigir parando em todos os cruzamentos, mesmo que esteja trafegando numa via preferencial, de forma a evitar colisões com motoristas imprudentes que não param em cruzamentos
Trânsito e Serviço de Transporte - Classificação de vias - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Em uma rodovia, o condutor encontra uma placa indicando que a velocidade máxima permitida é de 80 km/h. Esse limite deve ser respeitado
por três quilômetros, depois dos quais já será permitido trafegar a 110 km/h
até encontrar o primeiro cruzamento.
até onde houver outra placa que modifique a velocidade máxima permitida.
até passar o posto policial.
por oito quilômetros, pois essa é a distância que a lei determina para que sejam colocadas placas que sinalizem a velocidade máxima permitida
Trânsito e Serviço de Transporte - Sinalização de trânsito - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Um agente de trânsito, ao utilizar sinais sonoros com um apito, emite dois silvos breves. A ordem transmitida por esse sinal é:
"Diminua a velocidade".
"Atenção".
"Acenda a lanterna".
"Siga em frente".
"Pare".
Uma placa retangular, com fundo azul, no qual está escrito "PEDÁGIO 1 km" em letras brancas é uma placa de:
Indicação.
Comparação.
Convergência.
Divergência.
Estacionamento
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