Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trânsito e Serviço de Transporte - Habilitação - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos:
Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os 12 últimos meses.
ter idade inferior a 18 anos.
ser habilitado apenas na categoria E.
ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do DETRAN.
Trânsito e Serviço de Transporte - Competências dos órgãos de trânsito - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Compete aos Conselhos Estaduais de Trânsito - CETRAN:
Responder a consultas relativas à aplicação da legislação e dos procedimentos normativos de trânsito.
Julgar em primeira instância os recursos interpostos pelos infratores.
Proceder à supervisão, à coordenação, à correição dos órgãos delegados, ao controle e à fiscalização da execução da Política Nacional de Trânsito e do Programa Nacional de Trânsito.
Promover a divulgação de trabalhos técnicos sobre o trânsito.
Trânsito e Serviço de Transporte - Habilitação - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Os candidatos poderão habilitar-se nas categorias de A até E, obedecida a seguinte gradação:
Categoria E - condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas Categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer.
Categoria B - condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a quatro mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, incluído o do motorista;
Categoria C - condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a quatro mil e quinhentos quilogramas;
Categoria D - condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, incluído o do motorista;
Trânsito e Serviço de Transporte - Classificação de vias - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Nas vias urbanas, onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:
setenta quilômetros por hora, nas vias arteriais.
sessenta quilômetros por hora, nas vias coletoras.
oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido.
cinquenta quilômetros por hora, nas vias locais.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
No âmbito do Sistema Nacional de Trânsito, a ASTC é:
Entidade normativa e consultiva.
Entidade executiva de trânsito apenas.
Entidade executiva rodoviária apenas.
Entidade executiva de trânsito e executivo rodoviário.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se para tanto:
registro como veículo de aluguel.
lanternas de luz branca, fosca ou amarela, dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira.
inspeção anual para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.
equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e quilometragem.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Em relação à circulação de ciclomotores, marque a alternativa correta:
Os ciclomotores devem ser conduzidos pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa mais à direita ou no bordo direito da pista, sempre que não houver acostamento ou faixa própria a eles destinada, proibida a sua circulação nas vias de trânsito rápido e sobre as calçadas das vias urbanas.
Os condutores de ciclomotores podem circular nas vias públicas sem a utilização de capacete.
Quando uma via comportar duas ou mais faixas de trânsito e a da esquerda for destinada ao uso exclusivo de outro tipo de veículo, os ciclomotores deverão circular pela faixa adjacente a da esquerda.
Os ciclomotores não precisam ser registrados no órgão de trânsito para circularem em via pública.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Sobre as regras gerais de circulação e conduta, marque a alternativa correta:
Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar imprudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência.
Mesmo que a indicação luminosa do semáforo lhe seja favorável, nenhum condutor pode entrar em uma interseção se houver possibilidade de ser obrigado a imobilizar o veículo na área do cruzamento, obstruindo ou impedindo a passagem do trânsito transversal.
Nas paradas, operações de carga ou descarga e nos estacionamentos o veículo deverá ser posicionado no sentido do fluxo, perpendicular ao bordo da pista de rolamento e junto à guia da calçada (meio-fio), admitidas as exceções devidamente sinalizadas.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:
I – Para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes.
II – Para comemorar a vitória de seu time de futebol.
III – Fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.
IV – Para chamar a atenção de amigos e conhecidos.
I, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
A manobra de ultrapassagem não deve ser realizada:
em vias com duplo sentido de direção e pista única, nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, nas passagens de nível, nas pontes e viadutos e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem.
em vias com duplo sentido de direção e pista única, nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, nas passagens de nível, nas pontes e viadutos e nas travessias de pedestres, mesmo quando houver sinalização permitindo a manobra.
nas interseções e suas proximidades, o condutor só poderá efetuar ultrapassagem se houver espaço e visibilidade suficiente.
os veículos mais lentos, quando em fila, não precisarão manter distância suficiente entre si para permitir que outros veículos os ultrapassem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...