Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As placas aqui representadas são as duas únicas placas com formato diferente, ou seja, não são circulares e nem quadradas, mas são consideradas placas de

  • A. advertência.
  • B. regulamentação.
  • C. indicação.
  • D. educativas.

A figura a seguir mostra um motor de quatro tempos, com injeção eletrônica e o combustível utilizado é a gasolina. Caso não apresente uma queima perfeita, causando falhas, uma das causas possíveis será

  • A. bico injetor entupindo.
  • B. silenciador furado.
  • C. cebolinha do óleo quebrada.
  • D. retentor do virabrequim trincado.
  • E. nível óleo da embreagem baixo.

Analise a figura.

A peça em destaque tem a função de diminuir os impactos ocasionados pelas irregularidades da pista e é instaladas em todos os veículos automotores. Caso venha a apresentarem defeito, o motorista deverá solicitar a troca

  • A. dos anéis de encosto.
  • B. das buchas da barra de direção.
  • C. dos amortecedores.
  • D. dos pivôs das rodas.
  • E. dos rolamentos da coroa.

A figura a seguir mostra um sistema de freio motor utilizado em veículos de grande porte que utilizam o óleo diesel como combustível. Caso a borboleta trave, impedindo a passagem dos gases, poderá ocasionar

  • A. a falta de lubrificação no motor.
  • B. o superaquecimento no motor.
  • C. o excesso de rotação no câmbio.
  • D. o travamento do cardã.
  • E. o entupimento do circuito de arrefecimento.

A figura a seguir mostra uma bomba injetora instalada em motores diesel utilizadas em caminhões e ônibus. Um dos defeitos mais comum nesse sistema de alimentação é conhecido como entrada de ar no sistema, que poderá

  • A. aumentar a rotação do motor na marcha lenta.
  • B. cortar o combustível para o sistema.
  • C. diminuir a pressão do óleo lubrificante.
  • D. aumentar a temperatura do coletor de escapamento.
  • E. diminuir a lubrificação da caixa de mudança.

Os pneus podem causar desconforto ao dirigir, perda de tração e estabilidade, desgastes acentuados em componentes mecânicos e no próprio pneu, quando

  • A. em baixa velocidade.
  • B. sem balanceamento.
  • C. com os sulcos novos.
  • D. com o eixo piloto com folga.
  • E. sem o protetor de carter.

Leia a situação.

Um motorista ao tentar trafegar por uma via com muita lama acabou atolando uma de suas rodas de tração. Começou a acelerar para sair mas não conseguia sair do lugar. Caso esse motorista continue a acelerar, poderá

  • A. danificar o diferencial.
  • B. aumentar o atrito da roda no solo.
  • C. diminuir a chance de ficar atolado.
  • D. aumentar a pressão do amortecedor.
  • E. diminuir o curso das molas helicoidais.

A figura mostra um radiador que é instalado em ônibus, caminhões ou veículos de passeio. Um dos defeitos mais comuns é o rompimento da colméia. Para que a temperatura do motor permaneça no ponto ideal de trabalho, existe um componente que controla a passagem de água do motor para o radiador, que é conhecido por

  • A. comando de válvulas.
  • B. árvore de manivelas.
  • C. válvula termostática.
  • D. válvula de admissão.
  • E. velas de ignição

Se no painel de um veículo em movimento acender a luz que representa temperatura elevada, é aconselhável que o motorista

  • A.

    dirija até o posto mais próximo, o mais rápido possível.

  • B. pare o veículo imediatamente e desligue o motor.
  • C.

    pare o veículo, desligue o motor e coloque água para que o motor esfrie.

  • D.

    pare o veículo, desligue o motor e jogue água na bobina.

Sobre as normas gerais de circulação e conduta, é correto afirmar que

  • A.

    o condutor não é obrigado a certificar-se da existência de combustível no veículo.

  • B.

    a circulação de veículos deve ser feita pelo lado esquerdo da via.

  • C.

    a existência de boas condições de funcionamento dos equipamentos obrigatórios deve ser verificada uma vez por ano.

  • D.

    o condutor deve, a todo o momento, ter domínio de seu veículo.

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