Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Em algumas máquinas modernas, os freios de serviço são alimentados por dois acumuladores, um para cada circuito para frear a máquina em caso de falhas. Esses acumuladores contêm

  • A.

    nitrogênio.

  • B.

    hidrogênio.

  • C.

    oxigênio.

  • D.

    argônio.

  • E.

    ozônio.

No sistema de freio a ar, os cilindros que fazem o freio de serviço e de estacionamento, denominados acumuladores (mola), têm a finalidade de

  • A.

    frear o equipamento em caso de falta de ar.

  • B.

    amortecer as pulsações durante as freadas.

  • C.

    suavizar a frenagem em piso escorregadio.

  • D.

    retardar o retorno das sapatas de freio.

  • E.

    aumentar a eficiência do freio de serviço.

Em sistemas hidráulicos e pneumáticos é comum a utilização de solenóides para controles de fluxo. Seu comando é feito por

  • A.

    pressão.

  • B.

    tensão elétrica.

  • C.

    variação de área.

  • D.

    gravidade.

  • E.

    depressão.

Num virabrequim, em que o moente foi retificado na primeira medida e passou para a medida de 57,701 mm, seu diâmetro standard era de

  • A.

    56,951.

  • B.

    57,201.

  • C.

    57,451.

  • D.

    57,601.

  • E.

    57,951.

Nos sistemas hidráulicos, a cavitação é um fenômeno que pode ocorrer devido

  • A.

    ao fato de a válvula de alívio da bomba estar fraca.

  • B.

    ao entupimento na entrada da bomba.

  • C.

    ao excesso de óleo no reservatório.

  • D.

    à baixa rotação da bomba hidráulica.

  • E.

    ao fato de a correia da bomba hidráulica estar frouxa.

As variações de torques e de velocidade de uma transmissão automática são feitas por um conjunto composto de

  • A.

    solar, planetária e anelar.

  • B.

    rotor, estator e difusor.

  • C.

    pinhão, rotor e estator.

  • D.

    coroa, pinhão e anelar.

  • E.

    coroa, pinhão e planetária.

Nos motores turboalimentados, uma conexão entre a turbina e a bomba injetora aciona um dispositivo com a finalidade de

  • A.

    avançar o ponto de injeção com carga plena.

  • B.

    recuar o ponto de injeção com carga parcial.

  • C.

    controlar a rotação da turbina em carga.

  • D.

    aumentar o volume de combustível conforme a pressão.

  • E.

    limitar a injeção de combustível em plena carga.

Os bicos injetores do sistema de alimentação do motor diesel devem ser analisados periodicamente ou quando apresentarem falhas, e os itens que devem ser verificados são:

  • A.

    tempo de injeção, vazão e estanqueidade.

  • B.

    pressão de abertura, pulverização e estanqueidade.

  • C.

    ponto de injeção, estanqueidade e vazão.

  • D.

    duração do jato, equalização e vazão.

  • E.

    vazão, pressão e pulverização.

O componente da transmissão automática, que controla a pressão de óleo para efetuar a troca de marcha, é

  • A.

    o governador.

  • B.

    o corpo de válvulas.

  • C.

    o pacote de discos.

  • D.

    a cinta de aplicação.

  • E.

    o conversor de torque.

Numa transmissão automática, quando as mudanças de marchas ocorrem somente em altas rotações indicam um problema de

  • A.

    regulador centrífugo defeituoso.

  • B.

    nível do óleo muito alto.

  • C.

    cabos de comandos desregulados.

  • D.

    filtro de óleo com obstruções.

  • E.

    temperatura do óleo alta.

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