Questões de Turismo

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São motivações turísticas fundamentais, segundo Arrillaga:

  • A.

    Necessidade de tranquilidade, de descanso e de evasão.

  • B.

    Necessidade de tranquilidade, terapêutica e de evasão.

  • C.

    Necessidade de tranquilidade, de evasão e de aventura.

  • D.

    Necessidade de evasão, de descanso e terapêutica.

No estudo do tempo se considera necessidade primária do homem:

  • A.

    Satisfações fisiológicas.

  • B.

    Trabalho.

  • C.

    Lazer.

  • D.

    Obrigações sociais.

Para que uma pessoa realize uma viagem turística é necessário três fatores:

  • A.

    Tempo, dinheiro, disposição.

  • B.

    Vontade, tempo, disposição.

  • C.

    Vontade, tempo, dinheiro.

  • D.

    Vontade, dinheiro, disposição.

O tempo de turismo é uma subdivisão do:

  • A.

    Tempo de trabalho e tempo morto.

  • B.

    Tempo de trabalho e tempo comprometido.

  • C.

    Tempo livre e tempo comprometido.

  • D.

    Tempo livre e tempo de lazer.

São frequentes as discussões sobre as atividades de relações públicas e marketing, sob diferentes perspectivas. Silva (2009), França (2009), Machado Neto (2008), Kunsch (1997), Kotler e outros pesquisadores são alguns dos estudiosos que contribuem com estudos sobre o assunto, comparando as atividades e analisando a sua atuação nas organizações. Com base nos conhecimentos sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. Enquanto o marketing procura impactos marcantes, as relações públicas têm a credibilidade como sua meta principal.

2. O marketing segue um padrão relativamente rígido em suas comunicações; as comunicações de relações públicas são flexíveis, de acordo com as circunstâncias.

3. “Relações públicas de marketing (RPM)” são voltadas aos clientes; é a denominação de uma subdivisão especial criada para apoiar diretamente tanto a divulgação da empresa quanto a promoção e a imagem de um produto.

4. O marketing está focalizado no gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM), que inclui os valores e as estratégias do marketing, enquanto as relações públicas focalizam valores intangíveis.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Na rede teórica proposta por Simões (2001), o objeto de análise e intervenção da atividade de relações públicas é o sistema social organização-públicos, designado como objeto material. Assinale a alternativa que contempla a visão do autor para caracterizar o tipo de relação público-organização.

  • A. Paradigma da “conceituação lógica de públicos”, classificando-os em públicos essenciais, públicos não essenciais e públicos de redes de interferência.
  • B. Os públicos são classificados em interno, misto e externo. Esse conceito é tido como “geográfico”, por ter como critério a proximidade entre os públicos e a organização.
  • C. Os públicos são classificados em quatro categorias: de decisão, de consulta, de comportamento e de opinião, tipologia que tem a relação de poder como critério.
  • D. Trata-se do conceito de stakeholder, no qual o público é designado pelo critério de poder, considerando a capacidade que ele tem de afetar as organizações ou ser afetado por elas.
  • E. Trata-se da classificação entendida como portfólio de públicos, cujos públicos se formam de acordo com as controvérsias existentes no ambiente interno e externo à organização.

Em relação aos atributos específicos da comunicação dirigida, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A mensagem da comunicação deve adequar-se às características próprias do público receptor, reconhecendo as diferenças de cada um.

( ) É objetiva, sendo possível preestabelecer o nível de resposta esperado com maior segurança.

( ) No seu objetivo de atrair grupos específicos, oferece um certo grau de dispersão que merece cuidados.

( ) A mídia dirigida deve ser permanente, pois promover alterações, substituindo-a por outra, poderá trazer prejuízo junto ao público.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – F – F.
  • B. V – F – F – V.
  • C. F – F – V – V.
  • D. F – V – F – V.
  • E. V – F – V – F.

Assinale a alternativa que NÃO diz respeito ao desempenho estratégico e gerencial de relações públicas, caracterizando-se como mero desempenho operacional.

  • A. Analisar os cenários interno e externo da organização.
  • B. Mapear os públicos mais estratégicos com os quais uma organização necessita desenvolver um relacionamento.
  • C. Planejar e implantar programas de comunicação para construir relacionamentos com os públicos.
  • D. Executar tarefas de comunicação, sem necessariamente participar de sua concepção.
  • E. Mensurar e avaliar os relacionamentos de longo prazo entre a organização e seus públicos.

  • A. 4 – 2 – 5 – 1 – 3.
  • B. 1 – 3 – 5 – 2 – 4.
  • C. 5 – 1 – 4 – 2 – 3.
  • D. 2 – 1 – 4 – 3 – 5.
  • E. 4 – 3 – 5 – 1 – 2.

James E. Grunig (1984), reconhecido pesquisador internacional na pesquisa aplicada em relações públicas, e Todd Hunt identificaram quatro modelos da prática das relações públicas. Segundo os autores, embora tais modelos ainda apresentem limitações, eles correspondem a quatro formas típicas de entender a natureza e o propósito das relações públicas, bem como “ajudam a explicar como os profissionais devem pensar as relações públicas para exercê-las em sua dimensão gerencial estratégica” (Ferrari, 2008). Com base nos modelos identificados por Grunig e Hunt, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O modelo de agência de imprensa e divulgação tem como único propósito obter publicidade favorável para uma organização ou para indivíduos na mídia de massa. ( ) O modelo de informação pública é semelhante à comunicação pública, tendo como propósito disseminar informações objetivas através da mídia de massa, da internet ou de meios dirigidos, na busca de promover a imagem positiva da organização. ( ) O modelo assimétrico de duas mãos fundamenta-se em pesquisa sobre a atitude dos públicos, tendo como propósito induzir os públicos a se comportarem de acordo com a expectativa da organização. ( ) O modelo misto, baseado nos conceitos da teoria dos jogos, propõe o uso de práticas simétricas e assimétricas, considerando os interesses das partes envolvidas, tendo como principais estratégias a mediação, a negociação e o consenso. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – F – F – V.
  • B. V – F – V – F.
  • C. F – F – V – V.
  • D. V – V – F – V.
  • E. F – V – V – F.
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