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São motivações turísticas fundamentais, segundo Arrillaga:
Necessidade de tranquilidade, de descanso e de evasão.
Necessidade de tranquilidade, terapêutica e de evasão.
Necessidade de tranquilidade, de evasão e de aventura.
Necessidade de evasão, de descanso e terapêutica.
No estudo do tempo se considera necessidade primária do homem:
Satisfações fisiológicas.
Trabalho.
Lazer.
Obrigações sociais.
Para que uma pessoa realize uma viagem turística é necessário três fatores:
Tempo, dinheiro, disposição.
Vontade, tempo, disposição.
Vontade, tempo, dinheiro.
Vontade, dinheiro, disposição.
O tempo de turismo é uma subdivisão do:
Tempo de trabalho e tempo morto.
Tempo de trabalho e tempo comprometido.
Tempo livre e tempo comprometido.
Tempo livre e tempo de lazer.
São frequentes as discussões sobre as atividades de relações públicas e marketing, sob diferentes perspectivas. Silva (2009), França (2009), Machado Neto (2008), Kunsch (1997), Kotler e outros pesquisadores são alguns dos estudiosos que contribuem com estudos sobre o assunto, comparando as atividades e analisando a sua atuação nas organizações. Com base nos conhecimentos sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Enquanto o marketing procura impactos marcantes, as relações públicas têm a credibilidade como sua meta principal. 2. O marketing segue um padrão relativamente rígido em suas comunicações; as comunicações de relações públicas são flexíveis, de acordo com as circunstâncias. 3. Relações públicas de marketing (RPM) são voltadas aos clientes; é a denominação de uma subdivisão especial criada para apoiar diretamente tanto a divulgação da empresa quanto a promoção e a imagem de um produto. 4. O marketing está focalizado no gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM), que inclui os valores e as estratégias do marketing, enquanto as relações públicas focalizam valores intangíveis. Assinale a alternativa correta.Na rede teórica proposta por Simões (2001), o objeto de análise e intervenção da atividade de relações públicas é o sistema social organização-públicos, designado como objeto material. Assinale a alternativa que contempla a visão do autor para caracterizar o tipo de relação público-organização.
Em relação aos atributos específicos da comunicação dirigida, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A mensagem da comunicação deve adequar-se às características próprias do público receptor, reconhecendo as diferenças de cada um. ( ) É objetiva, sendo possível preestabelecer o nível de resposta esperado com maior segurança. ( ) No seu objetivo de atrair grupos específicos, oferece um certo grau de dispersão que merece cuidados. ( ) A mídia dirigida deve ser permanente, pois promover alterações, substituindo-a por outra, poderá trazer prejuízo junto ao público. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.Assinale a alternativa que NÃO diz respeito ao desempenho estratégico e gerencial de relações públicas, caracterizando-se como mero desempenho operacional.
James E. Grunig (1984), reconhecido pesquisador internacional na pesquisa aplicada em relações públicas, e Todd Hunt identificaram quatro modelos da prática das relações públicas. Segundo os autores, embora tais modelos ainda apresentem limitações, eles correspondem a quatro formas típicas de entender a natureza e o propósito das relações públicas, bem como ajudam a explicar como os profissionais devem pensar as relações públicas para exercê-las em sua dimensão gerencial estratégica (Ferrari, 2008). Com base nos modelos identificados por Grunig e Hunt, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O modelo de agência de imprensa e divulgação tem como único propósito obter publicidade favorável para uma organização ou para indivíduos na mídia de massa. ( ) O modelo de informação pública é semelhante à comunicação pública, tendo como propósito disseminar informações objetivas através da mídia de massa, da internet ou de meios dirigidos, na busca de promover a imagem positiva da organização. ( ) O modelo assimétrico de duas mãos fundamenta-se em pesquisa sobre a atitude dos públicos, tendo como propósito induzir os públicos a se comportarem de acordo com a expectativa da organização. ( ) O modelo misto, baseado nos conceitos da teoria dos jogos, propõe o uso de práticas simétricas e assimétricas, considerando os interesses das partes envolvidas, tendo como principais estratégias a mediação, a negociação e o consenso. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
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