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Levando em conta seus conhecimentos sobre Durkheim, Marx e Weber, e a relação entre indivíduo e sociedade, considere as seguintes afirmativas: 1. Max Weber propôs interpretar o sentido da ação social. Assim, a partir do indivíduo, seria possível compreender os fenômenos sociais. 2. O indivíduo criativo e empreendedor, independentemente de sua posição na estrutura social, teria poder revolucionário, segundo Marx. 3. As análises de Durkheim sobre a relação entre indivíduo e sociedade mostraram que o indivíduo tem poder e autonomia frente à sociedade e a modifica, independentemente das instituições sociais e da tradição. 4. Para Durkheim, a sociedade é totalmente determinada pelo ambiente físico. Assinale a alternativa correta.
Turismo - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Nos serviços da hotelaria a hospedagem e a governança são setores de extrema importância. Associe a primeira coluna com a segunda para atribuir a definição correta ao vocabulário comum a estes departamentos.
1. Over booking
2. Relatório de discrepância
3. Rooming list
4. Serviço de turn down
5. Walk in
( ) Arrumação complementar do apartamento realizado no final de tarde que pode incluir retirada do cobre leito da cama e brinde de boa-noite.
( ) Cliente que chega ao hotel para se hospedar sem possuir reserva
( ) Quantidade de reservas efetuadas superior a capacidade do hotel decorrente de falha humana ou do sistema operacional de reservas.
( ) Listagem contendo nomes e distribuição de apartamentos entre os membros de um grupo.
( ) Listagem contendo apartamentos visitados pela camareira que possuem indícios de que a ocupação real não confere com a ocupação descrita no sistema de hospedagem.
De cima para baixo a sequência correta é:
4, 5, 1, 3, 2
4, 5, 1, 2, 3
2, 3, 1, 5, 4
4, 1, 5, 3, 2
4, 1, 5, 2, 3
De acordo com essa definição, assinale a alternativa que apresenta apenas modalidades de turismo sob a ótica da segmentação.
turismo rural; ecoturismo; turismo predador; e turismo de aventura
turismo cultural; turismo sustentável; turismo místico; e turismo de pesca
turismo náutico; turismo de incentivo; turismo rural; e turismo de aventura
turismo de negócios; turismo de eventos; turismo emissivo; e turismo de aventura
turismo arqueológico; turismo da melhor idade; turismo GLS; e turismo receptivo
O conceito de cluster turístico diz respeito ao(à)
forma de turismo interno que visa ao aumento das viagens entre os setores da população cuja renda não lhes permite utilizar os serviços convencionais da prestação turística.
conjunto de agentes econômicos ligados diretamente ao setor de prestação de serviços para o turismo: agências de turismo, hotéis, operadoras, restaurantes e outras entidades empresariais.
área limítrofe ou intermediária entre dois ecossistemas.
profissional que exerce atividades de acompanhamento, orientação e informação de pessoas ou grupos em excursões.
conjunto de atrativos turísticos em um determinado espaço que apresenta adequada estrutura de serviços e equipamentos.
Destinos turísticos sustentáveis são aqueles que adotam ações realizáveis e de planejamento estratégico, que se estendem a todas as fases do ciclo de vida e que determinam a direção, os benefícios e o crescimento do destino sob a ótica da sustentabilidade. O planejamento estratégico de um destino contempla três fases, que correspondem aos impulsos da gestão do destino. Assinale a alternativa que apresenta essas fases.
análise estratégica da situação do destino; definição de estratégias; e implementação de estratégias por meio de ações
análise estratégica da situação do destino; definição de estratégias; e implementação de estratégias por meio de ações
alcance do produto/mercado; aplicação de recursos necessários às estratégias; e análise das vantagens competitivas
identificação de oportunidades de crescimento; análise do mercado externo; e definição de políticas públicas de turismo
seleção de instrumentos de gestão adequados; análise das competências do destino; e estruturação do produto turístico
As unidades avançadas de que trata o texto são os(as)
setores de promoção comercial das embaixadas brasileiras.
representações de estados brasileiros no exterior.
representações de estados brasileiros no exterior.
escritórios brasileiros de turismo.
consulados.
Segmentação, no que se refere ao turismo, é o processo de divisão de um mercado global em grupos de consumidores potenciais com necessidades e(ou) características semelhantes, os quais provavelmente exibirão comportamentos de compra semelhantes. De acordo com Kotler e Armstrong (1999), Chisnall (1985), Middleton e Hawkings (1998), é possível se ater a cinco critérios principais, que devem ser aplicados a qualquer segmento, caso possam ser usados ou acionados em marketing. Com base nessas informações, cada segmento deve ser
distinto, mensurável, estratégico, viável e sustentável.
distinto, mensurável, viável, apropriado e sustentável.
genérico, mensurável, viável, apropriado e sustentável.
distinto, estratégico, viável, apropriado e sustentável.
genérico, estratégico, apropriado, viável e sustentável.
De acordo com essa definição, assinale a alternativa que apresenta apenas modalidades de turismo sob a ótica da segmentação.
turismo rural; ecoturismo; turismo predador; e turismo de aventura
turismo cultural; turismo sustentável; turismo místico; e turismo de pesca
turismo náutico; turismo de incentivo; turismo rural; e turismo de aventura
turismo de negócios; turismo de eventos; turismo emissivo; e turismo de aventura
turismo arqueológico; turismo da melhor idade; turismo GLS; e turismo receptivo
As unidades avançadas de que trata o texto são os(as)
setores de promoção comercial das embaixadas brasileiras.
representações de estados brasileiros no exterior.
câmaras brasileiras de comércio.
escritórios brasileiros de turismo.
consulados.
Segmentação, no que se refere ao turismo, é o processo de divisão de um mercado global em grupos de consumidores potenciais com necessidades e(ou) características semelhantes, os quais provavelmente exibirão comportamentos de compra semelhantes. De acordo com Kotler e Armstrong (1999), Chisnall (1985), Middleton e Hawkings (1998), é possível se ater a cinco critérios principais, que devem ser aplicados a qualquer segmento, caso possam ser usados ou acionados em marketing. Com base nessas informações, cada segmento deve ser
distinto, mensurável, estratégico, viável e sustentável.
distinto, mensurável, viável, apropriado e sustentável.
genérico, mensurável, viável, apropriado e sustentável.
distinto, estratégico, viável, apropriado e sustentável.
genérico, estratégico, apropriado, viável e sustentável.
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