Questões de Turismo

Lista completa de Questões de Turismo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Levando em conta seus conhecimentos sobre Durkheim, Marx e Weber, e a relação entre indivíduo e sociedade, considere as seguintes afirmativas: 1. Max Weber propôs interpretar o sentido da ação social. Assim, a partir do indivíduo, seria possível compreender os fenômenos sociais. 2. O indivíduo criativo e empreendedor, independentemente de sua posição na estrutura social, teria poder revolucionário, segundo Marx. 3. As análises de Durkheim sobre a relação entre indivíduo e sociedade mostraram que o indivíduo tem poder e autonomia frente à sociedade e a modifica, independentemente das instituições sociais e da tradição. 4. Para Durkheim, a sociedade é totalmente determinada pelo ambiente físico. Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Nos serviços da hotelaria a hospedagem e a governança são setores de extrema importância. Associe a primeira coluna com a segunda para atribuir a definição correta ao vocabulário comum a estes departamentos.

1. Over booking

2. Relatório de discrepância

3. Rooming list

4. Serviço de turn down

5. Walk in

( ) Arrumação complementar do apartamento realizado no final de tarde que pode incluir retirada do cobre leito da cama e brinde de “boa-noite”.

( ) Cliente que chega ao hotel para se hospedar sem possuir reserva

( ) Quantidade de reservas efetuadas superior a capacidade do hotel decorrente de falha humana ou do sistema operacional de reservas.

( ) Listagem contendo nomes e distribuição de apartamentos entre os membros de um grupo.

( ) Listagem contendo apartamentos visitados pela camareira que possuem indícios de que a ocupação real não confere com a ocupação descrita no sistema de hospedagem.

De cima para baixo a sequência correta é:

  • A.

    4, 5, 1, 3, 2

  • B.

    4, 5, 1, 2, 3

  • C.

    2, 3, 1, 5, 4

  • D.

    4, 1, 5, 3, 2

  • E.

    4, 1, 5, 2, 3

De acordo com essa definição, assinale a alternativa que apresenta apenas modalidades de turismo sob a ótica da segmentação.

  • A.

    turismo rural; ecoturismo; turismo predador; e turismo de aventura

  • B.

    turismo cultural; turismo sustentável; turismo místico; e turismo de pesca

  • C.

    turismo náutico; turismo de incentivo; turismo rural; e turismo de aventura

  • D.

    turismo de negócios; turismo de eventos; turismo emissivo; e turismo de aventura

  • E.

    turismo arqueológico; turismo da melhor idade; turismo GLS; e turismo receptivo

O conceito de cluster turístico diz respeito ao(à)

  • A.

    forma de turismo interno que visa ao aumento das viagens entre os setores da população cuja renda não lhes permite utilizar os serviços convencionais da prestação turística.

  • B.

    conjunto de agentes econômicos ligados diretamente ao setor de prestação de serviços para o turismo: agências de turismo, hotéis, operadoras, restaurantes e outras entidades empresariais.

  • C.

    área limítrofe ou intermediária entre dois ecossistemas.

  • D.

    profissional que exerce atividades de acompanhamento, orientação e informação de pessoas ou grupos em excursões.

  • E.

    conjunto de atrativos turísticos em um determinado espaço que apresenta adequada estrutura de serviços e equipamentos.

Destinos turísticos sustentáveis são aqueles que adotam ações realizáveis e de planejamento estratégico, que se estendem a todas as fases do ciclo de vida e que determinam a direção, os benefícios e o crescimento do destino sob a ótica da sustentabilidade. O planejamento estratégico de um destino contempla três fases, que correspondem aos impulsos da gestão do destino. Assinale a alternativa que apresenta essas fases.

  • A.

    análise estratégica da situação do destino; definição de estratégias; e implementação de estratégias por meio de ações

  • B.

    análise estratégica da situação do destino; definição de estratégias; e implementação de estratégias por meio de ações

  • C.

    alcance do produto/mercado; aplicação de recursos necessários às estratégias; e análise das vantagens competitivas

  • D.

    identificação de oportunidades de crescimento; análise do mercado externo; e definição de políticas públicas de turismo

  • E.

    seleção de instrumentos de gestão adequados; análise das competências do destino; e estruturação do produto turístico

As unidades avançadas de que trata o texto são os(as)

  • A.

    setores de promoção comercial das embaixadas brasileiras.

  • B.

    representações de estados brasileiros no exterior.

  • C.

    representações de estados brasileiros no exterior.

  • D.

    escritórios brasileiros de turismo.

  • E.

    consulados.

Segmentação, no que se refere ao turismo, é o processo de divisão de um mercado global em grupos de consumidores potenciais com necessidades e(ou) características semelhantes, os quais provavelmente exibirão comportamentos de compra semelhantes. De acordo com Kotler e Armstrong (1999), Chisnall (1985), Middleton e Hawkings (1998), é possível se ater a cinco critérios principais, que devem ser aplicados a qualquer segmento, caso possam ser usados ou acionados em marketing. Com base nessas informações, cada segmento deve ser

  • A.

    distinto, mensurável, estratégico, viável e sustentável.

  • B.

    distinto, mensurável, viável, apropriado e sustentável.

  • C.

    genérico, mensurável, viável, apropriado e sustentável.

  • D.

    distinto, estratégico, viável, apropriado e sustentável.

  • E.

    genérico, estratégico, apropriado, viável e sustentável.

De acordo com essa definição, assinale a alternativa que apresenta apenas modalidades de turismo sob a ótica da segmentação.

  • A.

    turismo rural; ecoturismo; turismo predador; e turismo de aventura

  • B.

    turismo cultural; turismo sustentável; turismo místico; e turismo de pesca

  • C.

    turismo náutico; turismo de incentivo; turismo rural; e turismo de aventura

  • D.

    turismo de negócios; turismo de eventos; turismo emissivo; e turismo de aventura

  • E.

    turismo arqueológico; turismo da melhor idade; turismo GLS; e turismo receptivo

As unidades avançadas de que trata o texto são os(as)

  • A.

    setores de promoção comercial das embaixadas brasileiras.

  • B.

    representações de estados brasileiros no exterior.

  • C.

    câmaras brasileiras de comércio.

  • D.

    escritórios brasileiros de turismo.

  • E.

    consulados.

Segmentação, no que se refere ao turismo, é o processo de divisão de um mercado global em grupos de consumidores potenciais com necessidades e(ou) características semelhantes, os quais provavelmente exibirão comportamentos de compra semelhantes. De acordo com Kotler e Armstrong (1999), Chisnall (1985), Middleton e Hawkings (1998), é possível se ater a cinco critérios principais, que devem ser aplicados a qualquer segmento, caso possam ser usados ou acionados em marketing. Com base nessas informações, cada segmento deve ser

  • A.

    distinto, mensurável, estratégico, viável e sustentável.

  • B.

    distinto, mensurável, viável, apropriado e sustentável.

  • C.

    genérico, mensurável, viável, apropriado e sustentável.

  • D.

    distinto, estratégico, viável, apropriado e sustentável.

  • E.

    genérico, estratégico, apropriado, viável e sustentável.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...