Questões de Turismo

Lista completa de Questões de Turismo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O ecoturismo é um segmento de mercado a ser explorado em regiões como o Norte do Brasil, pois

  • A. a região possui excelente rede de estradas locais, atingindo os principais pólos de ecoturismo por via terrestre.
  • B. os turistas estrangeiros têm preferência por destinos tropicais.
  • C. tem como princípio a conservação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento local.
  • D. a região amazônica, por conta de sua dimensão geográfica, tem capacidade de absorver fluxos turísticos massivos.
  • E. este segmento só pode ser explorado em locais que ofereçam atrativos fluviais.

As ações que devem ser realizadas pelo poder público local a fim de incentivar o desenvolvimento do turismo sustentável são:

  • A. planejamento adequado, implementação eficiente das ações planejadas e gerenciamento eficaz e contínuo das medidas implantadas.
  • B. divulgação do destino, incremento do fluxo turístico sem preocupação com a capacidade de carga turística e gestão contínua do processo.
  • C. promoção de eventos que atraiam fluxo massivo e atração de mão-de-obra capacitada das regiões vizinhas em detrimento da mão-de-obra local.
  • D. obtenção de financiamento e ampliação da infraestrutura básica e turística em detrimento da população local.
  • E. divulgação do destino voltado ao mercado internacional por meio da atração de investidores sem o devido processo de capacitação da população local.

NÃO podem ser consideradas como impacto ambiental negativo:

  • A. coleta de lenha, coleta de espécies nativas sem autorização oficial.
  • B. trânsito de barcos a motor, ruídos de aeroporto.
  • C. pesca e caça, vandalismo.
  • D. utilização de energias limpas, redução de consumo de água.
  • E. presença excessiva de cartazes de rua, excesso de lixo.

A população que habita a destinação turística tem sua cultura e estilo de vida próprios. Com a chegada dos turistas esta rotina é alterada, e desta forma

  • A. os moradores locais devem mudar seu padrão de comportamento a fim de agradar os turistas.
  • B. podem ocorrer choques culturais pois em geral os turistas não alteram seus padrões de comportamento.
  • C. este intercâmbio de culturas será sempre benéfico.
  • D. o poder público deve criar mecanismos que facilitem o acesso dos turistas aos bairros residenciais locais, incentivando a troca cultural.
  • E. os operadores de mercado devem selecionar a demanda que visitará a destinação, adequando os padrões culturais dos visitados aos visitantes.

No processo de planejamento do turismo, deve-se

  • A. implantar medidas mitigadoras de impactos positivos decorrentes do turismo alternativo.
  • B. definir estratégias que promovam o turismo de massa a fim de gerar receita para a localidade e aproválas nos órgãos competentes, no contexto do turismo sustentável.
  • C. evitar que moradores locais participem deste processo já que estes desconhecem as teorias do turismo e criar normas para o uso e ocupação do solo.
  • D. realizar inventário e diagnóstico da oferta, identificar o potencial turístico da região, propor ações para o turismo local.
  • E. incentivar o financiamento de novos empreendimentos turísticos que promovam a destinação no mercado internacional, mesmo acima da capacidade de carga turística.

Na realização do inventário turístico, ao tratar da oferta, deve-se

  • A. Na realização do inventário turístico, ao tratar da oferta, deve-se
  • B. criar atrativos que atendam às necessidades do público-alvo.
  • C. pesquisar as necessidades e desejos da demanda.
  • D. incrementar a capacidade de financiamento no local a fim de promover o turismo.
  • E. definir os padrões de qualidade dos serviços oferecidos na destinação.

Em função da dimensão do mercado consumidor de turismo e com o objetivo de otimizar as ações de marketing do produto turístico é necessário que seja realizada a segmentação do mesmo. Para tal são utilizados os critérios abaixo.

I. Base psicográfica: referente à personalidade do consumidor, suas crenças, estilo de vida.

II. Base comportamental: profissão e ocupação, sexo, idade, grau de escolaridade.

III. Base demográfica: estilo de vida, organização política, atividades econômicas.

IV. Base geográfica: profissão e ocupação, clima, acidentes geográficos locais.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A. III e IV.
  • B. I e III.
  • C. I e IV.
  • D. II.
  • E. I.

O perfil da demanda que visita o Estado do Maranhão é o de turistas:

  • A. geocêntricos − aqueles que são atraídos pelos acidentes geográficos da destinação.
  • B. mesocêntricos − aqueles que procuram por destinações nas quais os serviços e equipamentos turísticos estão totalmente implantados.
  • C. alocêntricos − aqueles que buscam diferenças culturais e ambientais no destino visitado, em busca de novidades.
  • D. psicocêntricos − aqueles que procuram uma destinação que seja exatamente igual ao seu local de origem.
  • E. etnocêntricos − aqueles que se interessam por locais de etnia similar à sua.

O turismo de massa é representado pelo fluxo intenso de turistas para uma mesma destinação, no mesmo período de tempo. Em relação a este fenômeno pode-se afirmar que

  • A. é observado desde os primórdios da atividade turística, na Ásia.
  • B. a destinação permanece ao longo dos anos oferecendo a mesma qualidade de produto graças ao grande fluxo de pessoas.
  • C. somente por meio do turismo de massa é possível que uma destinação alcance a sustentabilidade.
  • D. é uma tendência mundial crescente pois os consumidores buscam a satisfação de suas necessidades em locais de grande concentração populacional.
  • E. por conta deste fluxo são ocasionados efeitos na destinação que afetam a vida dos moradores locais.

A receita gerada pelo turismo na destinação é utilizada, por exemplo, para o pagamento de fornecedores locais, impostos e salários dos empregados. Que, por sua vez, de forma ilustrativa no receptivo, pagam aluguel, transporte e educação. Portanto, é possível afirmar que

  • A. a receita gerada pelo turismo, quando destinada somente para o pagamento de salários, implica em boa distribuição de renda no destino.
  • B. o modelo implantado de atividade turística local tem forte relação com o efeito multiplicador do turismo.
  • C. quando os demais setores econômicos da destinação permanecem à margem do processo de desenvolvimento gerado pelo turismo, há exata aplicação do termo efeito multiplicador do turismo.
  • D. os empreendedores de turismo devem rever seu modelo de gestão com a finalidade única de aumentar o lucro destas empresas, caracterizando a exata aplicação do termo turismo sustentável.
  • E. quando o capital circulante na destinação proveniente do turismo não está favorecendo os empreendedores locais turísticos, estamos diante de uma situação característica do turismo sustentável.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...