Lista completa de Questões de Turismo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A gestão cultural e turística de uma localidade é beneficiada por alguns equipamentos, atrativos e programações que revelam aspectos materiais e imateriais do desenvolvimento daquela sociedade. A atividade turística pode ser uma aliada da cultura local e auxiliar na ampliação sustentável das manifestações. A partir dessas informações, assinale a opção incorreta.
A integração de placas de sinalização indicativas e interpretativas oferece ao nativo e ao visitante uma oportunidade democrática para visitação do local, enriquecendo a experiência cultural.
As vivências em espaços urbanos, como mercados populares, feiras e praças são representativas da cultura local, porque revelam os hábitos e costumes da população receptora, de modo informal.
Em Belém, capital do estado do Pará, as exposições de utensílios arqueológicos em locais públicos, a criação de produtos artesanais e a divulgação das lendas estão presentes em vários pontos da cidade, agregando valor ao turismo.
As festas populares e oficinas de técnicas tradicionais não oferecem vitalidade para o lugar. Ao contrário, demonstram o provincianismo da localidade, a incapacidade de se ajustar aos padrões da cultura global e a incapacidade de se tornar um destino turístico.
Os equipamentos culturais de determinada localidade com vocação turística, em plano ideal, cumprem a função de atender às necessidades e interesses da comunidade local e dos turistas. A integração desses usuários nativos e visitantes oferece oportunidades mais autênticas de intercâmbios culturais. Para que essas premissas de integração se realizem, é necessário que
os responsáveis pelo planejamento da estrutura e funcionamento dos equipamentos culturais assumam um modelo de gestão participativa e que os custos sejam acessíveis ao padrão de consumo local.
as atividades de expressão da cultura local ocupem o máximo de 15% dos espaços de apresentações públicas nos equipamentos culturais, sendo as 85% restantes destinadas a apresentações de caráter global capazes de agradar aos visitantes que desconhecem as tradições locais.
os responsáveis pelo planejamento da estrutura e funcionamento dos equipamentos culturais centralizem as decisões no âmbito dos técnicos da secretaria de cultura.
a autenticidade das manifestações culturais seja sempre adaptada aos modelos globais, eliminando qualquer tipo de exotismo que possa constranger os visitantes.
Em um evento como uma feira, por exemplo, o treinamento da equipe que recepciona o público de visitantes é uma etapa importante para o sucesso do evento. Nesse contexto, assinale a opção que apresenta informações mais corretas acerca do que deve ser repassado a uma equipe de recepcionistas que estejam sendo treinados para atuar em uma feira em turismo.
Identificar os profissionais da empresa organizadora da feira e se possível os expositores, informar datas e horários de chegada e saída, estabelecer rodízios da equipe para as refeições. Se houver um congresso associado, identificar locais, horários e assuntos das palestras.
Identificar os profissionais da empresa contratante que fizeram o treinamento e se possível os expositores; informar datas e horários de chegada e saída; solicitar que sirvam as refeições. Se houver um congresso associado, identificar os assuntos das palestras.
Identificar os diretores da empresa organizadora da feira; fornecer diariamente a lista dos participantes; ter a lista de produtos e serviços expostos; informar datas e horários de chegada e saída; solicitar que realizem a limpeza diária dos estandes. Se houver um congresso associado, é necessário informar os horários das palestras.
Identificar diretores e funcionários das empresas na feira para apresentá-los aos expositores; fornecer a relação dos participantes com antecedência mínima de duas horas previamente ao início do evento; fornecer a lista de produtos expostos; informar datas e horários de chegada e saída.
As festas populares, eventos locais que desencadeiam fluxos migratórios temporários, são espaços privilegiados para a
promoção de atrativos que dispensam qualquer tipo de organização prévia para oferecer aos visitantes momentos descontraídos.
geração de renda, que deve ser integralmente revertida para o evento para garantir sua manutenção visando o melhor atendimento ao público externo.
divulgação e expressão da identidade, valores socioculturais e simbólicos e para a geração de renda, bem como para a manutenção da tradição local e para a revitalização dos costumes populares dos nativos.
divulgação da cultura local para visitantes da mesma região que não possuem recursos para se deslocar para outras regiões, não necessitando assim de planejamento prévio.
A estratégia de marketing mais adequada para o desenvolvimento do turismo em âmbito nacional e internacional consiste na adaptação sistêmica e coordenada das políticas das empresas
privadas de turismo, no plano regional, nacional e internacional, para satisfazer às necessidades dos consumidores e gerar lucros.
públicas de turismo, no plano local, regional e nacional, para satisfazer às necessidades dos consumidores e gerar lucros adequados.
públicas e privadas de turismo, no plano local, regional, nacional e internacional, para satisfazer às necessidades dos consumidores e gerar lucros adequados.
públicas e privadas de turismo, apenas no plano nacional e internacional, para satisfazer às necessidades dos consumidores e gerar o máximo de lucro.
De acordo com Haroldo Leitão Camargo, o desenvolvimento de uma política de proteção do patrimônio histórico cultural e das políticas para o turismo no Brasil remonta ao governo de Getúlio Vargas. A respeito da preservação do patrimônio, bens culturais e turismo cultural, em uma perspectiva histórica, assinale a opção incorreta.
O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foi criado em 1938, e, nesse primeiro momento, foram privilegiadas as construções arquitetônicas do barroco colonial de origem luso-brasileira. Os primeiros conjuntos preservados são pontos de atração turística até hoje.
Nas décadas de 80 e 90 do século passado, foram ampliados os marcos de referência da preservação do patrimônio nacional para diferentes estilos arquitetônicos, expressões culturais e ambientes naturais. Essa transformação é relevante para o turismo contemporâneo.
Nas últimas décadas do século XX, desconsiderou-se a integração entre patrimônio material (cultural e natural) e imaterial. Essa dissociação não se refletiu no desenvolvimento do turismo.
A valorização das manifestações da identidade nacional em uma perspectiva mais abrangente (patrimônio material e imaterial) é de relevante interesse para o desenvolvimento do turismo. Essas premissas estão expressas na Carta do Turismo Cultural.
A conservação e o uso sustentável da biodiversidade da Amazônia são desafios que se apresentam para as gerações atuais e futuras. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A expansão das atividades agrícolas e pecuárias mecanizadas (soja e gado) devem ser priorizadas, por causa da ampla geração de emprego e renda que ela proporciona para toda a população envolvida.
As soluções técnicas para a conservação ambiental são de ordem tecnológica, portanto, devem ser provenientes exclusivamente dos centros de pesquisa científica.
Os problemas ecológicos estão desvinculados dos conflitos gerados pelo uso da terra, sendo possível separar a sustentabilidade ambiental da social.
A conservação da biodiversidade não pode ser separada dos esforços para salvaguardar ou resgatar a diversidade cultural dos povos da floresta e dos seus direitos reafirmados na Constituição de 1988.
Atualmente, há um interesse expressivo para o desenvolvimento do turismo em áreas naturais, como as que existem na região da Amazônia brasileira. Nesse caso, é correto afirmar que
todas as intervenções do turismo para instalar infra-estruturas básicas e turísticas destroem os recursos naturais existentes no meio ambiente.
o turismo é o principal responsável por todos os fatores negativos e agressões à natureza dessa região.
o turismo é uma das atividades que apresenta relevante potencial para compatibilizar desenvolvimento e conservação do meio ambiente.
o turismo é uma das atividades que menos impactos negativos traz ao meio ambiente.
O lazer e o turismo são atividades que, em muitas ocasiões, desrespeitam os valores da comunidade receptora como um reflexo do sistema social vigente. Jost Krippendorf ofereceu, no âmbito teórico da sociologia, as bases conceituais para o desenvolvimento harmonioso do turismo, partindo do pressuposto da conciliação das necessidades e interesses da população local e dos turistas. Entre essas medidas de conciliação, destacam-se
o respeito aos valores da comunidade receptora, os programas de estímulo para a inclusão social por meio da educação e capacitação para o trabalho técnico, administrativo e gerencial e os estímulos para o desenvolvimento de empresas locais.
o respeito aos valores da comunidade e capacitação de mãode- obra apenas para as atividades de base, os estímulos para os investimentos de grandes empresas internacionais e nacionais com padrões de qualidade e a importação de mão-de-obra especializada.
a criação de locais específicos para as atividades de lazer dos nativos e a criação de áreas restritas aos turistas, atendidas por mão-de-obra capacitada por programas de treinamento bilíngües.
a criação de parques temáticos destinados unicamente ao turismo e que reproduzam miniaturas dos espaços naturais e culturais da localidade e a utilização de mão-de-obra capacitada por programas destinados ao atendimento de turistas com alto poder aquisitivo.
O desenvolvimento da atividade turística foi marcado, nos séculos XVIII e XIX, pela realização de viagens denominadas por grand tour ou viagem de estudos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A programação das viagens de estudo era denominada turística para expressar viagens em diversas regiões e países, e assumia o valor de um diploma que conferia status social aos jovens aristocratas ingleses na época.
As viagens de estudo eram realizadas por diplomatas norteamericanos, principalmente no século XVIII, em diversas regiões e países, ou volta ao mundo, para aprimorar sua formação profissional.
A viagem de trem na Inglaterra para um congresso antitabagismo para diplomatas ingleses é considerada a primeira viagem de estudo, a qual foi promovida por Tomas Cook.
O primeiro grand tour foi realizado na Europa por Tomas Cook, e constituiu uma viagem de ônibus para um encontro antialcoolismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...