Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O patrocínio é a principal fonte de renda da maioria dos eventos culturais, sejam novos ou já existentes. Os gerentes de eventos muitas vezes se engajam ativamente em tarefas, tais como: identificar patrocinadores, preparar propostas para estes patrocinadores e atendê-los. O patrocínio, antes uma tarefa nebulosa do marketing, é hoje aceito como parte do mix promocional de muitas organizações. Qual das alternativas a seguir define corretamente, patrocínio?

  • A.

    É um investimento em atividades as mais diversas (esportivas, culturais, artísticas, públicas, etc.), numa causa ou num indivíduo que ofereça retorno comercial para o patrocinador. O investimento pode ser de natureza financeira, material e humana.

  • B.

    É um investimento válido, desde que seja em um evento de grande porte, desenvolvido principalmente para ampliar a conscientização, o apelo e a lucratividade de seu patrocinador a curto prazo.

  • C.

    É um investimento que tem importância pequena em eventos de marca, uma vez que já são conhecidos e pouco altera a estrutura temporal na qual o investimento ocorre.

  • D.

    É um investimento que sempre deve ser feito, ao se levar em consideração a facilidade em acompanhar as atividades, o conteúdo do programa e a infra-estrutura de apoio turístico, independente de ser um evento de marca.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A porção visível do espaço geográfico que desempenha importante papel na constituição dos lugares turísticos e no direcionamento do fluxo turístico é a (o):

  • A.

    Geografia turística.

  • B.

    Paisagem turística

  • C.

    Atrativo turístico

  • D.

    Lugar turístico

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Qual o significado de Turismo de Massa?

  • A.

    É a técnica utilizada pelas agências de viagens para fornecer pacotes de viagens à grande massa da população, com agenciamento e transporte, sem a preocupação com a hospedagem, permitindo que grande número de pessoas viaje.

  • B.

    É uma expressão que sugere tratar-se de uma modalidade de turismo que mobiliza grande contingente de viajantes, permitindo interligação direta entre agência e o hotel, sem a preocupação com o transporte.

  • C.

    É uma forma de organização do turismo que envolve o agenciamento da atividade, bem como a interligação entre agenciamento, transporte e hospedagem, de modo a proporcionar o barateamento dos custos da viagem e permitir, conseqüentemente, que um maior número de pessoas viaje.

  • D.

    É uma forma de organização do turismo que não envolve o agenciamento da atividade, como também a não interligação entre a agência, o transporte e a hospedagem, de modo que o barateamento do custo da viagem deixe de existir pelo número de pessoas que vão viajar.

Em muitos lugares, as tradições culturais como as observadas no Maranhão − Tambor de Crioula, Cacuriá e Dança do Coco − estão sendo esquecidas. Entretanto,

  • A. o poder público local deve incentivar a substituição destes costumes antigos pelos hábitos dos turistas estrangeiros.
  • B. estas manifestações são substituíveis e seu desaparecimento não altera o produto turístico local.
  • C. este é um fato irrelevante pois os turistas internacionais não estão interessados nestes aspectos culturais.
  • D. o turismo de massa incentiva a manutenção da cultura local, contribuindo para a manutenção dos costumes locais.
  • E. ao perceberem que turistas se interessam pela sua cultura, é provável que os residentes renovem seu orgulho étnico e apóiem sua conservação.

A implantação de um resort de bandeira internacional em uma pequena comunidade de pescadores da região Norte do país promove o crescimento no fluxo turístico local. A fim de se adequar aos padrões exigidos pela rede hoteleira são importados equipamentos e artigos de decoração. Para a satisfação das necessidades desta demanda, de forma rápida, o empreendimento importa de outras localidades a mão-de-obra necessária e diferentes produtos de alimentação, limpeza etc. Quanto a esta situação é possível afirmar que:

  • A. este é o modelo turístico a ser incentivado no Brasil a fim de desenvolver as economias locais, pois garante rapidez na resposta ao investidor.
  • B. a comunidade está excluída da atividade turística o que resultará em diferentes impactos negativos na mesma.
  • C. os pescadores locais devem procurar emprego no novo empreendimento para incrementar a renda familiar.
  • D. o efeito multiplicador do turismo alcançará níveis desejados pelos defensores do turismo sustentável.
  • E. o resort está promovendo o desenvolvimento local ao estimular a geração de divisas na localidade.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo − OMT, entende-se por demanda não-efetiva os turistas que

  • A. fazem somente viagens estaduais.
  • B. realizam no mínimo 03 viagens nacionais por ano.
  • C. não realizam mais que uma viagem nacional por ano.
  • D. não viajam por diferentes motivos.
  • E. viajam todos os anos para destinos internacionais.

O planejamento turístico elaborado em nível local deve priorizar ações que

  • A. desenvolvam os pólos e corredores turísticos regionais.
  • B. estabeleçam meios de divulgação das diferentes destinações no mercado internacional.
  • C. respeitem as características naturais e socioculturais da localidade.
  • D. criem Unidades de Conservação federais.
  • E. estimulem a cultura da macro-região onde a destinação está localizada.

A sazonalidade é uma característica do produto turístico. Os fatores em turismo diretamente afetados por esta característica são:

  • A. emprego e política de preços.
  • B. número de atrativos e clima.
  • C. incentivos fiscais concedidos e número de restaurantes de coletividade.
  • D. período de férias escolares e clima.
  • E. número de restaurantes de coletividade e variedade de atrativos.

O turismo pode gerar uma situação de dependência econômica exclusiva nas localidades onde está inserido. Frente a esta possibilidade pode-se afirmar que:

  • A. este é o cenário ideal para a destinação, pois o fluxo turístico mundial crescerá exponencialmente nos próximos anos.
  • B. esta dependência deve ser evitada, pois o turismo depende de outras atividades econômicas e o fluxo turístico é instável.
  • C. os benefícios econômicos gerados justificam esta dependência que deve ser incentivada pelo poder público, se exclusiva.
  • D. como uma atividade que gera empregos para as camadas mais necessitadas da população dos países em desenvolvimento, esta é uma decisão adequada para as destinações, se exclusiva.
  • E. a demanda tem preferência por localidades onde o turismo é a única atividade econômica, pois somente assim é possível garantir a qualidade dos atrativos.

A Organização Mundial do Turismo − OMT prevê que no ano de 2010 o número de turistas no mundo deverá superar a marca de 1 bilhão. Este crescimento de mercado contribui para o amadurecimento da demanda turística e conseqüentemente, os fornecedores turísticos terão que rever suas estratégias de operação e comercialização. Dentre as tendências de desenvolvimento do mercado, conclui-se que

  • A. um turista exigente e experiente demanda do mercado produtos mais personalizados e flexíveis e os operadores devem estar aptos para atendê-los.
  • B. a concorrência entre os fornecedores tende a se manter nos níveis atuais independente da segmentação de mercado.
  • C. os Sistemas Globais de Distribuição (GDS) iniciarão o procedimento de reservas on line e emissão de bilhetes aéreos.
  • D. as destinações turísticas que hoje se encontram em estágio de estagnação terão sua demanda incrementada.
  • E. as redes de transporte aéreo não sofrerão alterações em sua demanda devido ao elevado número de ataques terroristas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...