Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na realização do inventário turístico, ao tratar da oferta, deve-se

  • A. Na realização do inventário turístico, ao tratar da oferta, deve-se
  • B. criar atrativos que atendam às necessidades do público-alvo.
  • C. pesquisar as necessidades e desejos da demanda.
  • D. incrementar a capacidade de financiamento no local a fim de promover o turismo.
  • E. definir os padrões de qualidade dos serviços oferecidos na destinação.

Em função da dimensão do mercado consumidor de turismo e com o objetivo de otimizar as ações de marketing do produto turístico é necessário que seja realizada a segmentação do mesmo. Para tal são utilizados os critérios abaixo.

I. Base psicográfica: referente à personalidade do consumidor, suas crenças, estilo de vida.

II. Base comportamental: profissão e ocupação, sexo, idade, grau de escolaridade.

III. Base demográfica: estilo de vida, organização política, atividades econômicas.

IV. Base geográfica: profissão e ocupação, clima, acidentes geográficos locais.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A. III e IV.
  • B. I e III.
  • C. I e IV.
  • D. II.
  • E. I.

O perfil da demanda que visita o Estado do Maranhão é o de turistas:

  • A. geocêntricos − aqueles que são atraídos pelos acidentes geográficos da destinação.
  • B. mesocêntricos − aqueles que procuram por destinações nas quais os serviços e equipamentos turísticos estão totalmente implantados.
  • C. alocêntricos − aqueles que buscam diferenças culturais e ambientais no destino visitado, em busca de novidades.
  • D. psicocêntricos − aqueles que procuram uma destinação que seja exatamente igual ao seu local de origem.
  • E. etnocêntricos − aqueles que se interessam por locais de etnia similar à sua.

O turismo de massa é representado pelo fluxo intenso de turistas para uma mesma destinação, no mesmo período de tempo. Em relação a este fenômeno pode-se afirmar que

  • A. é observado desde os primórdios da atividade turística, na Ásia.
  • B. a destinação permanece ao longo dos anos oferecendo a mesma qualidade de produto graças ao grande fluxo de pessoas.
  • C. somente por meio do turismo de massa é possível que uma destinação alcance a sustentabilidade.
  • D. é uma tendência mundial crescente pois os consumidores buscam a satisfação de suas necessidades em locais de grande concentração populacional.
  • E. por conta deste fluxo são ocasionados efeitos na destinação que afetam a vida dos moradores locais.

A receita gerada pelo turismo na destinação é utilizada, por exemplo, para o pagamento de fornecedores locais, impostos e salários dos empregados. Que, por sua vez, de forma ilustrativa no receptivo, pagam aluguel, transporte e educação. Portanto, é possível afirmar que

  • A. a receita gerada pelo turismo, quando destinada somente para o pagamento de salários, implica em boa distribuição de renda no destino.
  • B. o modelo implantado de atividade turística local tem forte relação com o efeito multiplicador do turismo.
  • C. quando os demais setores econômicos da destinação permanecem à margem do processo de desenvolvimento gerado pelo turismo, há exata aplicação do termo efeito multiplicador do turismo.
  • D. os empreendedores de turismo devem rever seu modelo de gestão com a finalidade única de aumentar o lucro destas empresas, caracterizando a exata aplicação do termo turismo sustentável.
  • E. quando o capital circulante na destinação proveniente do turismo não está favorecendo os empreendedores locais turísticos, estamos diante de uma situação característica do turismo sustentável.

O sistema turístico é representado por um conjunto de componentes inter-relacionados. Os operadores de mercado, de acordo com a OMT, têm as funções de:

  • A. financiar a atividade turística como um todo e oferecer serviços de hospedagem.
  • B. gerenciar e oferecer exclusivamente serviços de hospedagem na destinação turística.
  • C. promover a atividade e facilitar a inter-relação entre a oferta e a demanda.
  • D. criar legislação para o turismo sustentável e implantar técnicas de mínimo impacto na destinação, exclusivamente.
  • E. aumentar o fluxo turístico local através da gestão de seus atrativos e gerenciar empreendimentos da área de alimentação.

A intangibilidade é uma das características do produto turístico. Em relação a este fator afirma-se que:

  • A. o produto turístico insere-se na categoria de bens de consumo duráveis.
  • B. o fornecedor apresenta integralmente o produto a ser consumido no ato da compra.
  • C. o turista adquire a propriedade sobre o bem adquirido.
  • D. mesmo realizando a compra de souvenirs e outros produtos, a experiência vivida é o que melhor representa o conjunto do produto consumido.
  • E. o consumidor tem a satisfação garantida no ato da compra.

Dentre as diferentes definições aceitas para o turismo os seguintes aspectos devem ser sempre contemplados, segundo a Organização Mundial do Turismo − OMT:

  • A. deslocamento de pessoas, permanência na destinação por tempo superior a 24 horas e inferior a um ano, variadas motivações para viajar, exercício de atividades não-remuneradas no local visitado.
  • B. trânsito de pessoas, permanência por tempo indeterminado na destinação, viagens realizadas para lazer.
  • C. compra de souvernirs, utilização de serviços de agências de receptivo, trânsito de pessoas.
  • D. fluxo migratório de pessoas, distância percorrida até o destino, exercício de atividades remuneradas no local visitado.
  • E. distância percorrida até o destino, exercício de atividades remuneradas no local visitado, utilização de meios de hospedagem hoteleiros.

Julgue os itens seguintes, quanto ao turismo.

A área turística brasileira possui, como característica, a presença de empresas com grande número de profissionais com larga experiência, porém sem formação acadêmica específica na área turística.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, quanto ao turismo.

A indústria turística nacional, em razão de fatores como falta de infra-estrutura, filosofias e políticas em relação às indústrias turística e hoteleira, apresenta um desequilíbrio de preços que está se alterando lenta e gradualmente.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...