Lista completa de Questões de Turismo da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a importância do mercado de eventos para o mercado turístico e o texto acima, julgue os seguintes itens.
O processo de captação de um evento exige muita preparação, técnicas de relações públicas, técnicas de marketing e um amplo conhecimento do evento a ser captado, para a adequação das suas necessidades ao mercado local.
A respeito das ideias do texto e aos impactos gerados pela atividade turística, julgue os próximos itens.
Para resolver a questão do planejamento turístico da região é suficiente adotar o modelo do Invitur, metodologia de inventário turístico indicada e adotada pelo Ministério do Turismo.A respeito das ideias do texto e aos impactos gerados pela atividade turística, julgue os próximos itens.
Um planejamento adequado para o manejo sustentável da atividade turística na região de Trancoso deve contemplar objetivos ligados às questões da qualificação e da inserção da população local no mercado turístico e da conservação dos patrimônios ambiental e cultural. Porém, não precisa necessariamente levar em conta as questões ligadas às estratégias de segmentação e reposicionamento do produto, já que Trancoso é um destino consolidado no mercado.
A respeito das ideias do texto e aos impactos gerados pela atividade turística, julgue os próximos itens.
Considerando que o turismo utiliza o meio ambiente e causa impactos sobre ele, conclui-se, acerca da sociedade e das culturas, que o seu desenvolvimento sustentável depende mais da existência de recursos naturais e culturais do que de um planejamento eficaz e integrado entre o poder público, a comunidade e os empresários da região.
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir acerca da organização e da dinâmica da atividade turística.
O processo de adequação pelo qual os museus estão passando para criar novas formas de apresentar bens culturais aos turistas é exemplo da dinâmica da atividade turística. Novos elementos museográficos estão sendo introduzidos, como o uso de recursos audiovisuais, da animação cultural, do teatro, da dança, da música e de outras possibilidades de interação do público com o ambiente visitado.
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir acerca da organização e da dinâmica da atividade turística.
A dinâmica do turismo se estende para a sua organização empresarial. No mundo cada vez mais competitivo e globalizado, um fator que influenciou a administração das empresas de turismo no Brasil foi a entrada de redes internacionais em diversas áreas do mercado turístico, como a hotelaria por exemplo, trazendo novas tecnologias, técnicas modernas de administração e know how.
Tomando como referência o texto acima e os principais conceitos sobre turismo, julgue os itens que se seguem.
A oferta turística é constituída pelo conjunto de recursos e infraestrutura para atrair e prestar serviços aos turistas, é composta pelos diversos produtos e serviços turísticos de uma região. Quando essa oferta está organizada e preparada para ser comercializada, atende à demanda turística formada pelo conjunto de turistas que, de forma individual ou coletiva, está motivado a consumir um ou vários serviços turísticos. As relações de troca e de contato entre aqueles que querem vender e os que querem comprar bens e serviços turísticos compõem, por sua vez, o mercado turístico.
Tomando como referência o texto acima e os principais conceitos sobre turismo, julgue os itens que se seguem.
Define-se como visitante a pessoa que visita um local diferente daquele no qual possui residência habitual, com finalidades distintas da de exercer uma ocupação remunerada no local visitado. Considera-se excursionista o visitante que permanece pelo menos 24 horas no local que visita, nele pernoitando, e turista, o visitante que permanece menos de 24 horas no local que visita.
Tomando como referência o texto acima e os principais conceitos sobre turismo, julgue os itens que se seguem.
Apesar de existirem muitas definições de turismo, os elementos mais presentes na maioria das definições encontradas são os vínculos ao tempo de permanência, à realização de viagens, às estadas em lugares distintos do seu ambiente habitual, ao caráter não lucrativo da viagem e às múltiplas inter-relações sociais, econômicas e culturais geradas durante as viagens.
Acerca dos estudos dos elementos históricos do turismo, julgue os itens de 51 a 60.
A segmentação do mercado turístico tem como objetivo agrupar consumidores com comportamentos de compra semelhantes para, dessa forma, maximizar os resultados positivos das estratégias de marketing desenvolvidas e encontra-se fora do sistema de turismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...