Lista completa de Questões de Turismo da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A hospedagem é o maior setor dentro da economia turística, e também o mais presente. Com poucas exceções, os turistas querem um local em que possam descansar e recuperar suas energias durante as viagens ou estadas em uma destinação. Pode-se, portanto, observar que a hospedagem é uma estrutura de apoio na região de destinação no sistema de Leiper e, com poucas exceções, as instalações de hospedagem comercial são encontradas aonde quer que os turistas vão. Atualmente, existem vários tipos de meios de hospedagem, porém a hotelaria continua sendo a sua maior expressão e representação. Julgue os itens subsequentes, acerca desse tema.
A maioria dos hotéis, assim com a maioria das empresa de turismo, montam a sua estrutura organizacional com base no agrupamento de funções afins em setores que vão gerar os departamentos de cada área. Nos hotéis, a organização dos departamentos e decisões de terceirizações dependem de fatores como: localização, tipo de produto do hotel, serviços que oferece, mercado alvo e porte do hotel.
A hospedagem é o maior setor dentro da economia turística, e também o mais presente. Com poucas exceções, os turistas querem um local em que possam descansar e recuperar suas energias durante as viagens ou estadas em uma destinação. Pode-se, portanto, observar que a hospedagem é uma estrutura de apoio na região de destinação no sistema de Leiper e, com poucas exceções, as instalações de hospedagem comercial são encontradas aonde quer que os turistas vão. Atualmente, existem vários tipos de meios de hospedagem, porém a hotelaria continua sendo a sua maior expressão e representação. Julgue os itens subsequentes, acerca desse tema.
Os indicadores de desempenho mais comuns utilizados pelo setor hoteleiro são as taxas de ocupação e de diária média. Com o objetivo de traduzir esses dois indicadores em apenas um, o RevPAR indica o nível de eficiência do hotel na captação da receita total do hotel.
A hospedagem é o maior setor dentro da economia turística, e também o mais presente. Com poucas exceções, os turistas querem um local em que possam descansar e recuperar suas energias durante as viagens ou estadas em uma destinação. Pode-se, portanto, observar que a hospedagem é uma estrutura de apoio na região de destinação no sistema de Leiper e, com poucas exceções, as instalações de hospedagem comercial são encontradas aonde quer que os turistas vão. Atualmente, existem vários tipos de meios de hospedagem, porém a hotelaria continua sendo a sua maior expressão e representação. Julgue os itens subsequentes, acerca desse tema.
Hotéis cuja imagem está ligada à sustentabilidade acabam sendo objeto de escolha do público preocupado com as questões ambientais e sociais. Ações como o tratamento do esgoto produzido, conservação da água, reciclagem de materiais, preservação ambiental, inclusão da sociedade nos postos de trabalho e ações sociais demonstram como as empresas da atividade turística estão se envolvendo com o turismo sustentável.
Com relação à legislação sobre o turismo no Brasil, julgue os itens a seguir.
Com relação à legislação sobre o turismo no Brasil, julgue os itens a seguir.
Somente após a sanção da Lei Geral do Turismo, estabeleceu-se o vínculo para a habilitação a linhas de crédito do Fundo Geral de Turismo (FUNGETUR) às pessoas físicas ou jurídicas, com o pré-requisito de estarem regularmente cadastradas no CADASTUR, sistema eletrônico do Ministério do Turismo que cadastra prestadores de serviços do setor no país.
Com relação à legislação sobre o turismo no Brasil, julgue os itens a seguir.
A Lei Geral do Turismo foi sancionada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em 17/09/2008, porém ainda está em processo de regulamentação.
A ABAV publicou em 22/8/2008 uma pesquisa realizada em âmbito nacional, intitulada de Pesquisa Setorial. O documento representa um diagnóstico dos fatores críticos de competitividade e expressa a realidade do setor de agenciamento e operações turísticas no Brasil. A pesquisa concluiu, acerca da cobrança dos serviços, que 60,1% das agências nunca cobram do cliente os serviços prestados, recebem apenas comissões dos fornecedores. Entretanto, já se observa que um grupo pequeno, cerca de 14,8%, cobra por todos os serviços e um outro grupo, cerca de 26,3% das agências, cobra por alguns dos serviços prestados.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subsequentes sobre as agências de viagens e seu mercado de atuação.
O mercado de agências de viagem está passando por um momento de reestruturação. Observa-se uma tendência mundial, por parte das empresas fornecedoras de produtos e serviços turísticos, em eliminar os custos da intermediação de vendas (comissões). Frente a essas mudanças, a intermediação deverá deixar de ser o principal produto das agências, que passarão a atuar como consultores de viagens, cobrando taxas de serviços diferenciadas. Ao analisar os principais resultados obtidos na pesquisa setorial citada no texto, percebe-se que essa tendência já chegou ao Brasil, pois 41,1% das agências pesquisadas cobram por algum serviço prestado.
A ABAV publicou em 22/8/2008 uma pesquisa realizada em âmbito nacional, intitulada de Pesquisa Setorial. O documento representa um diagnóstico dos fatores críticos de competitividade e expressa a realidade do setor de agenciamento e operações turísticas no Brasil. A pesquisa concluiu, acerca da cobrança dos serviços, que 60,1% das agências nunca cobram do cliente os serviços prestados, recebem apenas comissões dos fornecedores. Entretanto, já se observa que um grupo pequeno, cerca de 14,8%, cobra por todos os serviços e um outro grupo, cerca de 26,3% das agências, cobra por alguns dos serviços prestados.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subsequentes sobre as agências de viagens e seu mercado de atuação.
A Internet, como novo canal de distribuição dos produtos e serviços turísticos, não afetou a função intermediadora das agências de viagens. A relação direta entre as empresas fornecedoras e o cliente final sempre existiu, já que hotéis, locadoras de carros, companhias aéreas e outros fornecedores sempre praticaram e incentivaram o atendimento direto ao público.
Hoje, o mundo inteiro começa a falar dos custos e benefícios do turismo para a economia, meio ambiente e a sociedade, quando antigamente tratavam-se apenas das vantagens e das questões econômicas. A capacidade de carga das regiões turísticas e de seus habitantes já não faz parte do domínio reservado a alguns teóricos. No momento, essas questões são tratadas pelas organizações internacionais, congressos, seminários, conferências, equipes interdisciplinares de pesquisadores. Nos dias de hoje não se concebe mais o turismo como antigamente.
Julgue os itens seguintes, em relação às ideias do texto e aos estudos de sociologia do turismo e do lazer.
A sociologia do turismo veio da necessidade de se estudar a profunda alteração de valores que abala a sociedade industrial moderna e o seu comportamento após o aumento do tempo livre com a introdução dos direitos trabalhistas e instituição das férias remuneradas.
Hoje, o mundo inteiro começa a falar dos custos e benefícios do turismo para a economia, meio ambiente e a sociedade, quando antigamente tratavam-se apenas das vantagens e das questões econômicas. A capacidade de carga das regiões turísticas e de seus habitantes já não faz parte do domínio reservado a alguns teóricos. No momento, essas questões são tratadas pelas organizações internacionais, congressos, seminários, conferências, equipes interdisciplinares de pesquisadores. Nos dias de hoje não se concebe mais o turismo como antigamente.
Julgue os itens seguintes, em relação às ideias do texto e aos estudos de sociologia do turismo e do lazer.
O lazer pode estar desvinculado de qualquer atividade turística, assim como o turismo pode estar desvinculado de qualquer atividade de lazer. Porém, os dois podem se misturar, quando, por exemplo, o habitante de uma cidade pratica lazer em equipamentos turísticos, ou quando o turista pratica lazer em equipamentos de lazer da população. Percebe-se, nesses momentos, que a interação entre o visitante e o turista se dá em vários espaços do destino receptor, não apenas naqueles estruturados para atender o turista.
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