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A partir dos textos acima apresentados, que se referem aos propósitos do planejamento estratégico, julgue os itens de 1 a 8.
Entende-se por estratégia uma série de objetivos finais em longo prazo que podem sofrer alterações, em função dos fatores externos e internos à região, enquanto a missão ou filosofia da instituição deve, dentro do possível, manter-se inalterada.
Certo
Errado
A partir dos textos acima apresentados, que se referem aos propósitos do planejamento estratégico, julgue os itens de 1 a 8.
As metas em um processo de planejamento estratégico devem ser estabelecidas de tal forma que sejam quantificáveis e mensuráveis, uma vez que não podem ser medidas após um determinado período de tempo.
A partir dos textos acima apresentados, que se referem aos propósitos do planejamento estratégico, julgue os itens de 1 a 8.
Caso seja elaborado um plano estratégico de desenvolvimento turístico na região de Parintins, no Amazonas, esse plano estratégico pode ser considerado um instrumento fundamental para determinar e selecionar prioridades para a evolução da atividade turística, possibilitando a definição de dimensões que estimulem ou restrinjam o desenvolvimento local ou regional.
Assinale a opção correta acerca do planejamento para o turismo.
É importante, porém, pouco eficiente, na medida em que não se aplica a alguns segmentos do turismo.
Permite a criação de cenário desejável, evita situações indesejáveis e possibilita a adaptação ao inesperado.
Permite a adaptação a novas situações, possibilita a criação de situações desejáveis e de situações inesperadas.
É pouco importante, pois o turismo é uma atividade extremamente dinâmica em que nenhum tipo de planejamento pode funcionar.
A Organização Mundial do Turismo define que o desenvolvimento sustentável do turismo atende às necessidades dos turistas atuais, sem comprometer a possibilidade do usufruto dos recursos pelas gerações futuras. Portanto, se o potencial turístico de uma região começar a ser amplamente divulgado, sem que ela possua infra-estrutura e serviços turísticos, ocorrem inúmeros impactos negativos. Nesse contexto, a seqüência correta de um processo de planejamento turístico consiste de
Para que uma cidade esteja preparada para abrigar diversificados tipos de eventos, ela deve atender a uma gama variada de exigências que irão torná-la mais ou menos competitiva em relação a outros destinos. Com relação a isso, qual dos itens abaixo apresenta, de forma mais completa, tais exigências.
vias de acesso para transporte aéreo e rodoviário; parque hoteleiro, em quantidade e qualidade, com taxas competitivas; equipamentos e serviços básicos.
boas vias de acesso para transporte aéreo, rodoviário e fluvial; parque hoteleiro, em quantidade e qualidade, com taxas reduzidas; equipamentos e serviços turísticos.
boas vias de acesso para transporte aéreo, rodoviário e fluvial; parque hoteleiro, em quantidade e qualidade, com taxas competitivas; equipamentos e serviços básicos e turísticos apropriados; profissionais especializados e treinados para atuarem em eventos.
boas vias de acesso para transporte rodoviário e fluvial; parque hoteleiro, principalmente com qualidade; diversidade de estabelecimentos comerciais e serviços turísticos especializados.
A gestão cultural e turística de uma localidade é beneficiada por alguns equipamentos, atrativos e programações que revelam aspectos materiais e imateriais do desenvolvimento daquela sociedade. A atividade turística pode ser uma aliada da cultura local e auxiliar na ampliação sustentável das manifestações. A partir dessas informações, assinale a opção incorreta.
A integração de placas de sinalização indicativas e interpretativas oferece ao nativo e ao visitante uma oportunidade democrática para visitação do local, enriquecendo a experiência cultural.
As vivências em espaços urbanos, como mercados populares, feiras e praças são representativas da cultura local, porque revelam os hábitos e costumes da população receptora, de modo informal.
Em Belém, capital do estado do Pará, as exposições de utensílios arqueológicos em locais públicos, a criação de produtos artesanais e a divulgação das lendas estão presentes em vários pontos da cidade, agregando valor ao turismo.
As festas populares e oficinas de técnicas tradicionais não oferecem vitalidade para o lugar. Ao contrário, demonstram o provincianismo da localidade, a incapacidade de se ajustar aos padrões da cultura global e a incapacidade de se tornar um destino turístico.
Os equipamentos culturais de determinada localidade com vocação turística, em plano ideal, cumprem a função de atender às necessidades e interesses da comunidade local e dos turistas. A integração desses usuários nativos e visitantes oferece oportunidades mais autênticas de intercâmbios culturais. Para que essas premissas de integração se realizem, é necessário que
os responsáveis pelo planejamento da estrutura e funcionamento dos equipamentos culturais assumam um modelo de gestão participativa e que os custos sejam acessíveis ao padrão de consumo local.
as atividades de expressão da cultura local ocupem o máximo de 15% dos espaços de apresentações públicas nos equipamentos culturais, sendo as 85% restantes destinadas a apresentações de caráter global capazes de agradar aos visitantes que desconhecem as tradições locais.
os responsáveis pelo planejamento da estrutura e funcionamento dos equipamentos culturais centralizem as decisões no âmbito dos técnicos da secretaria de cultura.
a autenticidade das manifestações culturais seja sempre adaptada aos modelos globais, eliminando qualquer tipo de exotismo que possa constranger os visitantes.
Em um evento como uma feira, por exemplo, o treinamento da equipe que recepciona o público de visitantes é uma etapa importante para o sucesso do evento. Nesse contexto, assinale a opção que apresenta informações mais corretas acerca do que deve ser repassado a uma equipe de recepcionistas que estejam sendo treinados para atuar em uma feira em turismo.
Identificar os profissionais da empresa organizadora da feira e se possível os expositores, informar datas e horários de chegada e saída, estabelecer rodízios da equipe para as refeições. Se houver um congresso associado, identificar locais, horários e assuntos das palestras.
Identificar os profissionais da empresa contratante que fizeram o treinamento e se possível os expositores; informar datas e horários de chegada e saída; solicitar que sirvam as refeições. Se houver um congresso associado, identificar os assuntos das palestras.
Identificar os diretores da empresa organizadora da feira; fornecer diariamente a lista dos participantes; ter a lista de produtos e serviços expostos; informar datas e horários de chegada e saída; solicitar que realizem a limpeza diária dos estandes. Se houver um congresso associado, é necessário informar os horários das palestras.
Identificar diretores e funcionários das empresas na feira para apresentá-los aos expositores; fornecer a relação dos participantes com antecedência mínima de duas horas previamente ao início do evento; fornecer a lista de produtos expostos; informar datas e horários de chegada e saída.
As festas populares, eventos locais que desencadeiam fluxos migratórios temporários, são espaços privilegiados para a
promoção de atrativos que dispensam qualquer tipo de organização prévia para oferecer aos visitantes momentos descontraídos.
geração de renda, que deve ser integralmente revertida para o evento para garantir sua manutenção visando o melhor atendimento ao público externo.
divulgação e expressão da identidade, valores socioculturais e simbólicos e para a geração de renda, bem como para a manutenção da tradição local e para a revitalização dos costumes populares dos nativos.
divulgação da cultura local para visitantes da mesma região que não possuem recursos para se deslocar para outras regiões, não necessitando assim de planejamento prévio.
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