Questões de Turismo da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A partir dos textos acima apresentados, que se referem aos propósitos do planejamento estratégico, julgue os itens de 1 a 8.

Entende-se por estratégia uma série de objetivos finais em longo prazo que podem sofrer alterações, em função dos fatores externos e internos à região, enquanto a missão ou filosofia da instituição deve, dentro do possível, manter-se inalterada.

  • C.

    Certo

  • E.

    Errado

A partir dos textos acima apresentados, que se referem aos propósitos do planejamento estratégico, julgue os itens de 1 a 8.

As metas em um processo de planejamento estratégico devem ser estabelecidas de tal forma que sejam quantificáveis e mensuráveis, uma vez que não podem ser medidas após um determinado período de tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir dos textos acima apresentados, que se referem aos propósitos do planejamento estratégico, julgue os itens de 1 a 8.

Caso seja elaborado um plano estratégico de desenvolvimento turístico na região de Parintins, no Amazonas, esse plano estratégico pode ser considerado um instrumento fundamental para determinar e selecionar prioridades para a evolução da atividade turística, possibilitando a definição de dimensões que estimulem ou restrinjam o desenvolvimento local ou regional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta acerca do planejamento para o turismo.

  • A.

    É importante, porém, pouco eficiente, na medida em que não se aplica a alguns segmentos do turismo.

  • B.

    Permite a criação de cenário desejável, evita situações indesejáveis e possibilita a adaptação ao inesperado.

  • C.

    Permite a adaptação a novas situações, possibilita a criação de situações desejáveis e de situações inesperadas.

  • D.

    É pouco importante, pois o turismo é uma atividade extremamente dinâmica em que nenhum tipo de planejamento pode funcionar.

A Organização Mundial do Turismo define que o desenvolvimento sustentável do turismo atende às necessidades dos turistas atuais, sem comprometer a possibilidade do usufruto dos recursos pelas gerações futuras. Portanto, se o potencial turístico de uma região começar a ser amplamente divulgado, sem que ela possua infra-estrutura e serviços turísticos, ocorrem inúmeros impactos negativos. Nesse contexto, a seqüência correta de um processo de planejamento turístico consiste de

  • A. inventário, diagnóstico e prognóstico.
  • B. prognóstico, inventário e diagnóstico.
  • C. inventário, prognóstico e diagnóstico turístico.
  • D. diagnóstico, prognóstico e inventário.

Para que uma cidade esteja preparada para abrigar diversificados tipos de eventos, ela deve atender a uma gama variada de exigências que irão torná-la mais ou menos competitiva em relação a outros destinos. Com relação a isso, qual dos itens abaixo apresenta, de forma mais completa, tais exigências.

  • A.

    vias de acesso para transporte aéreo e rodoviário; parque hoteleiro, em quantidade e qualidade, com taxas competitivas; equipamentos e serviços básicos.

  • B.

    boas vias de acesso para transporte aéreo, rodoviário e fluvial; parque hoteleiro, em quantidade e qualidade, com taxas reduzidas; equipamentos e serviços turísticos.

  • C.

    boas vias de acesso para transporte aéreo, rodoviário e fluvial; parque hoteleiro, em quantidade e qualidade, com taxas competitivas; equipamentos e serviços básicos e turísticos apropriados; profissionais especializados e treinados para atuarem em eventos.

  • D.

    boas vias de acesso para transporte rodoviário e fluvial; parque hoteleiro, principalmente com qualidade; diversidade de estabelecimentos comerciais e serviços turísticos especializados.

A gestão cultural e turística de uma localidade é beneficiada por alguns equipamentos, atrativos e programações que revelam aspectos materiais e imateriais do desenvolvimento daquela sociedade. A atividade turística pode ser uma aliada da cultura local e auxiliar na ampliação sustentável das manifestações. A partir dessas informações, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A integração de placas de sinalização indicativas e interpretativas oferece ao nativo e ao visitante uma oportunidade democrática para visitação do local, enriquecendo a experiência cultural.

  • B.

    As vivências em espaços urbanos, como mercados populares, feiras e praças são representativas da cultura local, porque revelam os hábitos e costumes da população receptora, de modo informal.

  • C.

    Em Belém, capital do estado do Pará, as exposições de utensílios arqueológicos em locais públicos, a criação de produtos artesanais e a divulgação das lendas estão presentes em vários pontos da cidade, agregando valor ao turismo.

  • D.

    As festas populares e oficinas de técnicas tradicionais não oferecem vitalidade para o lugar. Ao contrário, demonstram o provincianismo da localidade, a incapacidade de se ajustar aos padrões da cultura global e a incapacidade de se tornar um destino turístico.

Os equipamentos culturais de determinada localidade com vocação turística, em plano ideal, cumprem a função de atender às necessidades e interesses da comunidade local e dos turistas. A integração desses usuários nativos e visitantes oferece oportunidades mais autênticas de intercâmbios culturais. Para que essas premissas de integração se realizem, é necessário que

  • A.

    os responsáveis pelo planejamento da estrutura e funcionamento dos equipamentos culturais assumam um modelo de gestão participativa e que os custos sejam acessíveis ao padrão de consumo local.

  • B.

    as atividades de expressão da cultura local ocupem o máximo de 15% dos espaços de apresentações públicas nos equipamentos culturais, sendo as 85% restantes destinadas a apresentações de caráter global capazes de agradar aos visitantes que desconhecem as tradições locais.

  • C.

    os responsáveis pelo planejamento da estrutura e funcionamento dos equipamentos culturais centralizem as decisões no âmbito dos técnicos da secretaria de cultura.

  • D.

    a autenticidade das manifestações culturais seja sempre adaptada aos modelos globais, eliminando qualquer tipo de exotismo que possa constranger os visitantes.

Em um evento como uma feira, por exemplo, o treinamento da equipe que recepciona o público de visitantes é uma etapa importante para o sucesso do evento. Nesse contexto, assinale a opção que apresenta informações mais corretas acerca do que deve ser repassado a uma equipe de recepcionistas que estejam sendo treinados para atuar em uma feira em turismo.

  • A.

    Identificar os profissionais da empresa organizadora da feira e se possível os expositores, informar datas e horários de chegada e saída, estabelecer rodízios da equipe para as refeições. Se houver um congresso associado, identificar locais, horários e assuntos das palestras.

  • B.

    Identificar os profissionais da empresa contratante que fizeram o treinamento e se possível os expositores; informar datas e horários de chegada e saída; solicitar que sirvam as refeições. Se houver um congresso associado, identificar os assuntos das palestras.

  • C.

    Identificar os diretores da empresa organizadora da feira; fornecer diariamente a lista dos participantes; ter a lista de produtos e serviços expostos; informar datas e horários de chegada e saída; solicitar que realizem a limpeza diária dos estandes. Se houver um congresso associado, é necessário informar os horários das palestras.

  • D.

    Identificar diretores e funcionários das empresas na feira para apresentá-los aos expositores; fornecer a relação dos participantes com antecedência mínima de duas horas previamente ao início do evento; fornecer a lista de produtos expostos; informar datas e horários de chegada e saída.

As festas populares, eventos locais que desencadeiam fluxos migratórios temporários, são espaços privilegiados para a

  • A.

    promoção de atrativos que dispensam qualquer tipo de organização prévia para oferecer aos visitantes momentos descontraídos.

  • B.

    geração de renda, que deve ser integralmente revertida para o evento para garantir sua manutenção visando o melhor atendimento ao público externo.

  • C.

    divulgação e expressão da identidade, valores socioculturais e simbólicos e para a geração de renda, bem como para a manutenção da tradição local e para a revitalização dos costumes populares dos nativos.

  • D.

    divulgação da cultura local para visitantes da mesma região que não possuem recursos para se deslocar para outras regiões, não necessitando assim de planejamento prévio.

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