Questões de Turismo da IF PI

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É um tipo de roteiro turístico que é personalizado e elaborado especialmente para o cliente:

  • A.

    City tour.

  • B.

    Forfait.

  • C.

    Panorâmico.

  • D.

    Fantour.

  • E.

    Monumental.

Acerca de roteiro turístico, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    O roteiro turístico é um programa de visitas a diversos pontos turísticos, com o objetivo de apresentar ao turista uma cidade ou região.

  • B.

    Os roteiros turísticos oferecem um conjunto de serviços destinados a recepcionar o viajante ou turista em um local ou cidade.

  • C.

    Roteiro turístico é um percurso continuado e delimitado cuja identidade é reforçada ou atribuída pela utilização turística;

  • D.

    O programa sigthseeing é um passeio a determinado ponto turístico em ônibus ou outro veículo, prevendo parada com desembarque para visitação;

  • E.

    Roteiro turístico é um itinerário caracterizado por um ou mais elementos que lhe conferem identidade, definido e estruturado para fins de planejamento, gestão, promoção e comercialização de destinos.

“Em relação a cidade como atrativo turístico, podemos dizer que apresentam um núcleo urbano razoável, é possível se pensar numa atividade turística voltada para esse espaço de organização do território” (DIAS, 2003). Das alternativas abaixo, marque a INCORRETA:

  • A.

    Para viagens de curta duração (em torno de três dias), as cidades são importantes atrativos, pela variedade de produtos que somente os centros urbanos têm condições de oferecer, como: centros de compras, centros históricos, museus, parques, encontros profissionais.

  • B.

    O planejamento de uma cidade voltada para o turismo deve ser essencialmente diferente do realizado em cidades voltadas para o desenvolvimento da atividade industrial, isolados das cidades;

  • C.

    Para uma cidade, é necessária uma adequada estratégia de posicionamento e determinante para a definição de uma presença singular da localidade no mercado turístico no que diz respeito às cidades, ao turismo urbano;

  • D.

    Compreender a cidade como um bloco compacto e único.

  • E.

    Todas as alternativas são incorretas.

O planejamento estratégico é um instrumento central para a orientação do desenvolvimento compartilhado das atividades turísticas de uma região. Assim, tal planejamento tem como objetivos:

I Evitar que ações desarticuladas ou ações paralelas ocorram dentro de uma mesma região turística.

II Autorizar e favorecer apenas atividades complementares aquelas da cadeia produtiva do turismo, a fim de possibilitar a inclusão social e econômica, com o consequente desenvolvimento sustentável desejável.

III Orientar o desenvolvimento compartilhado do turismo regional.

Está(ão) correto(s):

  • A.

    Apenas os itens I e III

  • B.

    Apenas o item III

  • C.

    Apenas o item II

  • D.

    Apenas os itens II e III

  • E.

    Todas as alternativas.

“Não tecer, quando no exercício da atividade, comentários políticos partidários, não emitir qualquer comentário desfavorável quanto à locais e pessoas, e nem fazer qualquer tipo de discriminação quanto à raça, credo, religião, sexo ou costumes”. A citação anterior refere-se ao seguinte documento abaixo:

  • A.

    Código de Ética dos Consumidores do Parque Nacional Serra da Capivara.

  • B.

    Código de Ética do Bacharel em Turismo.

  • C.

    Código de Ética do Agente de Viagens.

  • D.

    Código de Ética do Guia de Turismo.

  • E.

    Código Mundial de Ética do Turismo.

Obtenção de passaporte, vistos ou qualquer outro documento necessário à realização de viagens.

  • A.

    Turismo nacional;

  • B.

    Turismo religioso;

  • C.

    Turismo de minorias;

  • D.

    Turismo individual;

  • E.

    Turismo de terceira idade;

Em relação aos objetivos do serviço de Recreação na hotelaria, assinale a alternativa que NÃO se configura como objetivo deste serviço:

  • A.

    Oferecer entretenimento e descontração aos hóspedes.

  • B.

    Preencher o tempo livre dos hóspedes com atividades lúdicas, seja com esportes, brincadeiras, ou mesmo atividades culturais e artesanais.

  • C.

    Responsabilizar-se pela hospedagem e transporte dos hóspedes.

  • D.

    Pensar no espaço físico, materiais e na faixa etária da clientela, à qual se destina cada atividade recreativa programada.

  • E.

    Criar um clima lúdico, descompromissado de juízos de valor, sem discriminação de idade, sexo ou raça.

Um rico industrial ficou horrorizado ao encontrar um pescador deitado indolentemente ao lado de seu barco, fumando um cachimbo. – Mas por que você não está pescando? – Porque já peguei peixe suficiente para hoje. – E por que você não sai para pegar mais peixes? – O que eu faria com eles? - Ora, você poderia ganhar dinheiro vendendoos – explicou o industrial. Com o dinheiro poderia consertar o motor do barco, ir a águas mais profundas e pescar ainda mais peixe. Teria então dinheiro para comprar redes de nylon, o que lhe traria ainda mais peixes e mais dinheiro. Logo teria dinheiro para possuir dois barcos, talvez uma frota de barcos. E seria um homem rico como eu. – E o que eu faria então? – Ora, você poderia então realmente gozar a vida. – E o que você acha que eu estou fazendo agora?

Refletindo sobre o texto exposto acima, qual das alternativas abaixo caracteriza corretamente o termo Lazer:

  • A.

    Atividade desenvolvida no tempo liberado do trabalho ou “tempo livre”.

  • B.

    Atividades e serviços prestados a turistas, que visem o complemento da oferta primária (alojamento, restaurantes, viagens, etc.).

  • C.

    O Registro é o instrumento legal de proteção do patrimônio cultural material brasileiro.

  • D.

    Relação entre os aspectos tempo e atitude, tendo como característica básica o caráter desinteressado.

  • E.

    Experiências individuais vivenciadas em uma sociedade de consumo.

Sobre a relação do turismo com o meio ambiente, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    A ligação do meio ambiente com o turismo é indiscutível, já que o desenvolvimento deste de maneira aleatória, sem estar equilibrado com aquele, comprometerá a continuidade da atividade turística, com a destruição dos atrativos.

  • B.

    A partir dos anos 1950, com apogeu nas décadas de 1970 e 1980, houve o chamado “turismo de massa”. Nesta fase, a demanda turística dos países desenvolvidos cresceu em um ritmo muito rápido e as localidades turísticas viveram uma expansão sem precedentes, saturando os recursos naturais.

  • C.

    O turismo gera impactos positivos e negativos, principalmente, no meio ambiente, que é bastante frágil e vulnerável a qualquer tipo de mudança. Dentre os inúmeros efeitos negativos desta atividade, destacam-se: o uso excessivo dos recursos naturais, como água e a terra; a poluição sonora e do ar; e o aumento do acúmulo de resíduos sólidos e do lixo das destinações.

  • D.

    A OMT divulgou, em 1982, a Declaração sobre Turismo e Meio Ambiente, mostrando que o desenvolvimento das atividades de férias e de tempo livre, juntamente com uma boa gestão do meio ambiente são elementos essenciais e interdependentes de um rico processo de desenvolvimento, do qual deve beneficiar-se o próprio homem.

  • E.

    Turismo sustentável é aquele que é economicamente viável, mas não destrói os recursos dos quais o turismo no futuro dependerá, principalmente o meio ambiente físico e o tecido social da comunidade local, e suas premissas devem ser aplicadas apenas no segmento do ecoturismo.

Para que o desenvolvimento sustentável seja possível, no seu planejamento, devem ser consideradas algumas dimensões, como a sustentabilidade econômica, social, ambiental, cultural e política. A este respeito, assinale a alternativa correta:

  • A.

    A sustentabilidade ambiental inclui a maximização da utilização dos recursos naturais e culturais, com redução dos custos ambientais, englobando, também, a geração de trabalho e renda, a promoção do desenvolvimento das potencialidades locais e a diversificação de setores e atividades econômicas.

  • B.

    A sustentabilidade ambiental inclui a maximização da utilização dos recursos naturais e culturais, com redução dos custos ambientais, englobando, também, a geração de trabalho e renda, a promoção do desenvolvimento das potencialidades locais e a diversificação de setores e atividades econômicas.

  • C.

    A dimensão econômica da sustentabilidade analisa os níveis de visitação, os tipos de visitantes e o seu comportamento, aperfeiçoando a integração do homem com o meio ambiente, a fim de melhorar e controlar o uso dos recursos naturais.

  • D.

    A sustentabilidade social envolve estudo sobre a singularidade, a força e a capacidade cultural, promovendo, preservando e divulgando a história, tradições e valores regionais, sem deixar de acompanhar as suas transformações.

  • E.

    A sustentabilidade política é determinada pela sensibilização, mobilização e apoio dos residentes do destino turístico, com o objetivo de compreender os problemas locais e propor soluções, buscando superar as práticas e políticas de exclusão, procurando o consenso nas decisões coletivas que visem o bem-estar geral.

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