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São frequentes as discussões sobre as atividades de relações públicas e marketing, sob diferentes perspectivas. Silva (2009), França (2009), Machado Neto (2008), Kunsch (1997), Kotler e outros pesquisadores são alguns dos estudiosos que contribuem com estudos sobre o assunto, comparando as atividades e analisando a sua atuação nas organizações. Com base nos conhecimentos sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Enquanto o marketing procura impactos marcantes, as relações públicas têm a credibilidade como sua meta principal. 2. O marketing segue um padrão relativamente rígido em suas comunicações; as comunicações de relações públicas são flexíveis, de acordo com as circunstâncias. 3. Relações públicas de marketing (RPM) são voltadas aos clientes; é a denominação de uma subdivisão especial criada para apoiar diretamente tanto a divulgação da empresa quanto a promoção e a imagem de um produto. 4. O marketing está focalizado no gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM), que inclui os valores e as estratégias do marketing, enquanto as relações públicas focalizam valores intangíveis. Assinale a alternativa correta.Na rede teórica proposta por Simões (2001), o objeto de análise e intervenção da atividade de relações públicas é o sistema social organização-públicos, designado como objeto material. Assinale a alternativa que contempla a visão do autor para caracterizar o tipo de relação público-organização.
Em relação aos atributos específicos da comunicação dirigida, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A mensagem da comunicação deve adequar-se às características próprias do público receptor, reconhecendo as diferenças de cada um. ( ) É objetiva, sendo possível preestabelecer o nível de resposta esperado com maior segurança. ( ) No seu objetivo de atrair grupos específicos, oferece um certo grau de dispersão que merece cuidados. ( ) A mídia dirigida deve ser permanente, pois promover alterações, substituindo-a por outra, poderá trazer prejuízo junto ao público. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.Assinale a alternativa que NÃO diz respeito ao desempenho estratégico e gerencial de relações públicas, caracterizando-se como mero desempenho operacional.
James E. Grunig (1984), reconhecido pesquisador internacional na pesquisa aplicada em relações públicas, e Todd Hunt identificaram quatro modelos da prática das relações públicas. Segundo os autores, embora tais modelos ainda apresentem limitações, eles correspondem a quatro formas típicas de entender a natureza e o propósito das relações públicas, bem como ajudam a explicar como os profissionais devem pensar as relações públicas para exercê-las em sua dimensão gerencial estratégica (Ferrari, 2008). Com base nos modelos identificados por Grunig e Hunt, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O modelo de agência de imprensa e divulgação tem como único propósito obter publicidade favorável para uma organização ou para indivíduos na mídia de massa. ( ) O modelo de informação pública é semelhante à comunicação pública, tendo como propósito disseminar informações objetivas através da mídia de massa, da internet ou de meios dirigidos, na busca de promover a imagem positiva da organização. ( ) O modelo assimétrico de duas mãos fundamenta-se em pesquisa sobre a atitude dos públicos, tendo como propósito induzir os públicos a se comportarem de acordo com a expectativa da organização. ( ) O modelo misto, baseado nos conceitos da teoria dos jogos, propõe o uso de práticas simétricas e assimétricas, considerando os interesses das partes envolvidas, tendo como principais estratégias a mediação, a negociação e o consenso. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Com base em Castelli (2006), a classificação hoteleira serve para:
1. a sociedade em geral, pois se refere aos aspectos físicos e operacionais que vão distinguir os diferentes tipos e as categorias dos meios de hospedagem. 2. os consumidores, para que eles possam aferir a compatibilidade entre a qualidade oferecida e os preços praticados pelos meios de hospedagem. 3. o controle e a fiscalização, que contribuem para a redução dos custos de execução dos projetos e equiparação internacional das categorias dos estabelecimentos hoteleiros. 4. os empreendimentos hoteleiros, pois trata dos padrões que eles deverão prever e executar em seus projetos para a obtenção do tipo de categoria desejada. Assinale a alternativa correta.Diária é o preço de hospedagem correspondente à utilização da unidade habitacional e dos serviços incluídos, por um período básico de 24 horas, observados os horários de entrada (check-in) e saída (check-out) (Petrochi, 2002). A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Diária simples: quando compreende unicamente o uso da unidade habitacional. 2. Diária com café da manhã: quando compreende, além do uso da unidade habitacional, o fornecimento de café da manhã. 3. Diária com meia pensão: quando compreende, além do uso da unidade habitacional e do café da manhã, mais uma refeição, que pode ser almoço ou jantar. 4. Diária com pensão completa: quando compreende o uso da unidade habitacional, o café da manhã e mais duas refeições. Assinale a alternativa correta.Segundo Proserpio (2007), desde o início do século XX até os anos 70, o Rio de Janeiro sediava os principais empreendimentos hoteleiros voltados a receber viajantes estrangeiros, sobretudo europeus, e, por isso, contava com diversos estabelecimentos com características arquitetônicas e de serviços que seguiam padrões europeus. A respeito do assunto, são exemplos de empreendimentos daquela época, com características arquitetônicas e serviços europeus, localizados no Rio de Janeiro: 1. o Hotel Copacabana Palace. 2. o Hotel Sheraton. 3. o Hotel Glória. 4. o Grand Hotel CadOro. Assinale a alternativa correta.
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