Lista completa de Questões de Veterinária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao tétano, doença caracterizada por hiperexcitabilidade reflexa, contrações musculares tônicoclônicas de grupos musculares ou generalizadas, o que, geralmente, acarreta a morte do animal, julgue os itens subseqüentes. Contra o tétano existem o soro e a vacina. A diferença entre esses dois produtos está no fato de que o soro já contém os anticorpos necessários para combater a doença, enquanto a vacina contém agentes infecciosos incapazes de provocar a doença, mas que induzem o sistema imunológico do animal a produzir anticorpos, evitando que ele contraia a doença.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A pecuária do futuro vai se concentrar na América Latina, em especial na América do Sul, sendo que, apesar dos imensos rebanhos existentes, sua produtividade ainda é muito baixa, quando comparada com outras regiões de pecuária desenvolvida. Essa baixa produtividade tem como principais fatores limitantes:
Fertilidade acima de 85%, solos pobres e erodidos, condições climáticas adversas à pecuária e taxa de abate acima de 30%.
Baixa tecnificação da pecuária, taxa de mortalidade a desmama inferior a 3%, grau de desenvolvimento humano e taxa de abate acima de 18%.
Solos pobres e erodidos, condições climáticas adversas à pecuária, idade ao abate inferior a 2,5 anos e baixa tecnificação da pecuária.
Condições climáticas adversas à pecuária, solos pobres e erodidos, grau de desenvolvimento humano e baixa tecnificação da pecuária.
Com relação ao tétano, doença caracterizada por hiperexcitabilidade reflexa, contrações musculares tônicoclônicas de grupos musculares ou generalizadas, o que, geralmente, acarreta a morte do animal, julgue os itens subseqüentes. Os eqüinos, por serem imunorrefratários e pouco sensíveis a essa enfermidade, ficam dispensados da vacinação.
Com relação ao tétano, doença caracterizada por hiperexcitabilidade reflexa, contrações musculares tônicoclônicas de grupos musculares ou generalizadas, o que, geralmente, acarreta a morte do animal, julgue os itens subseqüentes. A neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium tetani é responsável pelas manifestações clínicas da doença.
Julgue os próximos itens em relação aos princípios de imunoprofilaxia e considerando o Programa Nacional de Erradicação da Aftosa (PNEFA) e o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O teste do antígeno acidificado tamponado (TAAT) tem sido recomendado como prova de triagem para brucelose.
Julgue os próximos itens em relação aos princípios de imunoprofilaxia e considerando o Programa Nacional de Erradicação da Aftosa (PNEFA) e o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A vacina B19, para brucelose, é produzida com amostra viva (que possui maior capacidade em ativar macrófagos) da Brucella abortus estirpe B19, seguindo normas internacionais. Essa vacina é estável e causa mínimas reações locais e sistêmicas após a inoculação.
Julgue os próximos itens em relação aos princípios de imunoprofilaxia e considerando o Programa Nacional de Erradicação da Aftosa (PNEFA) e o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É obrigatória a vacinação com amostra B19 de todos os animais machos com idade entre 3 e 8 meses.
Julgue os próximos itens em relação aos princípios de imunoprofilaxia e considerando o Programa Nacional de Erradicação da Aftosa (PNEFA) e o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para o estado do Amazonas, recomenda-se a vacinação dos animais nos meses de maio e setembro.
Considerando o DECRETO-LEI n° 214, de 17 de julho de 1975 que aprova o Código de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, NÃO são consideradas fraude, falsificação ou adulteração as alterações havidas nos produtos, substâncias ou insumos e outros, em razão de:
terem sido, no todo ou em parte, substituído em relação ao indicado no recipiente, desde que as características do produto sejam mantidas
ocorrência de eventos naturais ou imprevisíveis que vierem a determinar sua deterioração
terem sido adicionados ou misturados com substâncias que lhes modifiquem a qualidade ou reduzam o valor nutritivo
não estarem de acordo com as especificações exigidas pela legislação em vigor
conter substâncias ou ingredientes nocivos à saúde
Acerca das emulsões cárneas e do processamento de embutidos, julgue os itens subseqüentes. O máximo permitido de sais de nitrito em embutidos é de 15 g para cada 100 g do embutido, devido à capacidade desse sal de formar nitrosaminas cancerígenas no organismo humano.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...