Lista completa de Questões de Veterinária do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, relativos ao botulismo.
No Brasil, a ocorrência de botulismo em animais, tanto em bovinos como em diversas espécies domésticas e aves silvestres, acarreta significativas perdas econômicas anuais.
O alimento contaminado é o veículo mais importante do agente patogênico, pois normalmente ele serve de substrato para a multiplicação do microrganismo. A via oral é a principal ou a única via de penetração de patógeno. Qual é a bactéria causadora da doença transmitida pela ingestão de alimentos e água contaminados. Por se um patógeno entérico emergente, na lista de contaminantes importantes para a saúde pública pela Agência de Proteção Ambiental, devido a seu potencial de crescimento nos sistemas de distribuição de água.
Aeromonas hydrophyla;
Bacillus cereus;
Campylobacter jejumi;
Clostidium botulinum.
O Teste de Alizarol (Análise Qualitativa) é um teste de plataforma que serve para se verificar o grau de acidificação do leite antes do recebimento. O teste consiste em misturar partes iguais de leite e solução alcóolica de alizarina. A coloração do leite após alguns instantes vai indicar o seu estado de conservação. Marque a alternativa que faz a interpretação CORRETA do Teste de Alizarol indicando leite normal, bem conservado, bom para o consumo.
Amarelo pardo com acidez acima de 19ºC;
Rosa claro ou tijolo com acidez de 17 18ºC;
Rosa claro ou tijolo com acidez de 17 18ºC;
Rosa, marrom claro com acidez de 15 16ºC.
No Brasil há referências à dengue desde 1846, quando teria havido uma epidemia no Rio de Janeiro. A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus. Nos países tropicais, a dengue é um sério problema de saúde pública, pois as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal mosquito transmissor da doença. Qual o tempo de vida do Aedes aegypti?
40 dias;
42 dias;
44 dias;
45 dias.
O Regulamento (CE) no 852/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril de 2004, relativo a Higiene dos Gêneros Alimentícios, indica que o HACCP e um instrumento que auxilia os operadores de empresas do sector alimentar a alcançar padrões mais elevados de segurança dos gêneros alimentícios. Este regulamento revoga a anterior Diretiva 93/43/CEE, que foi transposta para a legislação Portuguesa através do Decreto-Lei no 67/98, de 18 de Marco. Higiene Pessoal e Saúde segundo a Portaria 329/75, de 28 de Maio, diz respeito a:
Regras de normalização relativas à higiene alimentar
as regras de asseio e higiene a observar pelas pessoas que, na sua atividade profissional, entram em contato direto com os alimentos;
Aprova o modelo de declaração de instalação, de modificação e de encerramento dos estabelecimentos de restauração ou de bebidas;
As infracções e respectivas sanções a aplicar quando o referido regulamento não e cumprido pelas empresas do sector alimentar.
O HACCP, do inglês Hazard Analysis of Critical Control Points (Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controlo), é um sistema de controlo da qualidade alimentar que consiste na análise de perigos e controlo de pontos críticos. Um aconselhamento técnico rigoroso e aconselhável para garantir que o operador cumpre o Programa de Pré- Requisitos na totalidade, antes da implementação do plano HACCP são implantar os requisitos de maneira que cumpram a inspeção. Deste modo marque a alternativa que NÃO faz parte do programa de pré-requisito de inspeção.
Estabelecimentos e Utensílios;
Higiene Pessoal e Higienização;
Produto Final e Embalagens;
Abastecimento de Água.
A adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal requer a comprovação de equivalência do sistema de inspeção. Para efeito de auditoria de reconhecimento dessa equivalência, os serviços de inspeção deverão:
I. Dispor de legislação e registros auditáveis sobre a análise e aprovação de rótulos, controle do processo de aprovação dos produtos, suas formulações e memoriais descritivos, obedecendo às normas vigentes.
II. Possuir programa e cronograma de envio de amostras de água e produtos para análises físico-químicas e bacteriológicas em uma frequência compatível com o risco oferecido pelo produto.
III. Dispor de registros auditáveis das atividades de inspeção permanente e periódica, além das supervisões previstas no Programa de Trabalho de Inspeção e Fiscalização.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Com relação à inspeção industrial de leite e derivados, assinale a alternativa correta.
O beneficiamento do leite compreende as operações de filtração, pré-aquecimento, pasteurização, refrigeração, congelamento e outras técnicas aprovadas pelo serviço de inspeção com o uso de conservantes químicos.
A pasteurização lenta do leite consiste no seu aquecimento entre sessenta e dois e sessenta e cinco graus centígrados por quinze minutos. Imediatamente após esse período, o leite deve ser resfriado entre dois e cinco graus centígrados e em seguida envasado.
O leite destinado a consumo humano deve ser devidamente analisado. A avaliação das características organolópticas, prova de densidade, prova de acidez e prova de gordura são as únicas obrigatórias.
Quando as condições de produção, conservação e transporte, composição química ou carga bacteriológica não permitem que o leite satisfaça ao padrão a que se destina, este não poderá ser aproveitado para produção de outro tipo de produto.
Considera-se UHT o leite homogeneizado, submetido por dois a quatro segundos a uma temperatura entre cento e trinta e cento e cinquenta graus centígrados, em processo de fluxo contínuo e imediatamente resfriado a temperatura inferior a trinta e dois graus centígrados e em seguida envasado em condições assépticas em embalagens estéreis e hermeticamente fechadas.
De acordo com o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), considere as seguintes afirmativas:
I. O produto de um bovino que sofra morte acidental dentro do estabelecimento de abate pode ser aproveitado, a juízo do serviço de inspeção, desde que o animal seja imediatamente sangrado.
II. As carcaças de suínos a serem entregues a consumo devem sofrer o processo de pelagem, raspagem e chamuscamento.
III. Para a pesquisa de cisticercose, devem ser cuidadosamente examinados o coração, os músculos masseteres, a língua e o diafragma e seus pilares.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Assinale a alternativa INCORRETA com relação à mastite.
A mastite é a inflamação da glândula mamária, sendo causada, na maioria das vezes, por microrganismos como bactérias e fungos.
A mastite ambiental é transmitida, principalmente, durante a ordenha, sendo que as mãos do ordenhador, panos de limpeza ou as teteiras do equipamento de ordenha podem servir de vetor para contaminação.
A mastite subclínica é caracterizada pela inexistência de sinais clínicos evidentes, sendo necessários testes auxiliares para avaliação de contagem de células somáticas ou dos componentes do leite para seu diagnóstico.
A mastite contagiosa se caracteriza por baixa incidência de casos clínicos e alta incidência de casos subclínicos.
A mastite ambiental se caracteriza por alta incidência de casos clínicos, com manifestação aguda e, geralmente, curta duração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...